Mestrado em Administração de Empresas

Um profissional de administração apresenta dados a cinco executivos.

Seleção aberta

Estão abertas as seleções para o Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza. O programa atua com as seguintes linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade; Organização e Sociedade; e Operações e Mercados.

São 30 vagas para o curso de Mestrado e até 10 vagas para o curso de Doutorado. As inscrições devem ser realizadas até 13 de novembro, exclusivamente pelo e-mail ppga@unifor.br, a partir do preenchimento de formulário online. Taxa de R$ 132,00. Confira mais detalhes no edital.

Esse curso é para quem quer…

Ter fundamentação teórica sólida em métodos e técnicas de pesquisa, aplicáveis tanto na vida acadêmica como profissional, em estudos ligados às áreas de estratégia e sustentabilidade, incluindo estratégias corporativas, governança, inovação, negócios internacionais, empreendedorismo, estratégias para a sustentabilidade, marketing, comportamento do consumidor, operações sustentáveis, entre outros.

Com o objetivo de…

Se habilitar para a docência no ensino superior e o Doutorado, além do upgrade da docência em programas de graduação, especialização (lato sensu) e mestrado profissional (stricto sensu), e também se capacitar a ministrar palestras e dar consultorias de alto nível a empresas e outras organizações.

DURAÇÃO
24 meses

CARGA HORÁRIA
450h

VAGAS
30

Informações para contato

Coordenador: Fernando Luiz Emerenciano Viana, Doutor

  • E-mail de contato: ppga@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3219 | 3477.3229
  • Endereço de contato: Bloco E | Sala 01

ALUNOS E EGRESSOS

Diferenciais

Na Unifor, você estuda em um programa de excelência, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) com conceito 4. O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas tem como missão contribuir para a evolução da pesquisa científica, da cultura estratégica e organizacional e das práticas da ciência administrativa nas organizações do estado do Ceará e da região Nordeste, com foco principal a questão da sustentabilidade.

 

Aqui, a visão é ser um programa de pós-graduação em administração de empresas referência regional nas áreas de estratégia e sustentabilidade. O PPGA tem como posicionamento ser um Programa diferenciado em âmbito regional, internacionalizado, que desenvolve pesquisas focadas em temas de relevância global e aplicação local, ligados às áreas de estratégia e sustentabilidade e geradora de publicações de alto impacto.

Como aluno egresso do Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas da Unifor, você dinamiza sua carreira profissional, conquista melhores posições e maiores salários. Dessa forma, se diferencia no mercado de trabalho, amplia oportunidades e aperfeiçoa capacidades para a solução de problemas.

 

O Mestrado proporciona a você fundamentação teórica sólida em métodos e técnicas de pesquisa, aplicáveis tanto na vida acadêmica como profissional (estratégias corporativas, governança, inovação, negócios internacionais, empreendedorismo, estratégias para a sustentabilidade, marketing, comportamento do consumidor, operações sustentáveis). Além disso, o habilita para a docência no ensino superior e o Doutorado, além de representar uma atualização da docência em programas de graduação, especialização (lato sensu), e mestrado profissional (stricto sensu), lhe capacita a ministrar palestras e dar consultorias de alto nível a empresas e outras organizações. Ademais, o Mestrado facilita sua aprovação em cursos de doutorado no Brasil e no exterior.

Entre as Instituições de Ensino Superior Privadas, o PPGA Unifor é um dos Programas de melhor avaliação entre todos os Programas de Pós-Graduação da área nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Aos candidatos aprovados e qualificáveis a ter bolsa de estudo, é realizada seleção interna, na qual são observados de forma atenta os critérios contidos no Edital de Seleção de Bolsas. São qualificados a participar do processo alunos que não possuam vínculo empregatício e se comprometam a participar ativamente dos projetos de pesquisa dos professores.

Aqui, você tem acesso a um programa diferenciado, com disciplinas, seminários e agendas de pesquisa em várias áreas da administração. Entre as áreas, estão Estratégia nas Organizações, Estudos Socioambientais, Internacionalização de Empresas, Marketing, Gestão e Posicionamento de Marcas, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, Finanças, Gestão da Inovação e da Tecnologia, Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Gestão Ambiental, Mudança Organizacional para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Consumo Sustentável e Operações Sustentáveis.


Você ainda estuda disciplinas instrumentais como metodologia de pesquisa, métodos qualitativos de pesquisa, métodos quantitativos univariados e multivariados, seminários de dissertação, seminário de tese, afora seminários de técnicas e ferramentas computacionais de pesquisa.

Focado em pesquisas, os alunos dispõem do chamado Arsenal do Pesquisador, composto por Manual de Elaboração e Normalização de Dissertação e Tese, Estrutura de um Artigo Científico, Ensinamentos de como elaborar um artigo científico competitivo para periódicos nacionais e internacionais, Manual de Elaboração de Coletânea de Artigos – modalidade opcional de Dissertação e Tese, além das regras de defesa de qualificação e defesa final.

 

Na Unifor, você cursa um programa com vocação internacional. O PPGA oferece anualmente algumas disciplinas em língua inglesa para os alunos do Mestrado e do doutorado. Você tem a oportunidade de realizar intercâmbios (mestrado e doutorado sanduíche) e escolher dentre 14 países, além outras Instituições de Ensino Superior no Brasil.


Além de intercâmbio semestrais de alunos, você ainda tem a opção de intercâmbio acadêmico em programas de dupla titulação de Mestrado nas áreas de Estratégia e Negócios Internacionais com as Universidades de Deggendorf (Alemanha) e ESC Saint Etienne (França). Proficiência em inglês é pré-requisito.

Como aluno do PPGA Unifor, você estuda com professores cujos títulos de Doutor (ou Ph.D) foram obtidos em Universidades de reconhecida reputação nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia no Brasil e no exterior (EUA, Inglaterra e França). Publicam trabalhos acadêmicos em importantes periódicos nacionais e internacionais e participam dos mais importantes congressos nacionais e internacionais da área de Administração. Além disso, o Programa recebe regularmente professores visitantes do Brasil e do exterior.

 

Aqui, você tem a oportunidade de aproveitar um ambiente de pesquisa de alta qualidade. Várias pesquisas são financiadas por agências de fomento internacionais (Newton Fund/British Council), federais e estaduais (CNPq, Capes, Funcap, Fundação Edson Queiroz, Banco do Nordeste, dentre outros) e a estrutura disponível é apropriada para o desenvolvimento de estudos de alto nível.

O Mestrado em Administração de Empresas visa à preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa interdisciplinares, para o exercício profissional e acadêmico na área de administração geral, com foco na importante e atual questão da sustentabilidade nas organizações. O público-alvo são Graduados em Administração ou áreas afins em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Prof. Fernando Luiz Emerenciano Viana
XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa (2018)
2º lugar na área de Ciências Humanas

Heber José de Moura
Prêmio Notório Saber 2019 Centro Educacional Estácio

Márcia de Freitas Duarte

  • Prêmio de Melhor Trabalho no Eneo 2019 (Artigo: O Organizar (Organising) Must Go On: Propostas Teóricas para a Compreensão das ?Organizações ao Vivo?), ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
  • Prêmio Melhor Artigo Derivado de Tese de Doutorado no Eneo 2019 (Artigo: Materialidade e Criatividade: Organizando um Espetáculo de Teatro Musical em São Paulo, SP, Brasil.), ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

Ednilson cabral
Orientador do primeiro premiado no FONASBA YOUNG SHIP AGENT OR SHIP BROKER AWARD 2015, FONASBA

Fernando Luiz Emerenciano Viana

  • 2º Melhor artigo da área de Ciências Sociais Aplicadas do XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2018 
  • 3º Melhor artigo da área de Ciências Sociais Aplicadas do XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2019 
  • Melhor artigo da área de Ciências Sociais Aplicadas do XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor, 2019 

Keysa Manuela Cunha de Mascena

  • 2019 Menção Honrosa por artigo apresentado na divisão ESO - Estratégia em Organizações, EnANPAD.
  • 2018 Melhor Trabalho da área Estratégia para a Sustentabilidade, XX ENGEMA.
  • 2018 Melhor Trabalho da área Estudos Organizacionais, Congresso Internacional de Administração - ADMPG.
  • 2018 Menção Honrosa por artigo apresentado na área Estratégia em Organizações, Congresso Internacional de Administração - ADMPG.
  • 2018 Menção Honrosa por artigo apresentado na área Estratégia em Organizações, XXI SemeAd - Seminários em Administração.
  • 2018 Menção Honrosa por artigo apresentado na área Gestão Socioambiental, XXI SemeAd - Seminários em Administração.

Oderlene Vieira de Oliveira

  • Melhor artigo no tema Gestão Ambiental do XXI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente
  • Primeiro lugar na Área de Ciências Sociais Aplicadas do XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR
  • 2º LUGAR na Área de CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS do XVII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR
  • 2º LUGAR na Área de Ciências Sociais Aplicadas do XXIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR
  • 3º LUGAR na Área de Ciências Sociais Aplicadas do XXIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR
  • 3 Lugar no XII Expressão Católica
  • Indicação do Artigo NÍVEL DE CONSCIÊNCIA VERDE DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO, apresentado no ENGEMA, na modalidade de Fast Track para a revista REGE

Saiba Mais

Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade

Abrange pesquisas vinculadas às decisões estratégicas das organizações, envolvendo relações interorganizacionais e interações com o ambiente externo, com foco tanto em empresas nacionais como multinacionais. Contempla toda a complexidade das relações formadas entre tais empresas em diferentes setores de atividades, incluindo os meandros relativos à gestão social e ambiental nas esferas públicas, privadas e de organizações da sociedade civil.

Estratégia e Competitividade

Engloba estudos e pesquisas que buscam entender e aprofundar fenômenos organizacionais e seus impactos nos âmbitos internos e externos às organizações. Os temas de pesquisa envolvem teorias e práticas das áreas de Estratégia (em suas diversas vertentes como empresarial, corporativa, interorganizacional), Estratégias para a Sustentabilidade, Governança Corporativa, Empreendedorismo, Inovação, Negócios Internacionais, Ambiente Institucional e Estudos sobre Competitividade.

- Professores
Afonso Carneiro Lima
José Ednilson de Oliveira Cabral
José Milton de Sousa Filho
Oderlene Vieira de Oliveira
Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Organização e Sociedade

Abrange estudos que buscam melhor compreender a origem e a natureza do fenômeno organizacional e a dinâmica da relação entre organização e sociedade. Assume a organização como substantivo e verbo - organizações e organizar -, o que denota uma dada ação social. Enquadram-se nessa linha os seguintes temas: Responsabilidade Social nas Organizações, Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Simbolismo e Território, Implicações Organizativas da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Práticas e Discursos Organizacionais, Poder nas Organizações, Trabalho, Ética nas Organizações e Relacionamentos Organizacionais.

- Professores
Fabio F
reitas Schilling Marquesan
Keysa Manuela Cunha de Mascena
Márcia de Freitas Duarte 
Maria C
lara Cavalcante Bugarim (colaboradora)

Marina Dantas de Figueiredo
Mônica Mota Tassigny (colaboradora)
Randal Martins Pompeu

Operações e Mercados

Compreende estudos relacionados às práticas intra e inter organizacionais inerentes ao contexto e à dinâmica empresarial. Os tópicos centrais da linha agrupam as áreas de Marketing, Operações e Finanças. Especificamente, engloba temas relacionados a: Estudos sobre o consumidor, Marketing Estratégico, Branding, Marketing e Sociedade, Gestão da Cadeia de Suprimento, Gestão de Operações, Economia Circular, Logística Reversa e Finanças Corporativas. Neste contexto, as pesquisas na linha estão baseadas em funções organizacionais que contribuem para a sustentabilidade.

- Professores
Daiane Mulling Neutzling
Fernando Luiz Emerenciano Viana
Heber José de Moura
José Sarto Freire Castelo
Minelle Enéas da Silva (colaborador)
Roberto Ney Ciarlini Teixeira (colaborador)

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) oferece bolsas de Mestrado e Doutorado ao Programa de Pós-graduação em Administração da Unifor.  As inscrições costumam acontecer no início do ano. Confira abaixo o último edital.

EDITAL VRPPG Nº 03/2018

Mais informações: (85) 3477.3229

O PPGA da Unifor é contemplado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes (PNPD). As inscrições são abertas de acordo com disponibilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira o último edital:

EDITAL R Nº 17/2018

Mais informações: 3477.3229

 

Regimento Interno do PPGA

Manual de Elaboração e Normalização de Dissertação e Tese (Modalidade Tradicional)

Manual de Elaboração e Normalização da Coletânea de Artigos (Modalidade Opcional)

Normas para Defesa

Lista de Eventos Habilitação para Defesa

 

As normas da ABNT podem ser visualizadas na íntegra pela base de dados Target Ged Web:

Acesse: Unifor Online > menu "Biblioteca" > "Biblioteca Digital" > "Target Ged Web"

* Para fazer a impressão da norma será necessário a criação de um cadastro na plataforma

  • Afonso Carneiro Lima

MOTA, J. M. B.; LIMA, A. C. (2018). Efetividade do crowdsourcing como apoio à segurança pública. Revista de Administração Contemporânea, 22(5), p. 683-703.

LIMA, A. C.; SILVEIRA, J. A. G. da; MATOS, F. R. N.; XAVIER, A. M. (2017). A qualitative analysis of capital budgeting in cotton ginning plants. Qualitative Research in Accounting & Management, 14(3), p. 210-229.

ADERALDO, I. L.; ADERALDO, C. V. L.; LIMA, A. C. (2017). Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cadernos EBAPE.BR, 15(ed. especial), p. 511-533.

LIMA, A. C. (2016). Análise prospectiva da indústria bancária no Brasil: regulação, concentração e tecnologia. Revista de Administração Contemporânea, 20(5), p.546-567

  • Fábio Freitas Schilling Marquesan

MARQUESAN, F. F. S.; FIGUEIREDO, M. D. Do ecoambientalismo à sustentabilidade: notas críticas sobre a relação organização-natureza nos estudos organizacionais. Organizações & Sociedade (ONLINE), v. 25, p. 264-286, 2018.

SANTOS, P.S.F.; MARQUESAN, F. F. S. . O discurso da 'sustentabilidade' na construção civil. Gestão e Planejamento, v. 19, p. 313-330, 2018.

FIALHO, L.S.; MARQUESAN, F. F. S. O Comportamento de Consumidores Diante da Prática do Greenwashing. Desenvolvimento Em Questão. v. 16 n. 45 (2018)

RANGEL, J. M.; MARQUESAN, F. F. S. A Nova Relação do Sertanejo Nordestino Brasileiro com a Face Visível da Seca. Desenvolvimento Em Questão, v. 16, p. 269-300, 2017.

  • Heber José de Moura

KARBAGE, SARA A.L. ; SANTOS, ZÉLIA M.S.A. ; FROTA, MIRNA A. ;  MOURA, HEBER J. ; 

VASCONCELOS, CAMILA T.M. ; NETO, JOSÉ ANANIAS VASCONCELOS ; BEZERRA, LEONARDO R.P.S. Quality of life of Brazilian women with urinary incontinence and the impact on their sexual function. European Journal of Obstetrics, Gynecology, and Reproductive Biology, v. 201, p. 56-60, 2016.

RODRIGUES, S. V.; MOURA, H. J.; SANTOS, D. F. L.; SOBREIRO, V. A. Capital structure management differences in Latin American and US firms after 2008 crisis. Journal of Economics, Finance and Administrative Science, v. 22, p. 51-74, 2017.

SANTOS, A. R.; MOURA, H. J. O Orçamento e o Desempenho nas Universidades Federais entre 2005 a 2014. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 14, p. 3-27, 2017.

BIZARRIA, F. P. A.; TASSIGNY, M. M.; FROTA, A. J. A.; MOURA, H. J.; BEZERRA,
 A. B. Sucesso na Carreira na perspectiva de Universitários. REVISTA ELETRÔNICA GESTÃO E SERVIÇOS, v. 9, p. 2164-2189, 2018.

  • Márcia de Freitas Duarte

DUARTE, M. F.; ALCADIPANI, R. Contribuições do organizar (organizing) para os Estudos Organizacionais. Organizações & Sociedade (ONLINE), v. 23, p. 57-72, 2016.

SILVA, A. L.; DUARTE, M. F.; PLUTARCO, F. Eventos organizacionais raros: o que são e como investigá-los?. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 16, p. 96-123, 2015.

DUARTE, M. F.; SILVA, A. L.; SILVA, A. L. A reconstrução da carreira em ambientes de trabalho em transformação. Organizações & Sociedade (Online), v. 20, p. 699-715, 2013.

DUARTE, M. F.; SILVA, A. L. A experimentação do risco na carreira criativa: o caso de mestres da cultura do artesanato cearense. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, p. 156-172, 2013.

  • Daiane Mülling Neutzling

WANG, M.; KUMAR, V.; RUAN, X.; NEUTZLING, D. M. Farmers’ Attitudes towards Participation in short Food Supply Chains: Evidence from a Chinese field. research. Revista de Ciências Administrativas, v.24, p.1 - 12, 2018.

KUMAR, V.; WANG G, M.; KUMARI, A.; AKKARANGOON, S.; GARZA-REYES, J. A.; NEUTZLING, D. M.; TUPA, J. (2019). Exploring Short Food Supply Chains from Triple Bottom Line Lens: A Comprehensive Systematic Review In: International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2019, Bangkok. Proceedings of the International Conference on Industrial Engineering and Operations Management Bangkok, Thailand, March 5-7.

NEUTZLING, D. M; LAND, A.; SEURING, S.; NASCIMENTO, L.F.M. (2018). Linking sustainability-oriented innovation to supply chain relationship integration. Journal of Cleaner Production. V. 172, 20. P. 3448-3458.

BOSSLE, M. B.; NEUTZLING, D. M.; WEGNER, D.; BITENCOURT, C. C (2017). Fair Trade in Brazil: Current status, constraints and opportunities. Organizações & Sociedade .v.24, n.83. Oct./Dec.

  • Ednilson cabral

FLEMING, F.; CABRAL, J. E. O.  The influence of contextual factors on the multinationality-performance relationship: A conceptual model. International Journal of Business Administration, v. 7, p. 1-12, 2016.

CASTELO, J. S. F.; CABRAL, J. E. O.; COELHO, A. F. M. Comparative analysis of the antecedents and dimensions of brand equity between food processors brands and supermarket’s private labels. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. 13, p. 69-91, 2016.

CASTELO, J. S. F.; CABRAL, J. E. O. Consumers on a social network: The perception of clothing quality by gender. RBGN-Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, p. 22-36, 2018.

LIMA, S. M.; CABRAL, J. E. O.; BARBOSA, F. L. S.;  SANTOS, A. R. Incentivos para Inovação e Desempenhos Inovativo e Econômico dos Estados e Regiões do Brasil. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, p. 221-240, 2019.

  • Fernando Luiz Emerenciano Viana

LUNA, R. A. ; VIANA, F. L. E. O papel da política nacional dos resíduos sólidos na logística reversa em empresas farmacêuticas. RGSA (ANPAD), v. 13, p. 40-56, 2019

SILVESTRE, B. S.; MONTEIRO, M. S.; VIANA, F. L. E.; SOUZA-FILHO, J. M. Challenges for Sustainable Supply Chain Management: When Stakeholder Collaboration Becomes Conducive to Corruption. Journal of Cleaner Production, v. 194, p. 766-776, 2018

MONTEIRO, M. S.; VIANA, F. L. E.; SOUSA-FILHO, J. M. Corruption and supply chain management toward the sustainable development goals era. Corporate Governance (Bradford), v. 18, p. 1207-1219, 2018.

VIANA, F. L. E.; SOUSA FILHO, J. M. . Supply chain management in traditional industries in Brazil: a relational view. International Journal of Services and Operations Management, v. 28, p. 448-467, 2017

  • José Sarto Freire Castelo

CASTELO, J. S. F.; CABRAL, J. E. O. Consumers in a social network: the perception of clothing quality per gender. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 1, p. 22-36, 2018.

LIMA JÚNIOR, C. G.; CASTELO, J. S. F. Atitudes do consumidor frente ao consumo de marcas de cosméticos. Revista Brasileira de Marketing - REMARK, v. 17, n. 4, p. 561-574, 2018.

  • Keysa Manuela Cunha de Mascena

BOAVENTURA, J. M. G.; BOSSE, D. A.; MASCENA, K. M. C.; SARTURI, G. Value Distribution to Stakeholders: The Influence of Stakeholder Power and Strategic Importance in Public Firms. Long Range Planning, 2020.

STOCKER, F.; MASCENA, K. M. C.; AZEVEDO, A. C.; BOAVENTURA, J. M. G. . Teoria de Redes de Influências de Stakeholders: uma abordagem revisitada. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 17, p. 673-688, 2019.

MASCENA, K. M. C.; FISCHMANN, A. A.; BOAVENTURA, J. M. G. . Stakeholder Prioritization in Brazilian Companies Disclosing GRI Reports. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 15, p. 17-32, 2018.

  • Oderlene Vieira De Oliveira

PASCOAL, M. N. O.; OLIVEIRA, O. V. Práticas de Governança Pública Adotadas pela Administração Pública Federal Brasileira. Administração Pública e Gestão Social, v. 11, p. 104-260, 2019.

Oliveira, O. V.; FERREIRA, V. H. F. A. Motivos da não evidenciação de relatórios socioambientais das companhias listadas no novo mercado da B3. RGSA (ANPAD), v. 12, p. 58-76, 2019.

FLORENCIO, C. S.; OLIVEIRA, O. V. Determinantes de Desempenho do Setor de Flores. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 17, p. 81-99, 2018.

OLIVEIRA, O. V.; ZABA, E. F.; FORTE, S.H.A.C . Razão da Não Utilização de Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica da Lei do Bem por Empresas Brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade (UFSC), v. 14, p. 45-60, 2017.

  • Lucas Lopes Ferreira de Souza

SOUZA, L. L. F.; BASSI, F.; FREITAS, A. A. F. Multilevel latent class modeling to segment the microfinance market. International Journal of Bank Marketing, v. 5, p. 1103-1118, 2019.

BOAVENTURA, P. S. M.; SOUZA, L. L. F.; GERHARD, F.; BRITO, E. P. Z. Desafios na formação de profissionais em Administração no Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 19, p. 1-31, 2018.

SOUZA, L. L. F.; FREITAS, A. A. F. Consumer behavior of electronic games? players: a study on the intentions to play and to pay. Revista de Administração (FEA-USP), v. 52, p. 419-430, 2017.

GERHARD, F.; SOUZA, L. L. F.; PENALOZA, V.; DENEGRI, M. Exploring utilitarian and hedonic aspects of consumption at the bottom of pyramid. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, p. 268-280, 2017.

Docente: Lucas Lopes Ferreira de Souza
CH: 15h
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Ementa

Docente: Keysa Mascena
CH: 15h
Créditos: 1
Optativa

Ementa

Docente: Márcia de Freitas Duarte
CH: 45h
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Todas as Linhas Pesquisa
Obrigatória

Ementa

Docente: José Sarto Freire Castelo
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Todas as Linhas Pesquisa
Obrigatória

Ementa

Docente: Heber José de Moura
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Todas as Linhas Pesquisa
Obrigatória

Ementa

Docente: Márcia de Freitas Duarte 
CH: 15h 
Créditos: 1 
Linhas de Pesquisa: Organização e Sociedade
Opcional para Mestrado e Doutorado

Ementa

Docente: Marina Dantas de Figueiredo
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Todas as Linhas Pesquisa
Obrigatória

Ementa

Docente: Oderlene Vieira de Oliveira
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Todas as Linhas Pesquisa
Obrigatória

Ementa

Docente: Fábio Freitas Schilling Marquesan
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Organização e Sociedade
Obrigatória

Docente: Minelle Enéas da Silva
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Obrigatória

Ementa

Docente: Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Obrigatória

Docente: Afonso Carneiro Lima
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Optativa

Docente: Randal Martins Pompeu
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Organização e Sociedade
Optativa

Docente: Fernando Luiz Emerenciano Viana
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Ementa

Docente: Daiane Mulling Neutzling
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Docente: Heber José de Moura
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Ementa

Docente: José Ednilson de Oliveira Cabral
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Optativa

Ementa

Docente: Afonso Carneiro Lima
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Optativa

Docente: José Ednilson de Oliveira Cabral
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Optativa

Ementa

Docente: Fernando Luiz Emerenciano Viana
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Ementa

Docente: Daiane Mülling Neutzling
CH: 15h
Créditos: 1
Optativa

Ementa

Docente: José Sarto Freire Castelo
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Docente: Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Optativa

Docente: Fábio Freitas Schilling Marquesan
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Organização e Sociedade
Optativa

Docente: Randal Martins Pompeu
CH: 45h
Créditos: 3
 Linhas de Pesquisa: Organização e Sociedade
Optativa

Docente: Minelle Enéas da Silva
CH: 15h
Créditos: 1
 Linhas de Pesquisa: Operações e Mercados
Optativa

Docente: José Milton de Sousa Filho
CH: 15h
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Estratégia e Competitividade
Optativa

E-mail: fernandoviana@unifor.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) e do Grupo de Estudos Organizacionais do SemiÁrido (GEOSÁ), da Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência em estratégia, gestão de operações, logística empresarial e docência em cursos de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da cadeia de suprimento, estratégia de operações, logística empresarial, estratégia empresarial, operações sustentáveis, economia circular e operações humanitárias.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Operações e Mercados

Temas de Pesquisa: Operações Sustentáveis; Gestão da Cadeia de Suprimento; Economia Circular; Logística Reversa

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

Linkedin

E-mail afonsolima@unifor.br

Graduado em Administração pela UniChristus (2005), com mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) (2009) e doutorado em Administração pela mesma instituição (2014), é professor adjunto na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) nas disciplinas de Estratégias de Negócios Internacionais e Ambiente Institucional e Competitividade. É também professor na disciplina de Economia de Empresas no curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA-UNIFOR), onde exerce a função de coordenador, e na disciplina de Estratégia Empresarial no curso de graduação em Administração na mesma instituição. Tem experiência em finanças, em gestão orçamentária e na gestão de operações de cursos de pós-graduação, tendo organizado diversos eventos, palestras e conferências contando com a participação de autoridades públicas, altos executivos e personalidades. Atualmente, no âmbito da extensão universitária, tem como foco a gestão de esforços de aproximação da academia com o meio empresarial, assim como a produção de pesquisas relevantes e aplicadas em administração. Como docente, tem interesse de pesquisa voltado aos temas de Administração Estratégica e Competitividade, Internacionalização de Empresas, Ambiente Institucional e Tomada de Decisão. É membro do Grupo de Pesquisa Gestão de Negócios Internacionais e Gestão de Produtos Populares da FEA-USP e vice-líder do INTERES, Grupo de Pesquisa em Internacionalização da UNIFOR.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Estratégia e Competitividade

Temas de Pesquisa: Estratégia Empresarial; Negócios Internacionais; Ambiente Institucional; Estudos sobre Competitividade

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

e-mail: daineutzling@gmail.com

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com estágio sanduíche na Universidade de Kassel (Alemanha). Área de concentração: Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Atualmente tem trabalhado nas seguintes pesquisas: (1) Gestão da Sustentabilidade em cadeias de Suprimentos considerando os seguintes tópicos: estratégias de sustentabilidade; estratégias aplicadas a relacionamentos interorganizacionais (colaboração e coordenação);  Visão Relacional na cadeia de suprimentos; Gestão da sustentabilidade em PMEs. (2) Cadeias Curtas de Suprimentos e desenvolvimento sustentável, considerando os seguintes tópicos: iniciativas de produção de alimentos locais; produção de alimentos orgânicos 3.0; Gestão colaborativa na promoção do desenvolvimento local. (3) Negócios na Base da Pirâmide e sustentabilidade: promovendo sustentabilidade social.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Operações e Mercados

Temas de Pesquisa: Operações Sustentáveis; Gestão da Cadeia de Suprimento

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

E-mail: fabioschilling@yahoo.com.br

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/Unifor). Doutor em Administração (Área de concentração: Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013); Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2008); Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006); Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado (UFPel/2003) e Engenheiro Agrônomo (UFSM/2002). Vice-líder do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) e líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semiárido (Geosá). Entre os interesses de estudo estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: Desenvolvimento Sustentável; Implicações Organizativas da Ciência, da Tecnologia e da Inovação

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Research Gate

E-mail: heberm@unifor.br 

Doutor em Administração pela FGV/SP (1995) em Finanças e Métodos Quantitativos, com Pós-Doutorado em Risco Operacional realizado na UFPe com o Dr Charles Ulises de Montreuil Carmona. Mestre em Análise de Sistemas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1975) e graduado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1972). Atualmente é Professor titular dos cursos de doutorado e mestrado em Administração, mestrado em Saúde Coletiva e Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza e Coordenador do MBA em Administração Financeira. Tem experiência na área de Métodos Quantitativos Aplicados, Estatística e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos inovadores para o ensino das finanças, Risco corporativo e Modelagem Empresarial. Atualmente desenvolve instrumentos de apoio acadêmico na forma de "cases" virtuais para utilização nas áreas de graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza, tendo publicado recentemente a obra " Aprendendo Finanças Através de uma Empresa virtual" pela Editora Ciência Moderna.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Operações e Mercados

Temas de Pesquisa: Finanças Corporativas; Gestão de Risco

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

E-mail: ednilson@unifor.br  

Realizou Pos-Doc na University of Sussex-UK, desenvolvendo pesquisa sobre o tema Inovação e Sustentabilidade. Em 1999 concluiu o PhD. em Economia da Tecnologia e Inovação pela The University of Reading-UK. É Mestre (MSc.) em Administração pela EAESP-FGV - 1985 e Graduado (BSc.) em Administração pela Universidade Autonôma de João Pessoa - 1979. Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) da Universidade de Fortaleza, desde 2001. Participou de avaliações de Programas de Pós-Graduação no comitê da Capes da área de Administração, Contabilidade e Turismo e também da Comissão e de comissão de seleção do prêmio de melhor Tese de Doutorado. É Consultor Ad hoc na avaliação de projetos submetidos ao CNPQ e Fundo Mackpesquisa. Manteve e mantém parcerias internacionais com as Universidades Técnica de Munique e de Deggendorf na Alemanha e Universidade de Coimbra em Portugal. No primeiro semestre de cada ano ministra a disciplina Internationalization Strategies para estudantes internacionais. Publicou 28 artigos em periódicos especializados e 162 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicados. Participou do desenvolvimento de 59 produtos tecnológicos. Participou de 41 eventos no exterior e 62 no Brasil. Orientou 3 teses de doutorado, 20 dissertações de mestrado e co-orientou 7, além de ter orientado 2 trabalhos de cursos de especialização, 41 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 15 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Administração, Economia e Turismo. Participou de 13 bancas de doutorado, 108 de mestrado, 3 de especialização e 67 de graduação. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa e colabora com 2 outros. Atua nas áreas de Administração e Economia, com ênfase em Estudos de Inovação, Internationalization Strategies e Economia da Tecnologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 75 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. É co-editor associado, membro do corpo editorial e/ou parecerista de periódicos nacionais e internacionais qualificados pela CAPES, como BAR e REGE, do colegiado do PPGA da Unifor e das Associações ACADEMY OF INTERNATIONAL BUSINESS - AIB, EUROPEAN INTERNATIONAL BUSINESS ACADEMY ? EIBA, ANPAD, SOBER, ALTEC, IBEROAMERICAN ACADEMY OF MANAGEMENT, ABEPRO e IAMOT.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Estratégia e Competitividade

Temas de Pesquisa: Negócios Internacionais; Inovação; Empreendedorismo

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

Linkedin

E-mail: miltonsousa@unifor.br

Realizou Estágio de Pós-Doutorado na EGADE Business School, a escola de negócios do Tecnológico de Monterrey (México, 2015-2016). Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) (Brasil, 2010-2013), com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na HEC Montréal (Canadá, 2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Brasil, 2006-2008), e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (Brasil, 2001-2005). Atuou como gestor e/ou consultor de diversas organizações privadas, públicas e do terceiro setor. No âmbito acadêmico, tem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, e interesse de pesquisa nas áreas de Sustentabilidade, Estratégia e Empreendedorismo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA), no Mestrado Profissional em Administração (MPA), e na Coordenação do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS).

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Estratégia e Competitividade

Temas de Pesquisa: Inovação; Empreendedorismo; Estratégias para a Sustentabilidade; Estudos sobre Competitividade

Currículo Lattes

e-mail: sarto@unifor.br

Possui Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria da Confecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor Adjunto I, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração (MPA), Gestão Estratégica de Marcas (Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa das Estratégias Organizacionais (ESO), sendo também membro titular representante do Centro de Comunicação e Gestão no Comitê de Ética e Pesquisa na Universidade de Fortaleza.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Operações e Mercados

Temas de Pesquisa: Marketing Estratégico; Branding

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Email: keysamascena@unifor.br

Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGA/FEA/USP). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/UNIFOR). Realizou intercâmbio internacional de doutorado na Facultad de Economía y Empresa da Universidad Del Pais Vasco (UPV/EHU) em Bilbao/Espanha. Tem experiência em projetos de consultoria e em cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EaD. Atua nos grupos de pesquisa Stakeholders & Networks da FEA/USP e Ethics in Finance & Social Value da Universidad Del Pais Vasco. Tem interesse nos temas de Responsabilidade Social nas Organizações; Ética nas Organizações; Redes e Relacionamentos Organizacionais.

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: Responsabilidade Social nas Organizações; Ética nas Organizações; Redes e Relacionamentos Organizacionais.

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

Email: lucaslfsouza@unifor.br

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutor em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com período sanduíche na Universidade de Padova. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Minhas linhas de pesquisa e atuação envolvem uma discussão sobre comportamento do consumidor, consumo sustentável, segmentação de mercado, microfinanças e métodos quantitativos.

Linha de pesquisa: Operações e Mercados

Temas de Pesquisa: comportamento do consumidor; consumo sustentável; segmentação de mercado; microfinanças

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

Email: marciaduarte@unifor.br

Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com estágio doutoral na Leeds University Business School (UK). É mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharel em Administração, também pela UFC. Seus interesses de pesquisa desenvolvem-se no campo dos Estudos Organizacionais, sobre temas como organising, práticas de organizar, indústrias criativas, metodologias qualitativas de pesquisa, carreiras e trabalho.

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: organising; práticas de organizar; indústrias criativas; metodologias qualitativas de pesquisa; carreiras e trabalho 

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Research Gate

Web of science ResearcherID

E-mail: mclara.bugarim@unifor.br

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2004), graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Estudos Superiores de Maceió (1987), graduação em Administração pelo Centro Estudos Superiores de Maceió (1994), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado em Contabilidade pela Universidade do Milho/Aveiro (2015). Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e professor titular da Universidade de Fortaleza, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, melhoria contínua, agronegócio, manufatura enxuta e industria metal-mecânica.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: Governança Corporativa; Gestão e Políticas Públicas

Currículo Lattes

E-mail: marina.dantas@unifor.br

Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS, Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco. Atualmente, seus interesses de pesquisa estão votados para os estudos sobre: Estudos Organizacionais - Cultura Organizacional, Estudos sobre Cultura e Práticas Organizacionais/ Gestão de Pessoas: Aprendizagem e Conhecimento Organizacional, Gestão e Subjetividade, Estudos sobre Gênero e Relações de Trabalho.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: Cultura, Simbolismo e Território; Práticas e Discursos Organizacionais; Poder nas Organizações. 

Currículo Lattes

e-mail: minele.adm@gmail.com

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Visiting Researcher Fellow na Aston University (Reino Unido) no Operations and Information Management Group (OIM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009). Ao longo dos anos participou como pesquisador em diferentes Grupos de discussão, e atualmente é vinculado na UNIFOR ao Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) e ao Grupo de Estudos Organizacionais do Semi-Árido (GEOSÁ), cadastrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Suas linhas de pesquisa e atuação envolvem uma discussão macro sobre Sustentabilidade, com ênfases específicas em Consumo Sustentável, Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos e Responsabilidade Socioambiental Empresarial. No que se refere ao campo das publicações acadêmicas, é autor e co-autor de artigos científicos apresentados e publicados em anais de conferências nacionais e internacionais, bem como publicações em periódicos nacionais e international journals. Além disso, atua como avaliador e parecerista de artigos científicos.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Operações e Mercados

Temas de Pesquisa: Marketing Estratégico; Marketing e Sociedade; Operações Sustentáveis; Gestão da Cadeia de Suprimento

Currículo Lattes

E-mail:  monicatassigny@unifor.br

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR). Consultora do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (INESP) e da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foi consultora MEC/UNESCO para o Ensino Médio Integrado. Pesquisas nas áreas de estudos sócio-ambientais e estratégia. Faz parte do cadastro nacional de avaliadores do SINAES/INEP/MEC. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cidadania e Sustentabilidade desde o ano de 2002. Líder do Grupo Ensino e Pesquisa em Direito. Pesquisas, livros e artigos publicados na área de educação e sustentabilidade, educação e novas tecnologias; trabalho e educação; educação e estratégia, educação e cidadania; gestão da educação; metodologias do ensino; educação corporativa; responsabilidade social e ambiental das universidades/organizações, educação e inclusão; estudos sócio ambientais; educação e políticas públicas; ética e educação etc. Foi Editora da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR (b3) e faz parte da Academia Metropolitana de Letras. Foi Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional para a COPA do Mundo. Membro titular da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, cadeira nº 26.

Linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social nas Organizações

Currículo Lattes

E-mail: oderlene@unifor.br

Bacharel, Mestra e Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Também graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza e está cursando Direito. Foi bolsista no doutorado da FUNCAP, no mestrado foi da FUNCAP e da CAPES; e na graduação foi do CNPQ. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIFOR e Editora Adjunta da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Contábeis da UNIFOR. E também é membro efetivo da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da FUNCAP. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: Cenários (Estudos do futuro), Estratégia, Recursos e Capacidades, Inovação e Empreendedorismo, Governança Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa em empresas de países emergentes e desenvolvidos. Publicou em revistas como Corporate Ownership & Control, Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Revista de Administração da USP etc, e em eventos/conferências, tais como Academy of Management Meeting (AOM), Academy of International Business (AIB), Iberoamerican Academy of Management (IAM), EnANPAD etc.

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Estratégia e Competitividade

Temas de Pesquisa: Governança Corporativa; Estratégias para a Sustentabilidade.

Currículo Lattes

Google Scholar

Orcid

Spell

Scopus

Research Gate

Linkedin

E-mail: randal@unifor.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - Portugal (2012). Atualmente é Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas - PPGA/UNIFOR (Mestrado e Doutorado).

Linha de Pesquisa:

Linha de pesquisa: Organização e Sociedade

Temas de Pesquisa: Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social nas Organizações.

Currículo Lattes

E-mail: sergioforte@unifor.br

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1982) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1984). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1988) e Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995). Professor titular da Universidade de Fortaleza-UNIFOR desde 1996, lotado no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) e no Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da UNIFOR. Atua como professor, pesquisador e consultor na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, Corporate Strategy, Cenários, Governança Corporativa, Gestão e Negócios Internacionais, Empreendedorismo e Métodos de Pesquisa, com foco empírico de pesquisas em Instituições Financeiras, Indústrias, Estatais e Instituições de Ensino Superior. Estuda os fenômenos no Brasil, na América Latina e em Países da Língua Portuguesa. Foi coordenador do curso de Mestrado em Administração no período de 1996 a 2008 e coordenador do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza no período de 2001 a 2008. Foi coordenador de Área de Gestão Internacional da Anpad no período de 2006 a 2009. Foi membro do comitê de avaliação da Capes da área 027 de Administração, Contabilidade e Turismo, é Consultor Ad hoc da CAPES, é coordenador de temas e parecerista de eventos de destaque na área, e ainda membro do comitê e parecerista de principais periódicos nacionais qualificados pela CAPES. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da UNIFOR e é editor chefe da Revista de Ciências Administrativas-RCA da UNIFOR.

Linha de Pesquisa:

Estratégias Organizacionais (ESO)

Linha de pesquisa: Estratégia e Competitividade

Temas de Pesquisa: Estratégia Empresarial; Negócios Internacionais; Estudos sobre Competitividade.

Currículo Lattes

Dissertações Defendidas

 

O investimento no curso de Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas é composto por 30 parcelas fixas de R$ 1.980,00.

 

 

Inscrições Mestrado e Doutorado 2021.1:

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor está em andamento com a seleção para seus cursos de Mestrado e Doutorado. Edital R. Nº 63/2020  estabelece todas as condições de inscrição, documentação necessária, seleção, número de vagas e calendário para admissão e matrícula.

As vagas são na área de concentração de Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade. As linhas de pesquisa são as seguintes: Estratégia e Competitividade; Organização e Sociedade; e Operações e Mercados.

O processo seletivo contará com quatro etapas: análise curricular, análise da proposta de pesquisa, entrevista individual e teste ANPAD.

Serviço

Seleção Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas
Edital R. Nº 63/2020
Inscrições: 05 de outubro a 13 de novembro de 2020
Formulário online: acesse aqui
Mais informações: ppga@unifor.br

 

Seleção para bolsas do PPGA

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), destinadas ao Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas. 

São oferecidas um total de duas bolsas para o Mestrado.

Os alunos interessados podem se inscrever nos dias 10 e 13 de março de 2020. Os documentos listados abaixo devem ser entregues na Vice-Reitoria de Pós-Graduação:

  • Formulário de Inscrição preenchido (anexo I do Edital)
  • Formulário de exposição de motivos preenchido (anexo II do Edital)
  • Histórico Escolar do curso de Mestrado que estiver cursando, ou comprovante de matrícula no semestre 2020.1
  • Currículo Lattes atualizado com a produção científica comprovada de 2015/2016/2017/2018/2019, conforme listado no (anexo III do Edital)
  • Declaração sem vínculo empregatício ou de afastamento sem remuneração

EDITAL VRPG Nº 01/2020
RESULTADO EDITAL VRPG Nº 01/2020

Serviço

Seleção de bolsas da Funcap para Mestrado e Doutorado em Administração
Inscrições: 10 a 13 de março de 2019
Local: Vice-Reitoria de Pós-Graduação (Bloco B, sala B-07)
Mais informações: 3477.3229

estágio de Pós-doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifor está selecionando doutores para seu Estágio de Pós-doutorado.

O programa visa alavancar o conhecimento na área de Administração por meio do incentivo à realização de pesquisas em alto nível por pesquisadores portadores do título de doutor(a). 

Podem se candidatar doutores do Brasil ou do exterior, que demonstrem experiência em pesquisa acadêmica e apresentem um plano de trabalho detalhado no período compreendido de 6 a 24 meses.

O edital tem fluxo contínuo e os candidatos podem aplicar para a seleção em qualquer período do ano. Os interessados podem se inscrever pessoalmente (Bloco E, Sala E-13) ou pelo e-mail ppga@unifor.br, anexando os seguintes documentos:

  • Ficha de Inscrição;
  • Currículo Lattes (para brasileiros) ou Curriculum Vitae (para estrangeiros) atualizado;
  • Cópia do diploma do Doutorado;
  • Cópia das três últimas publicações em periódicos científicos;
  • Plano de trabalho;
  • Carta de aceite do(a) professor(a) supervisor(a).

Mais informações
EDITAL R Nº 04/2018
(85) 3477.3229

Atendimento via chat