null World Cleanup Day acontece na Praia de Iracema com o apoio da Unifor

Qua, 12 Setembro 2018 14:49

World Cleanup Day acontece na Praia de Iracema com o apoio da Unifor

Ação mundial de limpeza acontece neste sábado (15). O objetivo é conscientizar a população para o cuidado com o meio ambiente.

Unifor realizou campanha Praia Linda, Praia Limpa para promover conscientização do meio ambiente. Foto: Ares Soares.

Neste sábado, 15 de setembro, será realizada a maratona mundial de limpeza World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). Na data, milhões de voluntários em 150 lugares ao redor do mundo vão se unir para ajudar seus países no combate à poluição, realizando limpeza um pontos das cidades. Os cearenses também estão convocados para fazer parte da iniciativa: um grande mutirão de limpeza será realizado na Praia de Iracema, um dos mais importantes cartões postais de Fortaleza, com concentração prevista para às 15h.

A organização da iniciativa conta com o apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor), C. Rolim Engenharia, Hotel Sonata, Indaiá, Instituto Iracema, SEUMA, Greenpeace, Rotaract, Escoteiros do Brasil e da Cooperativa de Materiais recicláveis SOCRELPE.

A ação global é liderada por cidadãos e tem como objetivo as comunidades locais que estão lutando com os desafios de resíduos mal geridos e descartados da pior maneira possível como os que são despejados em lixões ilegais, que vão parar em praias, rios, florestas, ruas e terrenos.

No Brasil, o projeto “Limpa Brasil” é responsável por organizar e coordenar as ações em todo o território nacional. Na capital cearense, o descarte irregular de lixo é um grande problema, assim, o World Cleanup Day vai chamar atenção de todos para não despejar lixo em locais como terrenos baldios, rios, córregos, praças e ruas.

Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Cronograma do evento

15h – Concentração próximo ao Hotel Sonata, na Avenida Beira-Mar, 848
15h30 – Formação dos grupos e distribuição dos Kits
15h45 – Mutirão de limpeza
16h30 – Retorno dos grupos e triagem dos materiais coletados.
17h30 – Encerramento das atividades.

www.limpabrasil.org

+55-11-98588-1866