null Palestra debate questões jurídicas sobre a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Palestra debate questões jurídicas sobre a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor será realizada no dia 16 de novembro, às 9h30, no auditório do bloco Z


A lei de proibição do casamento homoafetivo foi aprovada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados (Foto: Getty Images)
A lei de proibição do casamento homoafetivo foi aprovada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados (Foto: Getty Images)

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz,  vai realizar no dia 16 de novembro a palestra “A proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo: uma análise sob a perspectiva dos Controles de Convencionalidade e Constitucionalidade". O evento, gratuito e aberto a todos estudantes da Unifor, será realizado às 9h30 no auditório do bloco Z.

Na ocasião, serão debatidas as principais perspectivas jurídicas sobre a lei que proíbe o casamento homoafetivo, que foi aprovada em outubro pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. Ela segue para votação em plenário. Tainah Simões, pós-doutoranda em Direito Constitucional pela Unifor, vai ministrar a palestra. 

Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito da Unifor, destaca que esse é um evento muito importante, pois debate uma temática atual e socialmente relevante, uma vez que envolve direitos humanos fundamentais de grupos minoritários. 

“O curso de direito da Unifor se propõe à formação integral dos alunos, para além do conteúdo meramente técnico, então discussões que envolvem Direito, política e sociedade devem fazer parte do cotidiano do estudante de Direito. O contato com argumentações diversas contribui para a formação de um pensamento crítico, constitucionalmente adequado e atento à realidade social”, declara a docente. 

Sobre a palestrante 

 


Pós-doutoranda em Direito Constitucional pela Unifor, Tainah Simões vai conduzir as atividades (Foto: Arquivo pessoal)

Tainah Simões é pós-doutoranda em Direito Constitucional pela Unifor. Possui doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com realização de pesquisa doutoral internacional (bolsa CAPES/PDSE) na Aix-Marseille Université (França). 

É professora dos cursos de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), além de ser professora supervisora do Field Project "Observatório das Mulheres Parlamentares" na FGV. 

Serviço

Palestra "A proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo: uma análise sob a perspectiva dos Controles de Convencionalidade e Constitucionalidade"
Data: 16 de novembro
Horário: 9h30
Local: Auditório do bloco Z
Inscrições: Clique aqui