angle-left Colação de Grau 2020.1: Cerimônia 100% virtual

Colação de Grau 2020.1: Cerimônia 100% virtual

Universidade de Fortaleza realiza solenidade online pela primeira vez em sua história. Transmissão do evento acontece no dia 24 de julho pela TV Unifor e pelas redes sociais da Unifor.


Cerimônia de Colação de Grau da Universidade acontecerá virtualmente em 2020. Imagem realizada em janeiro deste ano (Foto: Ares Soares).
Cerimônia de Colação de Grau da Universidade acontecerá virtualmente em 2020. Imagem realizada em janeiro deste ano (Foto: Ares Soares).

Reconhecendo o esforço dos alunos, de suas famílias e honrando as histórias que escreveram nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará a solenidade de Colação de Grau deste ano, pela primeira vez na história, completamente online. A transmissão acontecerá pela TV Unifor e pelas redes sociais da Universidade, às 20h do dia 24 de julho.

A iniciativa leva em consideração as recomendações nacionais e internacionais de enfrentamento à Covid-19, também seguindo as orientações do Protocolo de Biossegurança da Unifor. O objetivo é manter em prática o distanciamento social, garantindo assim a segurança e saúde de concludentes, familiares e colaboradores da Universidade.

João Roberto Lopes, concludente do curso de Psicologia, vê a cerimônia online como uma ação positiva na pandemia: “Só de saber que vai ter [a Colação] virtual já é mais tranquilo para mim porque eu entro em uma videochamada, fico com a minha mãe e o meu pai e a gente assiste juntos. Acho que não é o esperado porque temos uma construção de anos sobre quando a gente vai colar grau, mas é uma ótima solução para a situação”.

Concludente do curso de Jornalismo, Natália Coelho, diz que apesar de um pouco conflitante o sentimento de se formar em plena pandemia, tem muita confiança no que aprendeu na Universidade. “Vivi anos incríveis na Unifor e não sinto que seja esse o momento que eu vá dizer adeus. Acredito que ainda vou estar sempre presente, seja em palestras, alguma Pós-Graduação ou, quem sabe, voltar como docente”, revela.

A solenidade segue com os tradicionais discursos docente e discente; as mensagens dos gestores institucionais; o juramento dos concludentes; e a tão esperada outorga de grau aos graduandos, além da titulação aos novos mestres e doutores. Haverá também uma surpresa ao final da cerimônia para animar a noite dos concludentes e seus familiares, que poderão festejar a conquista na segurança de suas casas.

A entrega dos certificados de Desempenho Acadêmico e da Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz acontecerá no mês agosto, em razão do período de finalização do semestre letivo 2020.1 e em cumprimento ao Protocolo de Biossegurança da Universidade de Fortaleza.

Solicitação do Diploma*

O(a) concludente receberá por e-mail ou pelo Unifor Online o seu Certificado de Conclusão de Curso, um dia após a data da sua respectiva Colação de Grau. Este documento possibilita recorrer ao respectivo conselho de classe ou órgão similar para requerer o registro profissional.

Após o retorno da Universidade às atividades presenciais, o aluno poderá requerer à Central de Atendimento/Divisão de Assunto Estudantis (DAE) o histórico escolar final e o Diploma de Graduação (para cujo requerimento é necessário apresentação do documento original ou cópia autenticada da cédula de identidade). Lembrando que o prazo de entrega do diploma é de até 20 dias úteis.

*As orientações podem sofrer alterações em função do comportamento da pandemia em Fortaleza.
 

 

SERVIÇO

Cerimônia de Colação de Grau 2020.1
Dia: 24 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h
Transmissão: TV Unifor  (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e redes sociais da Universidade de Fortaleza (Instagram e YouTube como @uniforcomunica; Facebook e Twitter como @uniforoficial).