angle-left Atenção aos fios: como manter a saúde capilar em dia?

Ter, 9 Junho 2020 13:54

Atenção aos fios: como manter a saúde capilar em dia?

Professora do curso de Estética e Cosmética da Unifor traz dicas e passo-a-passo de cuidados com o cabelo em tutorial. Confira o vídeo.


Fábia Azambuja, professora do curso de Estética e Cosmética, dá dicas para cuidar da saúde capilar (Foto: Arquivo pessoal)
Fábia Azambuja, professora do curso de Estética e Cosmética, dá dicas para cuidar da saúde capilar (Foto: Arquivo pessoal)

Elemento de expressão individual, cultural e de moda, o cabelo costuma ser um fator relevante na autoestima das pessoas, além de poder desempenhar um papel de indicador sobre a saúde de cada organismo. Por isso é preciso dedicar atenção especial à saúde capilar. É o que diz Fábia Azambuja, professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Fábia é fisioterapeuta dermatofuncional e fala sobre a necessidade de cuidar da saúde capilar, não só em razão de elevar a autoestima, mas também para evitar problemas que influenciam em fatores sociais, como queda de cabelo, caspa e oleosidade. “Tudo isso é importante cuidarmos para que nosso paciente fique mais feliz e satisfeito”, declara.

“É de suma importância cuidarmos da saúde capilar porque a falta de saúde do cabelo é um alerta para a sua saúde, principalmente a queda dele. Quando estamos com muita queda, é necessário fazer outros exames porque, algumas vezes, isso pode estar atrelado a outras patologias.”
- Fábia Azambuja, professora do curso de Estética e Cosmética.

Além do fio em si, a fisioterapeuta dermatofuncional ressalta a importância de dar atenção especial ao couro cabeludo. “O fio de cabelo é feito de células queratinizadas mortas, então ele já está morto. É preciso cuidar do couro cabeludo porque é ele que vai produzir um cabelo saudável, mais bonito e brilhoso”, explica

Fábia também enfatiza a necessidade de um acompanhamento profissional especializado para qualquer procedimento capilar além da lavagem e hidratação devido a necessidade de uma avaliação individual do paciente. O especialista irá elaborar, assim, um tratamento personalizado para as necessidades particulares de cada tipo de cabelo. 

“Os profissionais que estão habilitados a trabalhar com terapia capilar são os profissionais graduados na área da saúde e da beleza. São eles que irão saber qual é a indicação correta de um produto para seu paciente”, pontua a professora.

“Em tempos de isolamento social, algo contra indicado é o uso de receitas caseiras. Elas podem trazer um grande malefício ao couro cabeludo e ao fio do cabelo, podendo gerar tanto queimaduras ao couro cabeludo quanto cortes e quebras no fio do cabelo.”
- Fábia Azambuja, professora do curso de Estética e Cosmética.

Segundo a profissional, o indicado é realizar as hidratações em casa com produtos já conhecidos, de qualidade, que sejam testados dermatologicamente e com registro na Anvisa. A professora também sugere o uso de óleos vegetais puros, como o de abacate, comprados em lojas naturais ou especializadas para garantir a qualidade e autenticidade do produto.

A professora Fábia Azambuja detalha no vídeo abaixo algumas dicas e procedimentos capilares que podem ser realizados em casa. Confira no tutorial a seguir:

 

Estude Estética e Cosmética na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em um das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina