angle-left Professor da Universidade de Liverpool ministra palestra sobre sistemas alimentares sustentáveis

Professor da Universidade de Liverpool ministra palestra sobre sistemas alimentares sustentáveis

O evento acontece nesta terça-feira (14) e vai discutir sobre sistemas de produção e distribuição de alimentos orgânicos


Professor Niraj Kumar, da Universidade de Liverpool (UK) (Foto: Divulgação)
Professor Niraj Kumar, da Universidade de Liverpool (UK) (Foto: Divulgação)

O Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza, realiza a palestra "Future of sustainable food systems in developing economies: Challenges, opportunities and way forward", em português “Futuro dos sistemas alimentares sustentáveis nas economias em desenvolvimento: desafios, oportunidades e caminho a seguir".

A palestra será ministrada pelo professor Niraj Kumar, da Universidade de Liverpool. O evento acontece no dia 14 de maio, às 10h, no bloco B do campus da Unifor. Durante o evento, Niraj vai apresentar os resultados de suas pesquisas feitas pela Ásia, comparando as realidades sociais dos agricultores familiares. 

O evento também vai contar com a presença de Felipe Alexandre de Lima, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor. Felipe desenvolveu o estudo “Redes Alternativas de produção de alimentos orgânicos no Ceará” e mapeou os principais pontos de produção e comercialização de produtos orgânicos. 

Niraj Kumar

Niraj tem publicado suas pesquisas em revistas internacionais conceituadas na área de operações e logística, atuando principalmente com os pesquisas relacionadas à Gestão da Sustentabilidade em Cadeias de Suprimentos, e Estratégias Operacionais voltadas para Cadeias de Suprimentos de Alimentos.

Associado à área de Operations e Supply Chain Management na Universidade de Liverpool (Reino Unido), atualmente, o professor Niraj desenvolve um projeto de pesquisa financiado pelo Newton Fund/ British Academy em colaboração com professores do PPGA. 

O projeto de pesquisa elaborado em parceria com a Unifor avalia a relação das cooperativas com os agricultores familiares e a sustentabilidade. “A gente vai verificar que tipo de práticas, incentivos e programas elas [cooperativas] desenvolvem para ajudar os produtores, promover desenvolvimento no campo e a possibilidade de que eles [agricultores] acessem novos mercados e consigam vender seus produtos”, explica Daiane Neutzling, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifor e líder NESS. 

Pesquisa científica na Unifor

A pesquisa feita por Felipe Alexandre estuda a esfera de produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos. O mestrando realizou um mapeamento de pólos de produção, avaliou as escalas de comercialização desses produtos e investigou o quanto essa rede alimentícia é alternativa. “A gente passa de um pressuposto de que existe alguns elementos que vão caracterizar essas redes”, explica Felipe. Encurtamento de cadeia, operação, integração de diferentes atores da alimentação, transparência e justiça alimentar foram os elementos investigados pelo mestrando.

O estudo feito por Felipe foi o passaporte para o seu doutorado. O mestrando ganhou uma bolsa para estudar economia circular na Universidade de Kassel, na Alemanha. “Minha família está toda feliz. Eu também, mais ainda porque finalmente eu vi que o nosso esforço uma hora compensado”, confessa. 

Serviço

Palestra “Future of sustainable food systems in developing economies: Challenges, opportunities and way forward”, com Niraj Kumar (Universidade de Liverpool)
Data:
Terça-feira, 14 de maio de 2019
Horário: 10h às 12h30 
Local: sala B-41