angle-left Se Link: conheça a nova ferramenta criativa que leva informações da Universidade

Qua, 13 Novembro 2019 12:11

Se Link: conheça a nova ferramenta criativa que leva informações da Universidade

A iniciativa conecta, de forma simples e interativa, alunos, professores e funcionários às notícias do campus


Informar com eficiência é um dos pilares da Universidade de Fortaleza, que investe em diversos canais e formas de comunicar com qualidade para seu público. Foto: Ares Soares.
Informar com eficiência é um dos pilares da Universidade de Fortaleza, que investe em diversos canais e formas de comunicar com qualidade para seu público. Foto: Ares Soares.

Informar com eficiência é um dos pilares da Universidade de Fortaleza, que investe em diversos canais e formas de comunicar com qualidade para seu público. De fotos a textos,  redes sociais a cartazes, a variedade de veiculação informativa é ampla e inovadora. Com isso, surgiu o “Se Link”: programete audiovisual veiculado na rede social oficial da Universidade que comunica de forma interativa, criativa e que tem a “cara da internet”.

Com o  vídeo na vertical, captação de imagens por celular, edição mais rápida e irreverente, além de trilhas sonoras animadas, o Se Link se propõe a não apenas informar, mas também entreter. Possui, em média, 3 minutos, e é reproduzido às segundas e quartas-feiras no instagram da Universidade de Fortaleza (@uniforcomunica)

O Se Link aborda temáticas atuais e mostra a rotina da Universidade com linguagem informal e simples que atrai a visualização de mais de mil pessoas em toda edição e movimenta as interações da rede social e de quem está pelo campus. Já que o programa traz depoimentos de estudantes, professores, funcionários e mostra os ambientes e da Universidade.

Formato dinâmico e inclusivo

O analista de Marketing da Universidade de Fortaleza, Felipe Ferreira comenta sobre a idealização do programa e reafirma os conceitos “Quando pensamos no Se Link imaginávamos um formato bem diferente de tudo o que já fazíamos nas mídias da Unifor. Queríamos uma linguagem mais informal sem perder a credibilidade e o compromisso com a informação de qualidade”, ressalta. 

Além disso, outro diferencial do quadro é que ele é produzido e apresentado pela estudante de Jornalismo, Brunna Veloso. O que demonstra que a iniciativa também é uma ferramenta de aprendizado, oportunidades e experiências. “Eu aprendi muito fazendo o Se Link, porque eu faço o roteiro, gravo, faço as entrevistas, as imagens. Com a ajuda dos meus supervisores eu faço de tudo um pouco na minha área de estudo que é o Jornalismo”, afirma. 

Bruna fala ainda sobre a importância de novas maneiras de comunicar. “Eu percebi que saber usar diversas ferramentas é fundamental para a minha profissão. E conseguir utilizar de um método tão inovador, que é um vídeo pequeno, objetivo, dinâmico e que, principalmente, atinge muitos públicos nas redes sociais, me abriu muito a mente”, afirma. 

Acessibilidade também é um diferencial do Se Link: recentemente foi adicionada a interpretação simultânea de libras durante todo o vídeo, o que torna a iniciativa mais inclusiva e agradável, como explica Felipe. “Acreditamos que o principal ingrediente dessa mistura seja realmente o compromisso em integrar a audiência com respeito, dinamismo e inclusão, destacando aqui o fato de o programa ter ganhado recentemente a tradução simultânea em libras. Tudo pensado para ‘ligar’ o aluno à Universidade”, destaca. 

A novidade, com ajuda do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), objetiva alcançar diversos públicos, incluir todos que fazem a Universidade de Fortaleza e, principalmente, tornar a simplicidade e atualidade inclusiva dentro da academia. 

Saiba mais sobre o @uniforcomunica

O Unifor Comunica é o Instagram oficial da Universidade de Fortaleza e nasceu da necessidade que a Instituição tinha em se comunicar com público digital. Hoje, são mais de 187 mil seguidores, entre alunos, funcionários e público externo. A rede social atua de forma interativa e moderna, atualizando, diariamente, todas as novidades e rotina do campus. Além disso, realiza sorteios, campanhas e funciona como ferramenta de divulgação e canal de comunicação para solucionar dúvidas e receber sugestões de como tornar a Universidade um local ainda mais acolhedor.