Mestrado em Ciências Médicas

Pesquisador faz testes com substância líquida com tubo de ensaio e microscópio.

Esse curso é para quem quer...

Aprimorar e qualificar a prática profissional, agregar conhecimentos e habilidades relacionados à gestão ágil, competente e criativa do conhecimento científico na área das Ciências Médicas, assim como desenvolver de competências de liderança, tomada de decisões, criatividade e inovação.

Com o objetivo de...

Estar apto a melhor aproveitar as oportunidades profissionais na área da saúde, sejam elas relacionadas à prática assistencial, docência no ensino superior, pesquisa científica, gestão educacional ou de saúde.

DURAÇÃO
24 meses

CARGA HORÁRIA
450 horas

VAGAS
25

Informações para contato

Coordenação: Profa. Adriana Rolim Campos Barros, Doutora

  • E-mail de contato: ppgcm@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3846
  • Endereço de contato: Bloco F | Sala 33

Diferenciais do Curso

Como aluno do Mestrado em Ciências Médicas, você estuda em uma universidade com tradição na área do ensino, dotada de todo o suporte necessário para possibilitar o desenvolvimento dos aspectos teóricos e práticos da pesquisa científica e a formação de mestres. Com ótima estrutura física, a Unifor oferece condições adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, conta com uma rede de colaboração local, nacional e internacional que potencializa as oportunidades à comunidade acadêmica.

Aqui, o campus universitário único potencializa as oportunidades de desenvolvimento de projetos de pesquisa multidisciplinares e inovadores, visto que o seu Centro de Ciências da Saúde (CCS) oferta o maior portfólio de cursos na área no estado (11 cursos), de maneira a favorecer a colaboração interdisciplinar e amplifica o potencial de produção e inovação.

Os modelos curriculares inovadores e integrados dos cursos do CCS da Unifor utilizam as metodologias ativas e outras técnicas educacionais modernas que favorecem a formação do docente preparado para os desafios do século XXI. Nesse sentido, a matriz curricular é estruturada de forma a promover o desenvolvimento integrado das competências educacionais, técnicas e científicas necessárias ao profissional da saúde.

Com estrutura organizacional otimizada e flexível, o Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) facilita o planejamento e participação de alunos já inseridos no mercado de trabalho. Aqui, você dispõe de laboratórios modernos equipados com recursos tecnológicos de ponta e é orientado por um corpo docente dedicado e capacitado para o desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade, além de orientação do desenvolvimento profissional de cada mestrando.

Aqui, você e outros profissionais têm excelente oportunidade para desenvolver pesquisa na área clínica (envolvendo seres humanos), translacional (laboratorial, mas voltada para aplicação à saúde humana) e educacional. A Unifor também conta com grupo de pesquisa na área de educação para as profissões da saúde, considerada área estratégica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e disponível em poucos programas da área.

Na Unifor, como mestrando em Ciências Médicas, você trabalha o desenvolvimento de novas habilidades consideradas para os profissionais do século XXI, como liderança, capacidade de tomar decisões, compromisso social, consciência global, capacidade criativa e de inovação.

Mais do que o aprimoramento técnico, o PPGCM busca oferecer a você a possibilidade de mudança da compreensão de sua área profissional e seu papel na transformação social de nossa realidade. Além da qualificação profissional, o mestrado amplia os horizontes e favorece a descoberta do papel histórico do cientista, ao desenvolver aspectos como autoconhecimento, protagonismo e a busca da sua realização pessoal.

O PPGCM surge em contexto conectado à percepção de alguns aspectos de nossa atualidade. Entre eles, estão a ampliação do acesso ao ensino do nível superior e alta de demanda de docentes qualificados em cursos na área da saúde. Isso diante da defasagem da maioria das instituições de ensino, cuja oferta do modelo tradicional de ensino tem se mostrado ultrapassada, especialmente para as novas gerações, acostumadas com a dinâmica, interatividade e inovação características da era digital.

Nesse sentido, o Mestrado em Ciências Médicas da Unifor se constitui em uma proposta moderna e atualizada, com característica diferente da maioria dos cursos de pós-graduação atuais, ainda centrados na formação técnico-científica de pesquisadores, mas pouco voltados ao desenvolvimento do pensamento científico. Aqui, a produção científica tem o olhar voltado para as necessidades da sociedade, com atenção à formação do docente do nível superior, especialmente quando considerada a abordagem de novos princípios e métodos educacionais.

Como egresso do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor, você terá perfil marcado pela ampla visão científica. Será capaz de compreender o papel da criação de novos conhecimentos e tecnologias como contribuição para o desenvolvimento humano, econômico e social de nossa região.

Na Unifor, você aperfeiçoa seu currículo com elevada capacitação técnico-científica, que lhe possibilitará a inserção em instituições de pesquisa ou em atividades produtivas. Não menos importante será a sua capacitação didática, marcada pelo embasamento teórico-prático nos métodos mais avançados para o ensino de graduação e pós-graduação.

Outras características do Mestre em Ciências Médicas da Unifor são o desenvolvimento da sua capacidade de liderança, capaz de atuar em equipes motivadas para a catalisar as mudanças necessárias em seu ambiente de trabalho. Você irá agir como facilitador do aprendizado e da ação crítica e transformadora ao incentivar a reflexão, a criatividade e o autodesenvolvimento.

Com base nas abordagens teóricas, metodológicas e práticas, você deverá estar apto a desempenhar funções na formação acadêmica, na orientação e avaliação de alunos de graduação, especialização e pós-graduação, na produção científica, na atuação qualificada no campo da assistência à população e participação eficiente no setor produtivo.

Com uma área de concentração em Ciências Médicas e Ensino em Saúde, o PPGCM da Unifor, tem como objetivos a investigação de aspectos de interesse clínico, cirúrgico, laboratorial ou experimental envolvendo ou interessando a saúde de seres humanos. Os estudos são feitos no sentido de elucidar processos fisiopatológicos, desenvolver ferramentas diagnósticas ou terapêuticas, com potencial para a aplicação na prevenção, tratamento ou reabilitação de entidades mórbidas que costumam acometer os vários sistemas orgânicos, com foco prioritário nos problemas de saúde mais prevalentes em nossa região.

O mestrado foi concebido com a missão de promover a capacitação de alto nível para profissionais da área da saúde, inseridos ou interessados na atuação em instituições educacionais, de pesquisa, de caráter assistencial ou ainda no setor produtivo. O objetivo principal é promover a formação integral de futuros profissionais, docentes ou pesquisadores na área das Ciências Médicas, que deverão ser caracterizados pela formação técnica, científica e didática de alto nível, de forma a estarem capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico, na transformação qualitativa de seus espaços de prática profissional, além da contribuição para a formação de profissionais adequados, ética e tecnicamente, para responder às necessidades de nossa sociedade.

O público-alvo do PPGCM é formado, prioritariamente, profissionais de saúde atuantes nas regiões Norte e Nordeste, graduados nas áreas biomédicas, entre elas Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Poderão ser beneficiados ainda profissionais de outras áreas de atuação, porém interessados em contribuir na solução de problemas relacionados às ciências biomédicas.

O fio condutor do processo formativo do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor é o desenvolvimento da capacidade profissional de lidar com o crescente volume de conhecimento científico produzido na área biomédica. O egresso saberá acessá-lo de forma rápida e eficiente, ao fazer a seleção das fontes de acordo com a sua qualidade e pelo seu grau de evidência científica, sabendo interpretar e utilizar esse conhecimento de forma criativa na solução de problemas reais existentes em sua realidade prática.

O mestrado valoriza ainda o desenvolvimento de formação metodológica e atitude proativa, que possibilitem ao desenvolvimento de novas abordagens ou tecnologias que venham a possibilitar a solução de problemas enfrentados em seu ambiente de trabalho.

Além da habilidade de lidar com o conhecimento, o egresso estará capacitado para identificar as suas lacunas, no momento de abordagem dos problemas reais de saúde. Essas lacunas podem, inclusive, servir como ponto de partida para a elaboração de projetos de pesquisa.

Tais iniciativas poderão ter importante papel na busca de soluções criativas e custo-efetivas para os diversos problemas relacionados à realidade sanitária da comunidade, possibilitando assim a melhoria das condições de saúde da população, além de contribuir para a produção científico-tecnológica, progressivamente reduzindo nossa dependência em relação aos países mais desenvolvidos.

O  Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Unifor promove anualmente o Simpósio de Pesquisa em Ciências Médicas, que tem por objetivo divulgar o curso e os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Mestrado em Ciências Médicas

Visite a página do Simpósio

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

 

Estudos Clínicos em Ciências Médicas

Compreende estudos envolvendo seres humanos e relacionados às grandes áreas das ciências médicas (saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do idoso e saúde mental), envolvendo desde estudos observacionais até ensaios clínicos.

Estudos Translacionais em Ciências Médicas

Compreende estudos conduzidos em ambiente laboratorial, porém envolvendo assuntos relacionados à saúde de seres humanos, incluindo a investigação de processos fisiopatológicos, estudo de substâncias bioativas naturais ou sintéticas e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico.

Linha de Pesquisa

 

Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas

Compreende estudos e pesquisas em liderança educacional, com ênfase na inserção nos sistemas de serviços sócio-sanitários, a partir da análise baseada em evidências no ensino superior das profissões da saúde. Os temas incluem a avaliação, as teorias e processos de ensino e aprendizagem em ambientes de prática profissional; o ensino em pequenos e grandes grupos; planejamento e avaliação curricular e o desenvolvimento docente.

Dúvidas frequentes sobre o MCM

Sim. O curso é autorizado e recomendado pela CAPES desde 10/12/2013, tendo iniciado suas atividades em 07/08/2014.

Profissionais com Graduação em algum dos cursos da área da Saúde.

Duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Depende do cumprimento dos créditos e conclusão do trabalho.

A periodicidade é anual. O edital convocatório costuma ser lançado no início do mês de maio e o processo seletivo costuma ocorrer em junho. As novas turmas costumam iniciar suas atividades letivas no mês de agosto.

As aulas costumam se concentrar nas quintas e sextas, pela manhã e à tarde, mas não de forma contínua. Estes quatro turnos da semana dificilmente são ocupados simultaneamente. A maioria das disciplinas ocupa somente um turno por semana, durante 8 semanas. Cada aluno poderá planejar seus horários, escolhendo as disciplinas de acordo com seu interesse ou disponibilidade (ver Matriz Curricular). Nosso currículo possui 18 disciplinas, mas apenas 3 possuem caráter obrigatório. As disciplinas são planejadas seguindo ordem lógica, mas poderão ser cursadas de forma alternativa (não há pré-requisitos).

Código: U024 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Olívia Andrea Alencar Costa Bessa

EMENTA: Abordagens educacionais. Princípios das metodologias ativas. Aprendizagem colaborativa. Relações entre os distintos ambientes de prática educacional para as profissões da saúde e as abordagens educacionais. Conceitos e práticas em diversos espaços reais de ensino de profissionais. Teorias de planejamento de ambientes de aprendizagem e tarefas de aprendizagem. Processos de design instrucional no contexto da aprendizagem. Aprendizagem complexa, a transferência de aprendizagem, análise de tarefas de aprendizagem, design de informação de suporte, informações processuais, prática e fatores que influenciam a implEmenta: ção e gestão de mudança. Integração entre a teoria e a pesquisa baseada em projetos. Competências na análise de efetividade, aplicabilidade e relevância educacional dos distintos cenários de prática. Ambientes de aprendizagem, suas limitações e complexidades.
 

Código: P001 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (dois)
Tipo: Obrigatória
Docente: Alexandre Braga Libório

EMENTA: A disciplina tem como objetivo oferecer condições aos alunos de planejar, tabular e interpretar os dados obtidos em suas pesquisas. A disciplina introduzirá os fundamentos básicos da bioestatística para que o aluno adquira capacidade de desenvolver análises simples utilizando programas estatísticos e visão crítica da literatura biomédica. Será abordado o seguinte conteúdo: estatística descritiva 1: o papel da estatística na pesquisa científica; o método estatístico; tipos de dados (métricos); estatística descritiva: organização de dados brutos e agrupados e gráficos. Estatística descritiva 2: medidas de tendência central – média, moda, mediana; medidas de variabilidade – desvio padrão, amplitude total; aplicações. Distribuições estatísticas: características; cálculo de probabilidade; intervalo de confiança para média e proporção; estatística paramétrica e não paramétrica e intervalos de confiança para a média e proporção. Testes de hipóteses 1: formulação dos testes de hipóteses; significância estatística e formulação geral dos testes. Testes de hipóteses 2: paramétricos (diferença de médias, anova e desvio-padrão; não paramétricos (kolmogorof-smirnov e mann-whitney). Amostragem: cálculo do tamanho da amostra. Correlação: coeficiente de pearson. Regressão: regressão linear simples. 
 

Código: U025 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Danielle Malta Lima

EMENTA: A disciplina visa criar um foro de debate e de atualização sobre temas e pesquisas desenvolvidas na área de biologia molecular, fornecendo aos estudantes de pós-graduação o conhecimento das principais técnicas e suas aplicações em medicina. O conteúdo da disciplina será desenvolvido através da discussão de artigos recentes publicados na área de biologia molecular. Tendo enfoque os seguintes temas: tecnologia do DNA recombinante, enzimas de restrição, reação em cadeia da polimerase (PCR), RT-PCR, PCR em tempo real, sequenciamento, clonagem e diagnóstico molecular das doenças infecciosas.
 

Código: D103 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (dois)
Tipo: Optativa
Docente: Renato de Azevedo Moreira

EMENTA: Temas emergentes e/ou assuntos relevantes solicitados por docentes e discentes.
 

Código: N004 - Carga Horária: 60 H/A - Nº de Créditos: 04 (quatro)
Tipo: Optativa (demais alunos) / Tipo: Obrigatória (alunos bolsistas)
Docente: Fernanda Martins Maia Carvalho

EMENTA: Articulação teoria/prática e vivência de atividades de ensino, aprendizagem e de pesquisa na graduação. Realização de estágio nas fases de observação, planejamento, docência e avaliação. Análise crítica da prática didático-pedagógica. 
 

Código: R799 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Olívia Andrea Alencar Costa Bessa

EMENTA: Aspectos fundamentais da prática docente. Princípios e teorias da aprendizagem para adultos e sua aplicação na variedade de ambientes educacionais na educação das profissões de saúde. Inter-relação entre a teoria de ensino, pesquisa e prática educativa.  Modelo de aprendizagem proposta por Kolb. Tipos de personalidade e Estilos de Aprendizagem. Aprendizagem significativa. Inovação e mudança em educação. Liderança e o papel do docente na mudança de pessoas, instituições e sociedade. Educação baseada em evidências. Inovação disruptiva nas profissões da saúde. Avaliação do estudante. Programação e avaliação curricular.
 

Código: V077 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Jeová Keny Baima Colares

EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal a compreensão e aplicação dos conceitos fundacionais da pesquisa científica em estudos relacionados à abordagem de seres humanos, buscando a compreensão ou intervenção no processo saúde-doença. Neste sentido serão desenvolvidas atividades buscando aprofundar a compreensão dos elementos mais importantes da metodologia científica, o desenvolvimento de habilidades para a busca e seleção efetivas e eficientes de fontes bibliográficas e a compreensão dos elementos centrais da Medicina Baseada em Evidências. Também são considerados objetivos centrais a capacitação para elaboração de projetos de pesquisa, que possam garantir a qualificação dos estudos desenvolvidos. Finalmente, buscaremos a capacitação para a implEmenta: ção de projetos de pesquisa, observando os princípios das Boas Práticas Clínicas, além de interpretar e apresentar adequadamente os dados resultantes da pesquisa.
 

Código: V737 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Danielle Malta Lima

EMENTA: Disciplina com conteúdo variável, com discussão de grandes temas das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas, abordando, entre outros temas, os avanços tecnológicos e as perspectivas futuras em métodos diagnósticos e tratamento.
 

Código: V843- Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Carlos Ewerton Maia Rodrigues

EMENTA: Epidemiologia das vasculites; patogênese das vasculites, classificação das vasculites primárias, manifestações clínicas das vasculites anca-positiva e abordagem das principais manifestações clínicas das vasculites em relação ao tipo de vaso comprometido. Diagnóstico diferencial e terapêutica.
 

Código: R783 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (dois)
Tipo: Obrigatória
Docente: Renato de Azevedo Moreira

EMENTA: A disciplina tem como proposta principal a discussão e avaliação das diferentes abordagens metodológicas aplicadas ao estudo científico do processo saúde-doença, levando em consideração as etapas de planejamento, a apresentação de projetos, a execução dos mesmos e a interpretação de seus resultados. O objetivo central é fornecer ao futuro profissional as condições para elaboração de projetos e, acima de tudo, a capacidade de avaliação crítica e metodológica da literatura científica. Outro objetivo central é o estudo dos princípios da bioética, relacionada a pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, buscando despertar no mestrando a capacidade crítica da importância do comportamento ético no relacionamento entre a tríade investigador, objeto e pesquisa. Neste contexto serão explorados: conceitos de pesquisa, formulação de um problema, hipóteses, desenho do estudo, critérios de seleção, escolha de variáveis preditoras e de desfecho, escalas de medida, procedimentos, estratégias para aprimorar a acurácia, acompanhamento e aderência ao protocolo, delineando revisão sistemática de bibliografia, elaboração de trabalhos científicos, princípios de integridade ética, responsabilidades do investigador e da instituição, conflitos de interesse e normas de regulamentação dos comitês locais e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A disciplina privilegiará a abordagem de problemas reais e exemplos práticos em relação aos princípios da metodologia científica e bioética.
 

Código: R789 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Fernanda Martins Maia Carvalho

EMENTA: Fundamentos de neuroanatomia e neurofisiologia. Conceitos de neurociências aplicado a mecanismos de aprendizado. Neuroplasticidade, conectividade neural e aprendizado. Pensamento crítico no ensino para profissionais de saúde. Memória, sono, emoções, atividade física e o aprendizado. Técnicas integrativas e modulação do aprendizado. Novas tecnologias e impacto sobre o aprendizado.

Código: R785 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Obrigatória
Docente: Carlos Ewerton Maia Rodrigues

EMENTA: O objetivo da disciplina será introduzir a prática da redação de trabalho científico com enfoque para normas básicas na redação de artigos científicos de qualidade. Portanto, objetiva-se que o aluno adquira ou melhore os conhecimentos básicos para elaborar e interpretar as comunicações científicas escritas. Na disciplina será abordado: critérios de autoria, técnicas para definição de título, metodologia para redação da introdução, casuística, materiais e métodos, discussão, referências bibliográficas e resumo. O aluno deverá adquirir ou aprimorar os conhecimentos básicos para elaborar e interpretar as comunicações científicas escritas. A avaliação será realizada ao final da disciplina e o aluno deverá elaborar o esboço de artigo que poderá estar relacionado ao seu próprio objeto de estudo, contendo de forma sucinta um resumo, introdução, materiais e métodos e discussão. 
 

Código: R797 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Josué Viana de Castro Neto

EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal a apresentação de seminários pelo mestrandos, buscando avaliar o desempenho e o desenvolvimento cognitivo nas áreas gerais das ciências médicas, bem como a transmissão do conhecimento através de convidados. Para isto serão realizados seminários, com a apresentação da temática previamente selecionada por um grupo de alunos do curso (matriculados na disciplina), sendo intercalados por outras atividades educacionais como, por exemplo, grupos tutoriais, avaliação de manuscritos e conferências. 
 

Código: U027 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Josué Viana de Castro Neto

EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos dos mestrandos, buscando avaliar o desenvolvimento da sua formação teórica na sua área estudo, o desenho metodológico do seu estudo e cumprimento do cronograma estipulado. Para isto serão realizados seminários, com a apresentação do projeto de cada um dos alunos do curso (matriculados ou não na disciplina), sendo composta uma banca avaliadora, formada pelo orientador e outros professores do programa.
 

Código: R790 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Dionne Bezerra Rolim

EMENTA: A disciplina tem como objetivo o estudo das doenças infecciosas de maior importância na realidade brasileira. Conteúdo: Bases da epidemiologia aplicada as doenças infecciosas. Interação parasita-hospedeiro-ambiente. Patogênese das doenças infecciosas: novos conceitos e perspectivas. O sistema imune e a dinâmica das doenças infecciosas. Doenças negligenciadas: o papel do pesquisador brasileiro. Doenças endêmicas de importância nacional e regional. Doenças emergentes. Novas ferramentas no diagnóstico das doenças infecciosas. Evolução microbiana e resistência.
 

Código: V078 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Rodrigo Dornfeld Escalante

EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal a discussão e aprofundamento da temática ensino e pesquisa em cirurgia. Conteúdo: Ética e pesquisa em cirurgia, Ensino em cirurgia (desenvolvimento do currículo de cirurgia para a graduação, metodos de avaliação de habilidades técnicas e não técnicas em cirurgia, cenários de pratica), História, conceitos e evolução da cirurgia dos primórdios à cirurgia minimamente invasiva. 
 

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas.

E-mail: adrirolim@unifor.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA – Biotecnologia.

Resumo: Farmacêutica. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Farmacologia (Universidade Federal do Ceará). Desenvolve pesquisas na área de farmacologia para identificação de novos alvos terapêuticos para o tratamento da dor (especialmente dor orofacial); screening farmacológico para análise de compostos com atividade sobre o sistema nervoso central. Além disso realiza estudos de padronização de modelos experimentais em zebrafish adulto.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.

E-mail: alexandreliborio@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D – CA – Medicina.

Resumo: Médico nefrologista com doutorado em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de doenças renais com ênfase em Lesão Renal Aguda, trabalhando com sua interface com biomarcadores endoteliais e em aplicações clínicas de modelos estatísticos estruturais marginais e de causalidade.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas.

E-mail: acomoreira@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Farmacêutica. Mestrado e Doutorado em Bioquímica (Universidade Federal do Ceará). Desenvolve pesquisas em Bioquímica, com ênfase em isolamento, caracterização e aplicação de carboidratos e proteínas nas áreas das Ciências Farmacêuticas e da Biotecnologia e em análise proteômica para prospecção de biomarcadores de doenças baseada em espectrometria de massas.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.

E-mail: carlosewerton@hotmail.com

Currículo Lattes

Resumo: Médico. Doutor em Ciências Médicas do Serviço de Reumatologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente em pesquisa clínica englobando os seguintes temas: imunobiológicos, síndrome antifosfolípide, vasculites, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide , síndrome metabólica, dislipidemia e obesidade.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas.

E-mail: danimalta@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Biomédica. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Medicina, área de concentração Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área clínica (envolvendo seres humanos) e translacional (laboratorial com aplicação à saúde humana). Atuando principalmente nos seguintes temas: arboviroses, HIV, tuberculose, diagnóstico molecular (Biologia Molecular).

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas.

E-mail: dionnerolim@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Médica. Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de doenças infecciosas, saúde pública, educação e ambiente, atuando nas seguintes temáticas: melioidose, arboviroses, prevenção e controle de doenças emergentes e endêmicas, saúde pública com ênfase em educação.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.

E-mail: fernandamaia@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Médica. Doutorado em Ciências Médicas (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas clínicas em neurologia, com temática em 3 subáreas em especial: Doenças neurodegenerativas - incluindo distúrbios do movimento (em especial doença de Parkinson e distonias); Doença cerebrovascular - com ênfase em fase aguda do AVC e reabilitação; e neuroinfecção - com foco nas manifestações neuroinvasivas das arboviroses.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

E-mail: geraldobezerrajr@unifor.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

Resumo: Médico. Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas na área de saúde coletiva, medicina clínica, medicina tropical e eHealth, com ênfase nas doenças crônicas não-transmissíveis (hipertensão, diabetes e doença renal crônica).

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.

E-mail: kenycolares@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Médico. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área de HIV/Aids, dengue, hepatites, além de arboviroses e roboviroses emergentes.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.

E-mail: jvcn@uol.com.br

Currículo Lattes

Resumo: Médico. Doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular (Universidade de São Paulo). Desenvolve pesquisa nas áreas de cirurgia torácica, videocirurgia cardíaca e cirurgia cardiotorácica minimamente invasiva. Além disso, realiza estudos de educação e simulação em cirurgia.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas

E-mail: ltm@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Graduação em Medicina Veterinária. Mestrado em Ciência Animal (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Doutorado em Biotecnologia (Universidade de Fortaleza/Renorbio). Desenvolve pesquisas nas áreas de: terapia regenerativa com uso de células-tronco; terapia regenerativa com uso de plasma rico em plaquetas (PRP), gel de fibrina e meio rico em fatores de células-tronco; produção de biofármacos para tratamento contra o câncer e doenças autoimunes.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas

E-mail: marcelocavalcante@unifor.br  

Currículo Lattes

Resumo: Médico (Universidade Federal do Ceará). Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia (Universidade Estadual de Campinas). Mestrado em Tocoginecologia (Universidade Federal do Ceará). Doutorado em Ciências Médicas (Universidade Federal do Ceará). Pós- doutorado (University of Central Florida). Desenvolve pesquisas na área de medicina reprodutiva, com ênfase nas seguintes temáticas: perdas gestacionais, reserva ovariana, técnicas de reprodução assistida e mecanismos de senescência gonadais.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

E-mail: oliviabessa@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Médica. Mestrado em Patologia (Universidade Federal do Ceará) e Doutorado em Pediatria (Universidade Federal de São Paulo). Desenvolve pesquisa nas áreas clínica (saúde da criança) e educacional, com foco nas doenças alérgicas e respiratórias e na área de educação para as profissões da saúde, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento docente, gestão acadêmica, desenho de currículo, avaliação de estudantes e programas.

Linha(s) de Pesquisa: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

E-mail: renatarocha@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Psicóloga. Mestrado em Psicologia (Universidade de Fortaleza) e Doutorado em Psicologia (Universidade Autónoma de Lisboa). Realiza pesquisas nas áreas de psicologia, saúde e educação, principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, psicologia da saúde, educação médica, desenvolvimento docente, humanidades e arte.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas

E-mail: rmoreira@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Químico e Químico Industrial. Doutorado em Bioquímica (Universidade Federal do Rio Janeiro). É Membro Titular da Academia Cearense de Química (desde 2008). Título de Professor Emérito da UFC. Desenvolve pesquisas com foco na aplicação biotecnológica de proteínas e carboidratos, desenvolvendo formulações farmacêuticas inovadoras com ação cicatrizante e alimentos funcionais.

Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas, Estudos Translacionais em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

E-mail: rodrigo.escalante@unifor.br

Currículo Lattes

Resumo: Médico. Doutorado em Clínica Cirúrgica (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Clínica Cirúrgica (Universidade Federal do Ceará). Desenvolve pesquisas na área de doenças do aparelho digestivo, educação médica e cirurgia colorretal.

Dissertações Defendidas

 

O investimento no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas é composto por 30 parcelas fixas de R$ 2.135,00 (dois mil, cento e trinta e cinco reais).

 

 

Seleção 2021.1

Foi lançado o Edital Nº 16/2021 que torna pública a seleção para o Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 3.

O objetivo principal é promover a formação integral de futuros profissionais, docentes ou pesquisadores na área das Ciências Médicas, que deverão ser caracterizados pela formação técnica, científica e didática de alto nível.

Foram abertas 25 vagas, distribuídas em duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com as linhas de pesquisa em: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas; e na área em Ensino em Saúde, com a linha: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas. O edital destaca a temática de cada orientador.

As inscrições podem ser feitas de 15 de abril a 28 de maio de 2021, pelo formulário online. Os documentos listados em edital devem ser enviados por email para ppgcm@unifor.br . O valor da taxa é de R$ 136. 

O processo seletivo para ingressar no Mestrado em Ciências Médicas é composto de duasetapas: análise curricular e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 1º de julho.

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado em Ciências Médicas
Edital R. Nº 16/2021
Inscrições: 15 de abril a 28 de maio de 2021
Formulário online: https://forms.gle/sHQamnT7icp1sYXw7
Mais informações e envio da documentação: ppgcm@unifor.br

 

Seleção para bolsas do PPGCM

Foi lançado o edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinado ao processo seletivo para bolsa de Pós-doutorado (PDPG/Capes) do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM). 

> CONFIRA O RESULTADO

O(A) candidato (a) selecionado (a) deverá receber bolsa CAPES/FUNCAP, que terá vigência durante 12 meses, a partir da liberação da CAPES. O processo de seleção será regulamentado de acordo com o edital.

Será ofertada uma vaga, que será alocada junto à linha de pesquisa Estudos Translacionais em Ciências Médicas oferecida pelo Programa para execução do projeto Expressão em plataforma animal de uma lectina vegetal, uma proteína de interesse biomédico e biotecnológico”.

Serviço

Seleção 2021/2022 da Funcap para Pós-doutorado
Inscrições: 19 a 22 de abril de 2021
Requerimento de inscrição: acesse aqui
CONFIRA O EDITAL
 

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinadas ao Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Unifor. 

São oferecidas três bolsas para alunos do curso de Mestrado.

Os alunos aptos podem se inscrever entre os dias 10 a 12 de abril de 2019. Os documentos listados abaixo devem ser entregues na Secretaria do PPGCM:

  • Requerimento de Inscrição preenchido (Anexo do Edital).
  • Histórico Escolar do curso de Mestrado que estiver cursando ou comprovante de matrícula no semestre 2019.1
  • Currículo Lattes (produção científica comprovada de 2017 a 2019) (Anexo do Edital)
  • Declaração sem vínculo empregatício ou de afastamento sem remuneração

EDITAL VRPPG Nº 06/2019

Serviço

Seleção de bolsas da Funcap para Pós-graduação em Ciências Médicas
Inscrições: 10 a 12 de abril de 2019
Local: Secretaria do PPGCM (Bloco F | Sala F-33)
Mais informações: (85) 3477.3846

Atendimento via chat