angle-left Biblioteca Unifor oferece opções de leitura para a quarentena

Qua, 8 Abril 2020 10:29

Biblioteca Unifor oferece opções de leitura para a quarentena

Acervo online de textos literários e acadêmicos é disponibilizado para quem deseja se aventurar por publicações diversas.


Portal de Periódicos Científicos da Unifor tem livre acesso para quem deseja realizar pesquisas (Foto: Ares Soares)
Portal de Periódicos Científicos da Unifor tem livre acesso para quem deseja realizar pesquisas (Foto: Ares Soares)

Visando ampliar o leque de conteúdos disponíveis para as pessoas que estão cumprindo isolamento social em casa, medida indicada para evitar a propagação do novo coronavírus e da doença por ele causada, conhecida por COVID-19, a Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza disponibiliza sua base de dados online. O serviço contém opções para diversos públicos, inclusive os que não estão conectados à instituição. 

“Dentro do website da Unifor, é possível encontrar, na página da Biblioteca, a aba recursos digitais. Trata-se de uma curadoria do conteúdo disponibilizado por meio de livros digitais, bases de dados, periódicos, etc.; tanto de acesso restrito [para alunos, professores e funcionários] quanto de acesso livre [para o público em geral]”, explica Lívia Costa, uma das bibliotecárias da Universidade. De acordo com ela, é possível encontrar conteúdos de diferentes áreas científicas, incluindo comunicação, saúde e ciências tecnológicas. “Temos, inclusive, o Portal de Periódicos Científicos da Unifor, que alunos que estão em fase de Trabalho de Conclusão de Curso podem usar como fonte de informação”, conta ainda Lívia.

Apesar da divisão que prioriza campos de estudo e pesquisa, a aba de recursos digitais também inclui publicações não-acadêmicas. São diversos os clássicos literários que podem ser encontrados nas bases de dados de livros digitais e de livre acesso. Alguns também podem ser lidos por meio da base “Minha Biblioteca”; todavia, esta é restrita aos usuários da plataforma Unifor Online.