null Universidade de Fortaleza recebe evento para debater atuação e mercado de podcasts no Ceará

A idealização do evento ocorreu por conta do crescente número de ouvintes de podcast no estado do Ceará. Foto: Thiago Ferreira/FotoNIC.

A Universidade de Fortaleza recebe no seu campus o Assuntar, a primeira maratona de podcast do Ceará. O evento é uma realização da Caramelo Comunicação em parceria com a Associação Brasileira de Podcast (Abpod). O evento ocorre no dia 30 de novembro e terá a produção e curadoria dos podcasts Serifacast, CarameloCast, FutCast e Iradex Podcast. As inscrições são limitadas, gratuitas, com 220 vagas, e podem ser realizadas através do site Sympla.

A idealização do evento ocorreu por conta do crescente número de ouvintes de podcast no estado do Ceará. Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o Brasil possui 50 milhões de internautas que já ouviram pelo menos um programa de áudio pela Internet, representando 40% da amostra de 140 milhões de internautas.

Um dos organizadores da CarameloCast e diretor da Caramelo Comunicação, Paulo Júnior Pinheiro, falou sobre a importância que tem essa nova mídia no mercado e a importância da realização desse evento no ambiente acadêmico. “O Assuntar vai dar voz às novas gerações de produtores, investidores e ouvintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Estamos diante de um movimento que ganha cada vez mais visibilidade, por se conectar aos novos hábitos de consumo de informação das pessoas em áudio e via Internet. Ter a Universidade de Fortaleza já nesta primeira edição só mostra que a discussão interessa também ao ambiente acadêmico, seja aos cursos de comunicação seja aos de gestão”, falou Paulo.

O coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges, também ressaltou a importância da universidade receber um evento como esse. “O evento é muito bem vindo é muito importante para nossa universidade. O podcast é uma ferramenta muito moderna, pois, utiliza a linguagem do rádio, mas que pode explorar o mercado de inúmeras formas”, explicou o professor.

Nova plataforma

A célula do Núcleo Integrado de Comunicação NIC, recentemente inaugurou a sua plataforma de podcasts desenvolvidas por alunos. “Recentemente os cursos de Jornalismo e Publicidade inauguraram o podcast da Rádio NIC, que inclusive já possui muitos downloads. Ele também possui um aplicativo exclusivamente feito para os podcasts produzidos pela rádio e que foi desenvolvido pelos alunos”, explicou Wagner.

Alguns dos temas a serem abordados durante as conversações são a formação de comunidade, podcast jornalístico, podcast corporativo, rentabilização de podcast e podcast como veículo de afirmação de identidade. Também irá ocorrer gravações de podcasts ao vivo, durante o evento, e vários bate-papos entre os painelistas e o público.

Um dos grandes objetivos do evento é, também, dar apoio a produção de novos podcasts e dar visibilidade para as produções regionais. “O Assuntar se alimenta de dados, como o do Ibope e da Podpesquisa, e reforça as diretrizes da Abpod de valorizar os podcast regionais, proporcionar a formação de novos podcasters e ouvintes, além de dar visibilidade aos conteúdos em áudio de forma plural. Esperamos que seja um ponto de encontro marcante para os participantes”, destaca Andreh, que é também host do SerifaCast.

“O podcast tem tudo a ver com a vida dinâmica do século 21, onde eu preciso fazer várias coisas ao mesmo tempo”, falou o coordenador de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, Tarcísio Bezerra. “O mais interessante da gente, enquanto academia e conhecimento científico, é ver que o aprendizado ele não fica restrito somente a sala de aula e eu posso inserir de outras formas, em outras mídias, como o podcast”, completou o professor.

Ciência em podcast

A Universidade de Fortaleza iniciou também a realização de um podcast voltado para as produções científicas que ocorrem no campus em todos os centros, o “Uniforcomunica: Ciência no Campus”. Ele foi lançado pela rádio do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) em outubro de 2019 e tem novos programas todas quinta-feiras.

Assuntar - 1ª maratona de podcast do Ceará
Data: 30 de novembro de 2019 (sábado)
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza
Inscrições online