null Ranking THE: Universidade de Fortaleza é a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil

Qui, 2 Setembro 2021 11:36

A universidade cearense foi a única brasileira a subir na pesquisa britânica, sendo bem avaliada em todos os seus 13 indicadores

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil. Quem afirma é um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, o britânico Times Higher Education (THE), que em sua edição mais recente, divulgada nessa quarta-feira, 1º de setembro, avaliou mais de 1.600 universidades de 99 países.

A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Das instituições brasileiras presentes no ranking, só a Universidade de Fortaleza subiu de posição, após ser bem avaliada em todos os critérios da pesquisa. São eles:

• Qualidade de ensino (ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional)
  • Volume de publicações de pesquisa
  • Citações em artigos científicos
  • Projeção internacional (número de alunos e de professores estrangeiros)
  • E troca de conhecimento com outras instituições

A professora Fátima Veras, Reitora da Universidade de Fortaleza, afirma que o desempenho da instituição no Ranking THE 2022 é resultado de medidas de fortalecimento da qualidade de ensino, de investimentos crescentes em pesquisas científicas e na internacionalização da Unifor. “O resultado do Ranking THE vem ao encontro de todas as medidas que temos adotados nos últimos anos. E, mesmo em contexto de uma das mais graves pandemias globais, soubemos enfrentar as adversidades e oferecer aos nossos alunos, ao Ceará e ao Brasil não só um ensino superior de qualidade mas também serviços tecnológicos de altíssimo nível”, enfatiza.

Pesquisas de Covid-19 influenciam ranking

Universidades que desenvolveram pesquisas sobre a Covid-19 tiveram melhor desempenho no ranking de 2022. Oxford, primeira colocada pela sexta vez consecutiva, é responsável pelo desenvolvimento da vacina AstraZeneca, uma das principais usadas ao combate da doença.
Outras 19 instituições também se destacaram segundo a revista por se tornarem referência no estudo ao vírus causador da Covid, sendo 11 delas universidades chinesas.

No caso da Universidade de Fortaleza, houve elevados investimentos em pesquisas sobre o novo coronavírus, incluindo a participação no consórcio de instituições públicas e privadas brasileiras responsável pelo desenvolvimento do capacete Elmo, referência nacional no tratamento de pacientes com Covid-19.

Além disso, a Universidade de Fortaleza lançou já no primeiro semestre de 2020 edital de fomento para a realização de pesquisas de combate aos efeitos do novo coronavírus. Dez projetos de pesquisa, abrangendo diferentes áreas do conhecimento, foram selecionados e os seus resultados divulgados no final do ano passado.

Por meio de recursos financeiros e humanos, a Universidade de Fortaleza fortaleceu o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa e responsável por estudos de combate à Covid-19. Com isso, o Nubex foi parceiro do Governo do Estado na realização de exames de diagnóstico do novo coronavírus.

A Unidade de Diagnóstico Molecular de Covid-19, instalada em maio de 2020 no Nubex e formada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor, realizou, até outubro do ano passado, 6.444 mil testes diagnósticos da doença, atendendo 12 unidades de serviço de saúde do Estado do Ceará, e beneficiando pacientes de 162 municípios cearenses.