angle-left Aluna da primeira turma de Psicologia lança livro na Bienal

Seg, 19 Agosto 2019 15:20

Aluna da primeira turma de Psicologia lança livro na Bienal

A obra é resultado de uma imersão de 25 dias pelo deserto da Namíbia e será lançada amanhã (20 de agosto), na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará


“Desertos e travessias: uma imersão no silêncio”, de Berta Lúcia. Foto: Ares Soares.
“Desertos e travessias: uma imersão no silêncio”, de Berta Lúcia. Foto: Ares Soares.

Nesta terça-feira, 20, será lançado “Desertos e travessias: uma imersão no silêncio”. A obra foi escrita por Berta Lúcia Ponte, mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. O lançamento acontece na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no espaço “A Gramática do Paladar”, localizado no pavilhão térreo.

A atualidade barulhenta cala o silêncio que carrega o sentido do nosso ser. Ao longo de 30 anos atuando como psicóloga clínica, Berta Lúcia viu como a falta de interesse pela vida angustia jovens e adultos. O livro busca discutir a “importância da compreensão e desvelamento do silêncio na contemporaneidade ruidosa e acelerada”.

Nesta busca, Berta atravessou o deserto da Namíbia, durante 25 dias, para descobrir como o silêncio pode ajudar o indivíduo a apropriar-se de si. A psicóloga acredita que vivemos em uma sociedade do cansaço e que a experiência no deserto foi essencial para uma apropriação de si. “O deserto que eu fui buscar habita dentro de mim”, revela. 

A obra, publicada pela Editora Armazém da Cultura, reúne também sua dissertação de mestrado e suas experiências no atendimento clínico. Berta fez parte da primeira turma de Psicologia da Unifor e do grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor. A autora pretende continuar suas travessias, agora, pelo Rio São Francisco. 

Serviço

Lançamento “Desertos e travessias: uma imersão no silêncio”
Data:
20 de agosto de 2019
Horário: 16h
Local: XIII Bienal do Livro do Ceará - Centro de Eventos