null Unifor participa do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família

Qui, 14 Junho 2018 16:46

Unifor participa do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família

Professores da Universidade de Fortaleza participam de debates nesta sexta-feira sobre a Estratégia Saúde da Família, no Centro de Eventos.

Abertura oficial do evento na tarde de quarta-feira, 13 de junho (Foto: Davi Pinheiro/ Governo do Ceará)

A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família (ESF), implantada há 25 anos, é o tema do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (Enesf), que se encerra nesta sexta-feira, 15 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza, com a participação de professores da Universidade de Fortaleza.

Desde quarta-feira passada, 13, mais de cinco mil estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde participam dos debates, oficinas e mostras científicas. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Estadual de Saúde (Cesau) realizam o evento com o apoio de entidades e universidades.

Nesta sexta-feira, o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, coordena o painel “Inovação na Estratégia Saúde da Família”, de 8h30 às 10h30. Já a professora Sharmenia Nuto, do curso de Odontologia da Unifor, coordena o painel “Desafios do trabalho na Estratégia Saúde da Família: Saúde bucal”, de 15h15 às 17h30. No encerramento da programação do evento, a professora Geisy Luna, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifor, participa do debate sobre “Formação para Estratégia Saúde da Família”.

Durante a solenidade de abertura do evento, houve a entrega dos selos bronze Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses. Também foi entregue o selo comemorativo dos 25 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A homenagem, prestada pelos Correios do Ceará, marcou o início das comemorações da instituição.

QualificaAPSUS

A iniciativa do Selo Bronze faz parte do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - QualificaAPSUS Ceará, lançado em janeiro de 2016 pela Sesa. O projeto estabelece padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária com consequente certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As unidades de saúde que recebem o Selo Bronze de Qualidade 2018, alcançaram itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Após dois meses de avaliação de campo, foram certificadas 147 Unidades Básicas de Saúde em 88 municípios. O QualificaAPSUS Ceará busca melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

Programação científica

O Enesf 2018 visa promover discussão sobre temas importantes para o sistema de saúde, utilizando diversas estratégias de divulgação do conhecimento como conferências, painéis, mesas redondas e apresentação de temas livres.

Entre os eventos integrados do Encontro destacam-se: a VI Mostra da Secretaria de Saúde de Fortaleza; a I Mostra Qualifica APSUS do Ceará; a Mostra Estadual do Programa Mais Médicos do Ceará; o I Encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família; o Seminário Preparatório da ABRASCO - 25 Anos da ESF em Defesa do SUS; e a I Mostra Estadual do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde do Ceará (EdPopSUS) e a VII Expoesp.