angle-left Unifor e Prefeitura de Fortaleza iniciam distribuição de máscaras de pano nesta segunda (20)

Sex, 17 Abril 2020 11:59

Unifor e Prefeitura de Fortaleza iniciam distribuição de máscaras de pano nesta segunda (20)

As embalagens das máscaras foram fornecidas pela Universidade de Fortaleza, junto com material impresso contendo recomendações sobre uso e conservação do produto.


A entrega das máscaras acontecerá em terminais de ônibus, escolas, supermercados, bancos e lotéricas. Não haverá distribuição no campus da Unifor.  (Foto: Banco de imagens / Shutterstock)
A entrega das máscaras acontecerá em terminais de ônibus, escolas, supermercados, bancos e lotéricas. Não haverá distribuição no campus da Unifor.  (Foto: Banco de imagens / Shutterstock)

A partir desta segunda-feira (20) é iniciada a distribuição de 3 milhões de máscaras de tecido para uso comunitário, fruto da união de esforços entre a Prefeitura de Fortaleza, a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e a empresa Guararapes. A entrega acontece em terminais de ônibus, escolas, supermercados, bancos e lotéricas, além de contemplar diretamente algumas categorias profissionais. Não haverá entrega de máscaras no campus da Unifor. 

As máscaras são o resultado do trabalho de 1.670 costureiras, a partir do projeto “Todos com Máscara”, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza com o objetivo de produzir máscaras de pano com o auxílio de autônomos, microempreendedores individuais e microempresas da capital. Professoras do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza participaram da concepção do produto, respeitando critérios ergonômicos para deixar a máscara mais ajustável ao rosto.

“Há estudos demonstrando que, para uso comunitário, se as pessoas se encontram num mesmo ambiente e as duas guardam a distância de dois metros e usam a máscara têxtil, o risco de contaminação diminui bastante. Por isso, vamos lançar essa política, começar a distribuição e receber a produção para que até o final do mês de abril estejamos com as máscaras distribuídas em toda Fortaleza”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.

Além disso, ele enfatizou que o uso das máscaras de tecido não substitui cuidados básicos como lavar as mãos, manter o distanciamento social e fazer o isolamento, sendo a máscara um equipamento a mais de proteção para o período da epidemia da Covid-19.

Drive-thru para doação de máscaras de pano 

No dia 16 de abril, a Universidade de Fortaleza instalou estrutura de drive-thru, em frente ao prédio da reitoria, para a coleta de doações de máscaras de pano feitas pela população. O objetivo é estimular as pessoas que costuram e já tenham os insumos em casa a deixarem os itens no drivre-thru, para que uma equipe da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, realize a distribuição das máscaras nas comunidades mais afetadas, juntamente com material informativo. 

Para as pessoas que têm tecido, máquina de costura e interesse de participar da ação de doação, mas não sabem como fazer as máscaras de tecido, a professora Fernanda Moriconi, do curso de Design de Moda, gravou um vídeo com o passo-a-passo de confecção do produto. 

Clique aqui e confira o vídeo.