angle-left Universidade de Fortaleza recebe selo de Instituição Socialmente Responsável

Qui, 19 Novembro 2020 16:35

Universidade de Fortaleza recebe selo de Instituição Socialmente Responsável

Certificação é concedida pela ABMES e reconhece ações de impacto social realizadas pela Universidade durante 2020. Essa é a 16ª vez que a instituição é contemplada


No período de pandemia, a Universidade de Fortaleza reforçou suas atividades de responsabilidade social (Foto: Ares Soares)
No período de pandemia, a Universidade de Fortaleza reforçou suas atividades de responsabilidade social (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi contemplada com o selo “Instituição Socialmente Responsável 2020-2021”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Essa é a 16ª vez que a Unifor recebe a certificação, cujo objetivo é destacar e reconhecer o engajamento que a instituição possui em ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável de sua comunidade local. 

O selo traz visibilidade às ações de responsabilidade social realizadas ao longo do ano por instituições participantes da Campanha da Responsabilidade Social, iniciativa organizada pela ABMES e que ocorre anualmente desde 2005. A edição de 2020, mesmo realizada em meio à pandemia do novo coronavírus, registrou mais de cinco mil ações sociais promovidas por Instituições de Ensino Superior. 

A Unifor, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e de sua Divisão de Responsabilidade Social, firmou-se como uma participante ativa da Campanha, com 85 atividades cadastradas e realizadas em prol da comunidade. 

Dentre elas, destaque para a ampliação da oferta de vagas do Centro de Formação Profissional, de 600 para 1.000 oportunidades; além da formação de turmas específicas para pessoas com deficiência auditiva. A instituição também realizou a doação de 500 chips com acesso à internet para as crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, a fim de que pudessem continuar seus estudos de forma remota neste período de distanciamento social.

A partir do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e do projeto de voluntariado “Educação e Saúde”, a Universidade de Fortaleza fez o acompanhamento de pacientes renais. Além disso, instalou drive-thru para testagem de Covid-19. Também contou com o apoio de alunos e professores dos Centros de Ciências na realização de atividades como contação de histórias, palestras sobre lei Maria da Penha e lives sobre superação – atividades que ajudaram as pessoas a atravessar o momento mais difícil da pandemia.

Para o professor Randal Martins Pompeu, vice-reitor de Extensão da Unifor, receber a certificação de “Instituição Socialmente Responsável” é o reconhecimento do compromisso que a instituição tem com a sociedade. “A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, desde sua criação, sempre direcionou seus esforços para o desenvolvimento integral da sociedade. Consciente de seu papel, reitera que sua prioridade é a promoção do desenvolvimento social e econômico, de modo a possibilitar o florescimento das potencialidades do ser humano em sua plenitude”.

Responsabilidade social na Unifor 

Sempre comprometida com a sociedade, a Universidade de Fortaleza oferece programas e projetos voltados para voluntariado, educação e capacitação profissional, permitindo também um campo prático para seus estudantes. Atuando com o princípio de gerar melhoria de vida aos assistidos, os projetos são dotados de grande representatividade para a comunidade em geral, desenvolvendo atividades distintas e de grande importância em seus cenários de atuação.