angle-left Semana do Farmacêutico promove debates sobre atualidades do mercado

Semana do Farmacêutico promove debates sobre atualidades do mercado

Objetivo é reunir estudantes e profissionais farmacêuticos interessados em atualizar-se sobre temas relevantes da profissão (Foto: Ares Soares)
Objetivo é reunir estudantes e profissionais farmacêuticos interessados em atualizar-se sobre temas relevantes da profissão (Foto: Ares Soares)

O curso de Farmácia da Unifor realiza, nos dias 13 e 14 de março, a Semana do Farmacêutico, como parte da programação do Café Farmacêutico em 2019. 

Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de participar de mesas-redondas e palestras, a serem ministradas por profissionais e docentes de referência no mercado de trabalho e abordando temas relevantes da área.

A programação contempla os dois turnos, manhã e tarde, e as inscrições podem ser confirmadas pelo link abaixo. O evento acontece no Auditório da Biblioteca. A participação é mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser entregue no local do evento. Os participantes terão direito a certificado.

Programação

13 de março de 2019 (quarta-feira)

  • 8h às 9h – Credenciamento e Abertura do Evento
  • 9h às 12h - Mesa-redonda "Tecnologia e Inovação em Farmácia"
    Participantes:
    Profa. Dra. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira
    Prof. Dr. Ângelo Roncalli Alves e Silva  
  • 14h às 17h - Palestra "Cenário Atual da Farmácia Estética"
    Palestrante: Prof. Carlos Alberto Varela Júnior (especialista)

14 de março de 2019 (quinta-feira)

  • 9h às 12h - Palestra "Atuação do Farmacêutico na Segurança do Paciente"
    Palestrante: Profa. Mrs. Geysa Aguiar Romeu 
  • 14h às 17h - Mesa-redonda "Cannabis em foco"
    Participantes:
    Profa. Dra. Arlândia Cristina Lima Nobre de Morais 
    Profa. Dra. Regina Cláudia de Matos Dourado 

O Farmacêutico 

Profissional de grande relevância na nossa sociedade, o farmacêutico é responsável pela fabricação de remédios. Sendo assim, ele é habilitado para desenvolver, pesquisar e se responsabilizar pela manufatura de um novo medicamento e também de garantir que o remédio esteja dentro dos requisitos necessários para sua segurança e eficácia. 

Perguntamos para a coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, professora Carol Mourão, algumas curiosidades para quem quer seguir a profissão. Confira: 

  • Principais demandas da profissão atualmente 

“O que está em bastante ascensão atualmente na profissão são os cuidados farmacêuticos, que é o farmacêutico bem próximo do paciente, auxiliando na sua farmacoterapia. É uma área que está sendo bastante discutida. Outra demanda importante da profissão é a prescrição farmacêutica. No entanto, vale destacar, o papel do farmacêutico na indústria, farmácia de manipulação, desenvolvimento de pesquisa e análises clínicas. Áreas de atuação em ascensão e em evidência na profissão”, destaca. 

  • Competências e habilidades exigidas do profissional recém-formado

“São as competências para atuar no Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão de Serviços de Saúde. A preparação tem a característica de desenvolver essas competências para formar um profissional de destaque no mercado de trabalho. Nós nos orgulhamos de um indicador bastante interessante que é o indicador de empregabilidade: mais de 98% dos alunos recém-formados estão empregados. Cerca de 2% estão exercendo residência médica ou mestrado”, explica Carol Mourão. 

  • Tendências do mercado farmacêutico

“Existe uma grande tendência do mercado pela Inovação e Tecnologia, Gestão em Saúde e Cuidados Farmacêuticos”, finaliza a coordenadora.  

Farmácia na Unifor 

O curso de Farmácia da Unifor conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016, e é 4 estrelas no Guia do Estudante, avaliações que utilizam a escala de 1 a 5. 

Além disso, disponibiliza para os alunos mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. Veja alguns deles: Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Química e Laboratório de Fármacos e Produtos Naturais. 

Na Unifor, você é preparado para um mercado de trabalho amplo e promissor. O curso de Farmácia garante sua formação com perfil competência para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos.