angle-left Unifor promove Cine Diálogos Virtuais com a cineasta Marília Rocha

Unifor promove Cine Diálogos Virtuais com a cineasta Marília Rocha

A conversa acontece nesta sexta-feira, 3 de maio, na sala A da Videoteca da Unifor


Marília Rocha realiza trabalhos voltados para as potencialidades do cinema documentário. Foto : Luigi Angelucci/Divulgação
Marília Rocha realiza trabalhos voltados para as potencialidades do cinema documentário. Foto : Luigi Angelucci/Divulgação

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor promove nesta sexta-feira, dia 3 de maio, o terceiro momento do projeto Cine Diálogos Virtuais, com a cineasta Marília Rocha. O encontro acontecerá na sala A da Videoteca (1º andar do Centro de Convivência), a partir das 19h, com a exibição do filme “A cidade onde envelheço”, seguida do debate virtual com o cineasta.

Marília Rocha dirigiu os filmes Aboio (2005), melhor filme no festival “É Tudo Verdade”; Acácio (2008); e A Falta que me faz (2009), melhor filme Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O festival Dockanema, em Moçambique, apresentou uma retrospectiva de sua obra em 2011 e, no mesmo ano, ela foi homenageada com uma mostra especial no festival Visions du Réel. É graduada em Comunicação e Artes pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutoranda na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É parceira de Clarissa Campolina e Luana Melgaço na Anavilhana Filmes.

Seu longa-metragem “A cidade onde envelheço” (2016) venceu os prêmios de Melhor Filme nos festivais de Brasília, Biarritz, Lisboa e Santa Maria da Feira. Além disso, foi destaque em diversos festivais, como Rotterdam (45a edição, Hivos Tiger Awards Competition, 2016); Berlinale (66a edição, Market Screening, 2016); Pesaro (52a edição, Pesaro Nuovo Cinema Competition, 2016) e outros.

No filme, Francisca, uma jovem emigrante portuguesa morando no Brasil, recebe em sua casa Teresa, uma antiga conhecida com quem já havia perdido contato. Teresa acaba de chegar e vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país, enquanto Francisca anseia por Lisboa. O enredo acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda ligação que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa.

O projeto Cine Diálogos Virtuais é um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, que conecta alunos e realizadores para troca de ideias. O projeto, que já recebeu cineastas como Eliane Caffé e Tyrell Spencer, ocorre no âmbito da disciplina Cine Experiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, que inicia os alunos na experiência do documentário.

Serviço

Cine Diálogos Virtuais com Marília Rocha
Data: 03 de maio de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: videoteca A (1º andar do Centro de Convivência)