angle-left Universidade de Fortaleza oferece orientações gratuitas para declaração do Imposto de Renda

Qua, 24 Junho 2020 18:30

Atendimento é realizado à distância pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Confira como recebê-lo.

O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2020 – ano base 2019 – será 30 de junho. (Foto: Agência Brasil)

Com o objetivo de promover esclarecimentos sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que tem como prazo final o próximo dia 30 de junho, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, disponibiliza atendimento gratuito e remoto à comunidade. Esse serviço é ofertado anualmente pelo setor.

Durante o atendimento, são sanadas dúvidas sobre retificação de imposto; problema de malha fina; empreendedorismo com o MEI; situações trabalhistas que envolvem cálculos e outros assuntos vinculados à prática contábil.

“Em função de tantas incertezas neste momento, é crucial para os cidadãos, bem como para os pequenos empresários, contar com toda a ajuda possível para superar os problemas econômicos que se avizinham. Saber quem tem direito a receber os benefícios que o governo irá disponibilizar, bem como as obrigações fiscais que permanecem, pode garantir não apenas a sustentabilidade do negócio, mas uma tranquilidade ao indivíduo”, afirma a professora Alessandra Ponte, coordenadora do NAF.

Alessandra supervisiona, junto à professora Anna Beatriz Maia, um time formado por oito alunos do curso de Ciências Contábeis da Unifor, que realizam os atendimentos do NAF voluntariamente. Durante o primeiro semestre de 2020, foram realizados 57 atendimentos, entre presenciais e remotos. As consultas virtuais são realizadas mediante envio de e-mail para naf@unifor.br

Colaboração e aprendizado

Além de atendimentos para tira-dúvidas, orientações e esclarecimentos, o Núcleo atua como instrumento de educação fiscal, disponibilizando conteúdos em um perfil no Instagram sobre o IRPF e outros temas relacionados à questões fiscais e tributárias. Foi também desenvolvido um Boletim Informativo neste período, com o propósito de informar aos contribuintes e à sociedade civil sobre as medidas durante a pandemia, orientando-os sobre as suspensões de contratos e outros assuntos relevantes à atualidade.

Em relação à participação dos estudantes, Alessandra conta que “assim como boa parte da população e das instituições, nós acabamos nos reinventando nesse período singular. Os alunos têm contribuído com essas inovações e temos nos motivado a contribuir com grande parcela da população que não tem acesso às informações. Para eles, ter acesso a essa prática contábil e fiscal é maravilhoso, principalmente no tocante à Declaração de Imposto de Renda. Fazemos os trabalhos juntos como se estivéssemos em um escritório de contabilidade”.

Sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) objetiva disseminar a devida educação fiscal para a sociedade. Oriundo do convênio entre a Universidade de Fortaleza, a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), SEFAZ, Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC), o Núcleo segue disponibilizando atendimentos, de forma remota, durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

O Núcleo também recebe consultas sobre os serviços de auxílio, inscrição, informações sobre o CPF e o CNPJ, consulta à situação fiscal, informações e auxílio para Microempreendedores Individuais (MEIs) e também para micro ou pequenos empresários do Simples Nacional.

Tira-dúvidas sobre o IR 2020
Atendimento às terças e quintas-feiras, de 17h às 19h.
Prazo até 30 de junho de 2020, mediante agendamento via e-mail (naf@unifor.br).

Para mais informações, consulte o perfil do NAF no Instagram: @naf.fortaleza.

Estude Ciências Contábeis na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!
*exceto Medicina