seg, 18 março 2019 08:57
Unifor cria aplicativo para auxiliar famílias de crianças com autismo
Intitulada “Interautismo”, plataforma atua na realização de atividades lúdicas de estímulo no ambiente domiciliar.
O curso de Fisioterapia da Unifor, em parceria com o Laboratório de Inovação do NATI ( Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação), o Doutorado em Saúde Coletiva e o curso de Psicologia está desenvolvendo uma pesquisa aplicada, envolvendo o desenvolvimento de tecnologias eHealth para a criação de um aplicativo multiplataforma para apoiar a família com crianças com autismo. A criação conta com apoio da Unimed Ceará.
Batizada de “Interautismo”, a tecnologia é voltada às famílias de crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atua na realização de atividades lúdicas de estímulo à criança no ambiente domiciliar. A família receberá do profissional da saúde, via aplicativo, uma programação de atividades lúdicas personalizadas para a criança.
Idealizado por Julyana Maia, professora do curso de Fisioterapia, e pelo professor Eurico Vasconcelos, coordenador do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), o projeto surgiu como TCC e tomou proporções maiores.
“O aplicativo surgiu com uma ideia minha, eu sou professora do curso de Fisioterapia e a minha vivência no NAMI - Núcleo de Atenção Médica Integrada da Unifor - junto às famílias que têm crianças com autismo foi a motivação. Eu via a necessidade e a dificuldade que essas famílias têm de realizar as brincadeiras que nós, da reabilitação, indicamos para as crianças em casa”, destaca.
“O aplicativo Interautismo surgiu como tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e ganhou proporções muito maiores, sendo eleito um dos três melhores no evento INOVA-S, realizado na Unifor. A partir do evento, que contou com diversas empresas, foi possível realizar uma parceria com a pós-graduação e com a Unimed a fim de aprimorar e colocar em uso o app para pesquisas e para uso da população”, explica o professor Mayron Faria, coordenador do curso de Fisioterapia da Unifor.
O aplicativo apresentará atividades que serão realizadas fora do ambiente virtual, resgatando o brincar tradicional com ferramentas caseiras e que favoreçam a interação da criança com a família ou com outras crianças.
Ainda segundo o professor Mayron Faria, a tecnologia está presente na vida do aluno e cada vez mais na área da Saúde. “Apoiamos os desenvolvimentos tecnológicos e de aplicativos dentro do curso, sempre em parceria com o setor de tecnologia da Universidade, o NATI”, afirma.
Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2019, o aplicativo será disponibilizado para download gratuitamente e poderá ser utilizado em celulares tanto Android quanto iOS.