null Unifor abre inscrições para o Indício 2019, pré-seleção para o Intercom

Qui, 21 Março 2019 13:51

Unifor abre inscrições para o Indício 2019, pré-seleção para o Intercom

Seminário pré-seleciona trabalhos que representarão a Universidade no Congresso Regional de Comunicação - Intercom Nordeste deste ano

A aluna Jamia Figueiredo e sua orientadora Profa. Mariana Fontenele. Foto: Ares Soares.

Estão abertas as inscrições para o III Seminário de Iniciação Científica da Comunicação Social - Indício.

Realizado pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, o seminário pré-seleciona trabalhos de alunos para representarem a universidade no congresso regional Intercom Nordeste, onde serão apresentados trabalhos no Intercom Jr. e Expocom. Os interessados têm até dia 29 de março de 2019, ao meio-dia, para realizar sua inscrição.

Podem participar alunos que, no ano de 2018, tenham desenvolvido artigos ou produtos em qualquer disciplina, projetos de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos cursos de Comunicação Social da Unifor.

O aluno graduado em 2018 ou 2019 também pode participar do congresso de comunicação. Porém, deve passar, obrigatoriamente, pela seleção local na universidade, o Indício.

As apresentações dos trabalhos acontecem em 4 e 5 de abril. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado em cerimônia de encerramento, no dia 5 de abril de 2019, às 18h.

Os alunos vencedores de cada modalidade representarão a Universidade de Fortaleza no congresso regional Intercom Nordeste. A premiação dos melhores trabalhos regionais acontece de 30 de maio a 1 de junho, na cidade de São Luís, Maranhão.

O que é o Intercom Jr.?

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso).

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, devem seguir as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

O que é o Expocom?

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”. A premiação é simbólica e beneficia os autores pela qualificação de seu curriculum vitae, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.

III Seminário de Iniciação Científica da Comunicação Social - Indício
Inscrições: de 18 a 29 de março de 2019