sex, 28 setembro 2018 14:36
Unifor dispõe de estação para recarga de carros elétricos
Parceria da universidade, Enel, Prefeitura de Fortaleza e Serttel, a estação permite recarga simultânea de até dois veículos elétricos
Por meio de parcerias entre instituições públicas e privadas, o município de Fortaleza vem dando importantes passos no estímulo à mobilidade elétrica. O mais recente deles é a instalação do primeiro eletroposto que possibilita a recarga simultânea de veículos elétricos nas dependências da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Contando com duas vagas exclusivas para veículo elétrico, a estação de recarga está localizada ao lado do Ginásio Poliesportivo da Unifor. A iniciativa foi desenvolvida por pesquisadores e alunos da universidade no âmbito do projeto E-Car Sharing, no Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (CpqMEL) da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor. O novo eletroposto é parceria da Unifor, Enel, Prefeitura de Fortaleza e Serttel.
O projeto multidisciplinar visa o entendimento global do impacto da mobilidade elétrica, dos impactos sociais, ambientais, econômicos, além de possíveis perturbações na rede elétrica. O eletroposto instalado na Unifor é de recarga semirrápida, com potência nominal de 22kVA e pode abastecer veículos elétricos de diversas marcas como Audi, BMW, BYD, Renault, Tesla, Volkswagen e Volvo.
A mobilidade elétrica vai ser um dos temas abordados no 23º Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), que acontece em Fortaleza, de 20 a 23 de novembro. O evento deve reunir cerca de 5.000 pessoas do setor de todo o país no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições podem ser realizadas no site do evento: https://sendi.org.br/. O SENDI acontece desde 1962 a cada dois anos e, após dez anos, será realizado em uma capital nordestina novamente. O evento é realizado pela Abradee e nesta edição tem coordenação da Enel Distribuição Ceará.
Recarga
A recarga ocorre de maneira simples, sendo necessário apenas um cartão eletrônico que é apresentado no display do equipamento, logo iniciando sua recarga. Reabastecimentos completos podem levar até 90 minutos, a depender do veículo a ser abastecido pelo usuário.
O eletroposto poderá integrar outros projetos de mobilidade elétrica existentes em Fortaleza, sendo também uma forma de incentivar o uso de veículos elétricos por toda a comunidade e, consequentemente, uma locomoção mais sustentável.
“É necessário integrar estratégias para que a mobilidade elétrica não seja um fenômeno isolado, mas integrado. Dessa forma, Fortaleza criou o sistema de automóveis elétricos, estimulou o desenvolvimento através do centro de pesquisa e agora começa a criar pontos de recarga para veículos elétricos particulares. A ideia é que a estação de recarga de veículos elétricos da Unifor seja a primeira de muitas que virão para fomentar uma locomoção mais sustentável”, explica Nilo Rodrigues, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Enel Distribuição Ceará.
“Para além dos resultados do projeto, a vanguarda em pesquisas em mobilidade elétrica traz para o CPqMEL a oportunidade de novos projetos, projeção nacional e integração entre pesquisadores de diversas áreas da Unifor”, destaca Vládia Pinheiro, coordenadora do E-Car Sharing. No projeto, atuam professores, pesquisadores e alunos dos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Energias Renováveis, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis e Ciência da Computação e dos programas de Pós-graduação em Informática Aplicada e em Administração de Empresas.
Mobilidade elétrica em Fortaleza
A capital cearense foi a primeira do país a contar com o primeiro sistema de automóveis elétricos compartilhados do Brasil, por meio do projeto de Veículo Alternativo para Mobilidade, Vamo, inaugurado em agosto de 2016. Após isso, o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica iniciou suas atividades, no início de 2017, para estimular o uso de veículos elétricos por meio de pesquisas científicas relacionadas ao impacto econômico e socioambiental, além de propor novas soluções de mobilidade elétrica aplicáveis a Fortaleza e a outros centros urbanos do país.
Uma das maneiras para incentivar a disseminação da mobilidade elétrica é facilitar o processo de recarga. Nesse contexto, o eletroposto inaugurado na Unifor se inclui como estratégia para estimular o mercado deveículos elétricos particulares na capital cearense.
Sobre o CpqMEL
O Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica, vinculado à Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor, é responsável por realizar pesquisas relacionadas à mobilidade elétrica em cidades. Desde o início de 2017, o CPqMEL executa o projeto E-Car Sharing, em parceria com a Enel, Prefeitura de Fortaleza e Serttel. O projeto tem o objetivo de analisar e desenvolver modelos regulatório e de negócios, simular os impactos da recarga de veículos elétricos na rede elétriica, além de definir modelos conceituais e métricas para avaliação de impactos da mobilidade elétrica em uma grande ciidade.
Car Sharing
O sistema de car sharing foi lançado no ano de 2011 em Paris, na França. Outros grandes centros como Londres, na Inglaterra, e Estados Unidos, também já consolidaram o sistema de carros compartilhados como ação de mobilidade urbana. Na Itália, a Enel já opera o sistema de carsharing elétrico (E-Go Car Sharing) com estações de recarga rápida (22kW-AC) e gestão remota por meio do EMM (Electric Mobility Management).
Segundo estudos, a frota mundial de carros elétricos pode chegar a 230 milhões de veículos em 2030, representando 35% do total de veículos. De acordo com pesquisas da Frost & Sullivan, em 2015, já havia mais de 15 mil pontos públicos para carga de veículos elétricos na Europa.