null Universidade de Fortaleza é a instituição privada líder em citações no Brasil

Qui, 3 Setembro 2020 18:29

Universidade de Fortaleza é a instituição privada líder em citações no Brasil

Posição foi obtida em ranqueamento divulgado pela Times Higher Education (THE) no dia 2 de setembro. Resultado reconhece o compromisso com investimentos científicos.

Unifor é a instituição privada de maior influência em pesquisa no Brasil (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acaba de ser eleita pela entidade britânica Times Higher Education (THE) como a melhor instituição de ensino superior do Ceará, considerando-se tanto públicas quanto privadas. Para chegar a essa classificação, obtida no ranqueamento “World University Rankings 2021”, a Universidade atingiu boas pontuações nos diferentes indicadores considerados pelo órgão avaliador.

A Unifor se destaca por ter atingindo a primeira colocação em um destes fatores: trata-se do percentual de citações que a instituição recebe no meio acadêmico (em outras palavras, sua influência no campo da pesquisa), em comparação às outras instituições privadas do Brasil que participam da lista. Ao todo, a classificação inclui mais de 1500 universidades do mundo, sendo 52 brasileiras.

O resultado obtido transparece os investimentos sólidos que a Universidade de Fortaleza realiza em pesquisas voltadas para a contribuição social. Em meio à pandemia do novo coronavírus, por exemplo, a instituição selecionou editais condizentes com a urgência do momento e comprometidos em atingir rápido resultado e impacto significativo na sociedade.

Sobre o resultado obtido no ranqueamento da THE e as produções científicas ligadas à Unifor, o professor Vasco Furtado, responsável pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da instituição, declara: “O impacto das pesquisas indica que estamos no caminho certo, mas mostra que não se faz pesquisa sozinho. Isso é fruto da rede de parceiros que estamos construindo e que buscamos aumentar com projetos estratégicos de alcance internacional”.

Ainda sobre o ranking, Vasco reitera que o aumento das citações indica o efeito que as políticas de internacionalização da Universidade e de fomento a pesquisas de alto impacto, bem como o estabelecimento de parcerias estratégicas, vêm surtindo efeito no campo educacional. Além do índice de citações, a classificação da THE considera números relacionados à ensino, tecnologia, produtividade e desempenho internacional das instituições, entre outros fatores.