angle-left Unifor realiza live sobre como dormir melhor no período de isolamento social

Seg, 13 Abril 2020 13:02

Unifor realiza live sobre como dormir melhor no período de isolamento social

Especialista em medicina do sono tirou dúvidas dos estudantes sobre o assunto e deu dicas sobre como aumentar a qualidade do sono.


Prof. Dr. Samir Câmara Magalhães é docente do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)
Prof. Dr. Samir Câmara Magalhães é docente do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza realizou na tarde da última quarta-feira (09/04) uma transmissão ao vivo em suas mídias sociais com o tema “Como dormir melhor no período de isolamento social”. O convidado para explanar o assunto foi o Prof. Dr. Samir Câmara Magalhães, que além de médico neurologista e especialista em medicina do sono, compõe o corpo docente do curso de Medicina da Universidade.

A transmissão foi mediada por Brunna Veloso, estudante de Jornalismo da Unifor e estagiária da Diretoria de Comunicação e Marketing. Dentre as várias questões levantadas durante a conversa, foi-se discutido como o período de quarentena interfere no sono, qual a importância de se manter uma rotina, de que forma a ansiedade interfere nesse âmbito e qual a influência da alimentação e do uso excessivo de aparelhos eletrônicos na hora de dormir, bem como quais hábitos devem ser utilizados para se ter um sono saudável durante o isolamento e após esse período.

A iniciativa faz parte de um projeto da Universidade intitulado Lives do Conhecimento”, que tem como propósito democratizar a informação para o seu público, visando proteger a saúde de todos por meio da disseminação de conteúdos relevantes. Sendo essa uma ferramenta acessível, e que dá oportunidade ao debate, muitos alunos levantaram questões pertinentes sobre o assunto durante a live, além de elogiar a atividade.

Egressa da Universidade de Fortaleza, Winy Moraes acompanhou a conversa ao vivo e ressaltou como a atividade foi benéfica: “Essa iniciativa da Unifor em oferecer lives pelo Instagram é muito interessante, principalmente pelo momento em que estamos vivendo. Assisti a primeira e fiquei muito satisfeita, pois o conteúdo é bem pertinente e o profissional convidado é muito responsável. Toda a apresentação da live foi de um jeito simples e objetivo. É uma forma de ocuparmos o tempo com materiais que agregam em nossas rotinas em casa e aprender um pouco mais sobre os assuntos abordados. Espero que tenha outras lives, acho super válido!”, concluiu Moraes. 

Ao final da transmissão, o médico relembrou os cuidados básicos que a população precisa ter diante da pandemia do COVID-19: “Espero que vocês estejam se protegendo, ficando em casa e seguindo as medidas de segurança da saúde, assim como preservando seus pais e avós. Passem essas mensagens de proteção para mais pessoas. E, em relação à qualidade do sono, é importante que vocês não esqueçam da organização das rotinas de vocês. Tenham horários para a alimentação, atividades, para dormir e acordar. Pensem que isso vai passar, logo logo estaremos voltando à nossa vida normal, e nós professores estamos ansiosos em vê-los novamente nas salas de aulas”, ressaltou o especialista.

Confira a live na íntegra: 

https://drive.google.com/drive/folders/1wLRPfQoWjmvWKaarsC23olGvlvPdNDJu