null Unifor promove Cine Diálogos Virtuais com a cineasta Marília Rocha

Unifor promove Cine Diálogos Virtuais com a cineasta Marília Rocha

A conversa acontece nesta sexta-feira, 3 de maio, na sala A da Videoteca da Unifor

Marília Rocha realiza trabalhos voltados para as potencialidades do cinema documentário. Foto : Luigi Angelucci/Divulgação

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor promove nesta sexta-feira, dia 3 de maio, o terceiro momento do projeto Cine Diálogos Virtuais, com a cineasta Marília Rocha. O encontro acontecerá na sala A da Videoteca (1º andar do Centro de Convivência), a partir das 19h, com a exibição do filme “A cidade onde envelheço”, seguida do debate virtual com o cineasta.

Marília Rocha dirigiu os filmes Aboio (2005), melhor filme no festival “É Tudo Verdade”; Acácio (2008); e A Falta que me faz (2009), melhor filme Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O festival Dockanema, em Moçambique, apresentou uma retrospectiva de sua obra em 2011 e, no mesmo ano, ela foi homenageada com uma mostra especial no festival Visions du Réel. É graduada em Comunicação e Artes pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutoranda na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É parceira de Clarissa Campolina e Luana Melgaço na Anavilhana Filmes.

Seu longa-metragem “A cidade onde envelheço” (2016) venceu os prêmios de Melhor Filme nos festivais de Brasília, Biarritz, Lisboa e Santa Maria da Feira. Além disso, foi destaque em diversos festivais, como Rotterdam (45a edição, Hivos Tiger Awards Competition, 2016); Berlinale (66a edição, Market Screening, 2016); Pesaro (52a edição, Pesaro Nuovo Cinema Competition, 2016) e outros.

No filme, Francisca, uma jovem emigrante portuguesa morando no Brasil, recebe em sua casa Teresa, uma antiga conhecida com quem já havia perdido contato. Teresa acaba de chegar e vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país, enquanto Francisca anseia por Lisboa. O enredo acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda ligação que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa.

O projeto Cine Diálogos Virtuais é um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, que conecta alunos e realizadores para troca de ideias. O projeto, que já recebeu cineastas como Eliane Caffé e Tyrell Spencer, ocorre no âmbito da disciplina Cine Experiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, que inicia os alunos na experiência do documentário.

Cine Diálogos Virtuais com Marília Rocha
Data: 03 de maio de 2019 (sexta-feira)
Local: videoteca A (1º andar do Centro de Convivência)