angle-left Quinta Literária debate sobre Hamlet e Dom Quixote

Quinta Literária debate sobre Hamlet e Dom Quixote

Inês Virgínia Prado Soares, durante sua posse como Desembargadora Federal no TRF3. A convidada é autora de obras no campo dos Direitos Humanos e Direitos Culturais (Foto: Assessoria de Comunicação Social do TRF3)
Inês Virgínia Prado Soares, durante sua posse como Desembargadora Federal no TRF3. A convidada é autora de obras no campo dos Direitos Humanos e Direitos Culturais (Foto: Assessoria de Comunicação Social do TRF3)

O dia 23 de abril evoca muitas efemérides: o Dia do Livro, de São Jorge, o nascimento de Shakespeare (o Bardo) e a morte de Cervantes. Celebrar esses eventos nos remete a pensar naquilo que eles teriam em comum. Sem dificuldade três elementos emergem: o Direito (nem sempre democrático), o poder (nem sempre o legítimo), e a loucura (nem sempre a perceptível pela Medicina), representados pelos desvarios de Hamlet e de Dom Quixote, pela depreciação do saber em nosso país e pelas lutas contra tais defeitos representados no combate metafórico de São Jorge em face ao dragão da rediviva ignorância.

Para tratar deste complexo tema, o evento Quinta Literária recebe a Desembargadora Federal da 3ª Região, Inês Virgínia Prado Soares e os professores da Unifor Filomeno Moraes, Humberto Cunha Filho e Marina Cartaxo.

O debate terá início às 17h20 no auditório A4. Os alunos interessados em participar deverão chegar com 20 minutos de antecedência ao local para realizarem suas inscrições. Os estudantes que participarem receberão certificado válido como Atividade Complementar (2 pontos ou 5 horas).

Convidados

Tema - A (in)sanidade do tratamento dispensado ao livro no Brasil
Inês Virgínia Prado Soares: Desembargadora Federal da 3ª Região (São Paulo); autora de diversas obras no campo dos Direitos Humanos e dos Direitos Culturais. Dentre suas principais publicações destaca-se o livro “Direito do/ao Patrimônio Cultural”.

Tema - Dom Quixote: a sabedoria da loucura
Filomeno Moraes: Professor do Programa em Direito Constitucional da UNIFOR (Teoria do Poder). Cientista Político. Autor de diversas obras no âmbito do Direito Constitucional e da Ciência Política, dentre elas o livro “Constituição Econômica Brasileira”.

Tema: Cuidado com os loucos que têm poder
Humberto Cunha filho: Professor do Programa de Direito Constitucional da UNIFOR (Teoria  e Prática Contemporânea dos Direitos Culturais). Autor de diversas obras no âmbito dos Direitos Culturais, dentre elas o livro “Teoria dos Direitos Culturais”.

Mediadora do debate
Marina Andrade Cartaxo: Professora da Universidade de Fortaleza. Doutora em Direito Constitucional. Área de atuação: Direito Constitucional e Direito Internacional Privado (Políticas Migratórias)

Serviço

Programa Quinta Literária
Data: 23 de abril de 2019 (excepcionalmente na terça-feira)
Horário: 17h20
Local: Auditório A4
Inscrições no local