null Unifor instala em seu campus o 2º maior estacionamento solar do País

Qui, 17 Dezembro 2020 14:47

Unifor instala em seu campus o 2º maior estacionamento solar do País

A energia gerada pelo equipamento vai atender a 25% do consumo anual de energia elétrica da Universidade de Fortaleza

O equipamento terá 5.580 placas solares instaladas em uma área de aproximadamente 22 mil m². (Foto: Ares Soares)

No início de 2021, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, ativará a usina solar instalada na “coberta” do novo estacionamento de veículos do campus, a segunda maior da categoria no Brasil (a primeira está instalada em Vitória, Espírito Santo). O equipamento terá 5.580 placas solares instaladas em uma área de aproximadamente 22 mil m², com capacidade para gerar uma economia de energia de 2.1 MWp.

Ao mesmo tempo em que os alunos ganharão 735 novas vagas sombreadas, próximas às salas de aula do bloco M, a instituição iniciará a operação de geração de energia limpa capaz de absorver entre 25% e 30% do consumo de energia elétrica da Universidade, dependendo da época do ano.

A inovação tem o objetivo de tornar a Universidade de Fortaleza cada vez mais sustentável, inspirando outras instituições e também os alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharias a implementarem ações dessa natureza em projetos futuros no mercado de trabalho. O local também abrigará o segundo ponto de abastecimento de carros elétricos do campus. O outro já está em funcionamento e fica localizado próximo à Academia Unifor.

“A usina foi feita em estrutura metálica galvanizada a fogo, seguindo as normas e recomendações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cumprindo todas as regras de aterramento e utilizando os melhores materiais na parte elétrica e estrutural. A iluminação também vai ser toda fotovoltaica. A base do piso foi feita com resíduo reciclado de construção e demolição (RRCD) do antigo Centro de Convenções, seguindo princípios de sustentabilidade”, explica Euclides Castelo, gestor da Divisão de Manutenção e Obras da Unifor.

Euclides Castelo salienta ainda que a usina servirá também como laboratório de estudos aos alunos dos cursos de engenharia (elétrica, mecânica, produção, civil e ambiental), de arquitetura e energias renováveis, para que possam ver na prática o que estudam em teoria. “Teremos um laboratório a céu aberto para alunos e professores”, destaca.

Estabilidade da rede de energia

Além da geração de energia limpa que virá da Usina Solar, a Unifor finalizou a obra da subestação 69 kv, uma instalação que vai captar da rede de alta-tensão. “Com isso, teremos mais qualidade de energia, menos oscilação dentro do campus, dando mais segurança tanto à produção científica dos alunos quanto às atividades e aos experimentos realizados nos laboratórios”, ressalta Euclides.