angle-left Alunas de Design de Moda da Unifor realizam campanha em prol de doações de cabelos

Sex, 3 Maio 2019 10:26

Alunas de Design de Moda da Unifor realizam campanha em prol de doações de cabelos

A iniciativa é resultado da ação de alunos de graduação e mobilizou representantes da Associação Peter Pan


A ação realiza doações de cabelos para confecção de perucas para crianças que estão em tratamento de câncer. Foto: Gabriel Almeida.
A ação realiza doações de cabelos para confecção de perucas para crianças que estão em tratamento de câncer. Foto: Gabriel Almeida.

Não é nada fácil perder o cabelo em um tratamento contra o câncer, mas a solidariedade de muita gente tem ajudado a tornar esse momento menos doloroso. Esse é o objetivo da campanha “Fios de Afeto”. Iniciada pelas alunas do curso de Design de Moda da Unifor Niara Meireles, Myrella Gurgel, Isi de Oliveira e Thais Maia, a ação realiza doações de cabelos para confecção de perucas para crianças que estão em tratamento de câncer na Associação Peter Pan

O projeto que visa estimular a doação de cabelos para a confecção de perucas aconteceu na quinta-feira (25), na clínica de beleza Mulher Cheirosa, e mobilizou alunas da Unifor, a coordenadora do curso de Design de Moda, Ana Cláudia Farias, representantes da Associação Peter Pan e a família de Maria Eduarda, de 11 anos, uma das crianças que irá receber a doação. 

Moda além da vestimenta 

A ideia da ação surgiu a partir de uma inquietação pessoal da aluna Myrella Gurgel, do 2º semestre de Design de Moda Unifor, para ela a beleza e a moda sempre tiveram a ver com conforto: “Queria me libertar desse conceito de precisar ter um cabelo grande para me sentir bonita. Sempre admirei muito quem tinha a cabeça raspada, e tomei para mim essa decisão”. Durante a ação a aluna raspou complemente os cabelos e doou para a Associação Peter Pan. 

Segundo a aluna a moda não tem a ver só com roupa, mas também com atitude e estilo, e isso passa também pela autoestima das pessoas: “Existe a ideia da moda só como roupa, mas ela é também muito do que vem de fora e você recebe. A moda é muito mais quando você descobre o seu eu e você externaliza pro mundo. Nesse sentido, estar aqui e saber que vamos ajudar pessoas que precisam e que vão se ver a partir de outras perspectivas faz toda a diferença”, destaca. 

“Fios de Afeto”

Maria Eduarda, de 11 anos, foi diagnosticada aos 10 anos com leucemia. Após passar por vários médicos procurando respostas para as constantes dores na perna, realizou o mielograma, exame que avalia a medula óssea, na Associação Peter Pan, que constatou o câncer. 

O diagnóstico pegou de surpresa os pais que estavam desfrutando da pré-adolescência da filha, e teve que parar de ir a escola.  O momento da perda do cabelo é descrito por elas como um momento muito doloroso, em que a garota chorava muito porque os colegas iam rir dela. 

Um ano após o início do tratamento, e agora com a medula limpa e curada, Maria Eduarda voltou a escola. A menina que estava presente na campanha “Fios de Afeto” relata a alegria de ter sido escolhida pela doação: “Acho muito bonita a atitude das meninas, nós mulheres sabemos que é muito difícil se desfazer do cabelo, principalmente, nós que sofremos com a doença. Estou  muito honrada e agradecida por ter sido escolhida pela Associação”, declara. 

Para a representante dos projetos sociais da Associação Peter Pan, Livia Silva, ações como a “Fios de Afeto” proporciona retorno positivo para a instituição, uma vez que aumenta a autoestima dos pacientes: “Eles perdem muito a autoestima no processo do tratamento. Esse tipo de ação que motivam a beleza é de suma importância para a instituição e para as famílias”, destaca. 

Para doar 

Para realizar doação de mechas de cabelos para a Associação Peter Pan, precisa ter mechas acima de 25 centímetros, após o corte é necessário amarrar as mechas em uma liga e guardar em papel alumínio ou em um saco plástico. São aceitos cabelos que já passaram por procedimentos com química ou não. 

A Instituição está localizada na Rua Alberto Montezuma, Nº 350, no Bairro Vila União, e funciona de 7h às 17h de segunda-feira a quinta-feira, já na sexta-feira o horário de atendimento é 7h às 16h, as doações são aceitas diariamente no local. 

A coordenadora do curso de Design de Moda Unifor, Ana Cláudia Farias, comentou a ação.