angle-left Saiba como higienizar seus alimentos e evitar contaminação por coronavírus

Ter, 12 Maio 2020 10:54

Saiba como higienizar seus alimentos e evitar contaminação por coronavírus

Professora da Unifor traz informações e dicas sobre alimentação e passo-a-passo de como fazer a higienização correta.


A higienização correta dos alimentos é essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Foto: Shutterstock)
A higienização correta dos alimentos é essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Foto: Shutterstock)

Durante o dia a dia, a limpeza de alimentos in natura como verduras, legumes e frutas é uma prerrogativa conhecida para evitar a contaminação de doenças a quem consumi-los. Em virtude da Covid-19, no entanto, esses processos de higienização de alimentos se tornaram ainda mais essenciais devido às possibilidades de contágio.

Iramaia Bruno Silva, professora do curso de Nutrição da Universidade Fortaleza – uma instituição da Fundação Edson Queiroz –, explica que esses produtos adquiridos em lojas, supermercados e feiras passaram por um longo caminho antes de chegar até a casa do consumidor. Ao longo dessa jornada, o alimento pode trazer sujidades em sua superfície, ramos ou embalagem, havendo então a possibilidade de carregarem agentes nocivos ao ser humano, como vírus e bactérias.

“O único modo de nos protegermos desses microrganismos é criando barreiras que, para quase a totalidade desses seres microscópicos, são intransponíveis. A higienização criteriosa é uma das barreiras”, esclarece Iramaia. A professora, que é mestre em Saúde Pública e doutoranda em Biotecnologia em Saúde, pontua a importância do uso de luvas, a serem descartadas após o procedimento, para qualquer atividade de higienização. Caso não seja possível ter as luvas, recomenda-se lavar as mão com água e sabão ou com álcool a 70% ao término da higienização dos mantimentos.

Passo-a-passo

Para realizar a sanitização adequada e eficiente dos produtos alimentícios, a professora Iramaia explica como funcionam as etapas de cada procedimento na higienização de alimentos frescos no vídeo abaixo:

 

Ela também explica como proporcionar a higienização correta para alimentos industrializados antes de seu consumo neste outro tutorial:


Dieta equilibrada como suporte à prevenção

Além dos cuidados com a higiene, a alimentação saudável cotidianamente é um coadjuvante no combate a qualquer patologia, segundo Iramaia. “Nas situações de viroses, o sistema imunológico precisar estar robusto para suportar o ataque do vírus”, a professora adiciona, “este suporte pode ser viabilizado por meio do consumo de alimentos seguros, saudáveis e balanceados de acordo com as necessidades diárias de cada indivíduo”.

A professora também reforça a necessidade de sempre ingerir líquidos ao longo do dia para potencializar o bom funcionamento do corpo. “Quando hidratado, nosso organismo pode enfrentar melhor quadros de infecção viral, nos quais ocorre perda de apetite, diarreia e vômito, o que acaba causando desidratação”, ressalta Iramaia. Ela recomenda o consumo de água, sucos, chás e alimentos muito hidratados, como frutas e verduras, dentro da rotina alimentar.