null Unifor é destaque no maior fórum de ensino superior da América Latina

Qui, 29 Setembro 2022 17:29

Unifor é destaque no maior fórum de ensino superior da América Latina

O evento reúne cases de sucesso de universidades brasileiras, nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo

A Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Unifor, Maria Clara Bugarim, foi uma das palestrantes desta edição (Foto: Divulgação)

A trajetória de 50 anos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é um dos cases de sucesso apresentados no 24º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), o maior evento da área na América Latina e que acontece dias 29 e 30 de setembro no World Trade Center São Paulo. A apresentação da Unifor foi feita nesta quinta-feira à tarde pela professora Maria Clara Bugarim, Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da universidade e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade  (Abracicon).

Segundo a organização do evento, os cases destacam como as instituições de ensino superior, preocupadas com a experiência de seus estudantes, criaram ações e estratégias diversas para estabelecer vínculos mais fortes entre alunos e instituições, apostando em uma trajetória impactante e inesquecível. O resultado são estudantes mais presentes, engajados, conectados e satisfeitos com as instituições de ensino.

O FNESP é realizado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, e que tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, e preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro.

O tema do evento deste ano, “É sobre o estudante sim! - Mais que oferta de conteúdo, é sobre uma experiência memorável”, busca discutir as mudanças no perfil dos estudantes brasileiros a partir das constantes transformações pelas quais o mundo tem enfrentado. Por meio de palestras, debates e mesas-redondas, os gestores das instituições de ensino superior de todo o Brasil conhecem a fundo quem são seus estudantes. Só assim será possível torná-los prioridade para encantá-los, desenvolvendo no caminho a qualidade de nossas instituições de ensino superior.

Durante os dois dias do 24º FNESP, temas como tecnologias educacionais, transformação digital, aprendizado personalizado, modelos acadêmicos, retenção dos estudantes, engajamento, comunicação e marketing estão sendo discutidos e debatidos a partir da perspectiva da experiência do aluno.

Entre os palestrantes do 24º FNESP estão o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, o presidente da Southern New Hampshire University, Paul LeBlanc, autor do livro “Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education” e que detalha seu pensamento sobre um ambiente de aprendizagem que valoriza o estudante e o coloca no centro de todos os processos da instituição.

A programação do evento terá ainda o lançamento do livro “Educação Superior Além da Crise: por que as IES não vão desaparecer”, baseados nas palestras apresentadas no 23º FNESP. Os artigos que compõem esse livro refletem sobre novas alternativas e oportunidades para superar as turbulências de uma conjuntura bastante difícil neste longo período de pandemia. As reflexões dos autores possibilitam a identificação de caminhos para a educação superior brasileira, mostrando que as IES responderam satisfatoriamente ao desafio, e provaram que não vão desaparecer.