null Ranking britânico elege, novamente, a Universidade de Fortaleza como a melhor Universidade particular do Norte/Nordeste

Qui, 14 Julho 2022 18:21

221 instituições brasileiras foram avaliadas pelo Latin America University Rankings 2022

Entre as particulares de todo o país, a Unifor ficou em 5º lugar, sendo a melhor no indicador de citação em artigos científicos (Foto: Ares Soares)

Em ranqueamento divulgado nesta quinta-feira (14), a entidade britânica Times Higher Education (THE), uma das principais referências internacionais no campo de avaliação de Ensino Superior, elegeu a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, como a melhor Universidade particular do Norte/Nordeste do Brasil. Esta é a quarta vez consecutiva que a Unifor ocupa essa posição no Latin America University Rankings 2022, que considera 211 instituições em toda a América Latina.

O reconhecimento da THE não é uma surpresa: a Universidade já destacou-se em diversas listas realizadas pelo órgão, incluindo ranqueamentos a nível mundial, entre países com economia emergente e entre instuições de ensino “jovens” (com menos de 50 anos desde a sua fundação). Na classificação recém-divulgada, constam 76 Universidades brasileiras públicas e privadas. Entre as particulares de todo o país, em comparação ao ranking de 2021, a Universidade de Fortaleza subiu da 7ª para a 5ª posição.

Assim como no último ano, a instituição cearense evoluiu em todos os critérios analisados: ensino, pesquisa, impacto em citações, internacionalização e transferência de tecnologia (receita na indústria). Um dos feitos mais notórios de crescimento é referente ao indicativo de citações científicas, no qual a Unifor ocupa o primeiro lugar em comparação às demais instituições privadas de ensino.

De acordo com a professora Fátima Veras, Reitora da Universidade de Fortaleza, “sermos reconhecidos novamente entre as melhores Universidades do país - e do mundo - pelo Times Higher Education é uma conquista da qual possuímos muita honra. Tal destaque demonstra que estamos seguindo no caminho certo enquanto instituição que preocupa-se com o impacto de uma educação de qualidade, e os frutos da pesquisa para o avanço da ciência e a melhoria da vida em sociedade. Isso nos motiva a seguir nos aperfeiçoando”.

Quadro de honra

Atualmente, em ranking também produzido pelo Times Higher Education (THE World Rankings 2022), a Universidade de Fortaleza ocupa o título de melhor instituição de Ensino Superior particular do Brasil. A avaliação levou em conta 13 indicadores e analisou mais de 1.600 universidades localizadas em 99 países.

Mais cedo no mês de julho, a Unifor também foi eleita líder entre as marcas lembradas no Ensino Superior pelos cearenses. O reconhecimento foi obtido na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Entre os entrevistados mais escolarizados, a Unifor é a primeira mencionada entre as Universidades do Estado.