null Programa de Ergonomia em Odontologia (Proergo) da Unifor estimula hábitos posturais saudáveis

Ter, 10 Março 2020 07:50

As ações do Proergo - que conta com apoio do curso de Educação Física - acontecem duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas-feiras. (Foto: divulgação)

Segundo dados do Ministério da Saúde, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A LER e o DORT são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação.

Para prevenir e/ou diminuir a gravidade desse tipo de problema, o Programa de Ergonomia em Odontologia (Proergo) da Unifor vem incentivando alunos e professores do curso a praticarem exercícios, alongamentos e a manterem a correta postura profissional - antes, durante e após atendimento clínico.

Confira entrevista

O Proergo - que conta com apoio do curso de Educação Física - foi desenvolvido pela terapeuta ocupacional e professora da Unifor Isabel Luck, com auxílio do estudante de Odontologia Anastácio Neto. “Nós temos vícios posturais, não sentamos corretamente; isso faz com que a gente comece a ter danos. O desafio é todos perceberem a importância da correta prática no atendimento clínico, realizando hábitos posturais saudáveis. A gente está percebendo que os alunos que vêm com esse conhecimento, desde o primeiro semestre, estão começando a ter mais consciência da importância da ergonomia”, garante Isabel.

As atividades acontecem duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas-feiras.

“Ao longo do semestre, a gente acompanha a participação de alunos e professores, além da eficiência do projeto. Na nossa avaliação, os gráficos mostram a melhoria; é bem evidente o prazer que alguns têm em fazer os exercícios”, afirma Anastácio Neto, que é monitor do Proergo.

Os resultados positivos levaram a ideia a ser premiada na última edição do Mundo Unifor. O Proergo levou o primeiro lugar na categoria Iniciação à Docência. “É inovador e um trabalho interdisciplinar. Além da Odontologia, temos os cursos de Educação Física, Terapia Ocupacional e Educação Física envolvidos”, destaca Isabel Luck.

Programa de Ergonomia em Odontologia (Proergo)
Dias: segundas e quartas-feiras
Local: Bloco O