angle-left Coleção Rachel de Queiroz da Unifor abre espaço para visitas guiadas

Sex, 26 Abril 2019 15:54

Coleção Rachel de Queiroz da Unifor abre espaço para visitas guiadas

Outros equipamentos como a Biblioteca Acervos Especiais e o Centro Cultural Unifor também recebem visitações


Foto: Filipe Pereira.
Foto: Filipe Pereira.

Após a reabertura da Biblioteca no começo de abril de 2019, a Universidade de Fortaleza realizou algumas visitas guiadas à coleção Rachel de Queiroz. Na manhã dos dias 23 e 25 de abril, o equipamento recebeu a visita do Colégio Universo do Saber, do bairro Maraponga. 

Os alunos recepcionados conferiram, na Videoteca da Unifor ,o vídeo "De Rita à Rachel" sobre a vida e as obras da escritora cearense, Raquel de Queiroz. Na ocasião, foram repassadas todas as explicações sobre o acesso à coleção. Em seguida, o passeio cultural seguiu para a Biblioteca Central e para o prédio da Reitoria, conhecendo a Biblioteca Acervos Especiais e o Centro Cultural Unifor. 

A visita, realizada pelos alunos do ensino fundamental I, acontece em alusão ao Dia do Livro, comemorado no dia 18 de abril. Segundo a coordenadora do Colégio Universo do Saber, é necessário que os discentes saibam, desde pequenos, sobre a importância da escritora Raquel de Queiroz. “Nessa data, nós sempre levamos nossos alunos para alguma biblioteca e neste ano nós escolhemos a Unifor. É necessário que eles conheçam essas obras, pois muitos ainda não possuem acesso a esse tipo de leitura. Após a visita, as professoras fazem um trabalho literário para saber o que foi aprendido”, comenta.

Saiba mais

A Coleção Rachel de Queiroz, espaço que reúne parte do acervo bibliográfico da escritora cearense, está aberto ao público, no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor). O acervo é composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, e foi doado em 2017 à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro.

A Unifor, conhecida por seu trabalho com a divulgação das artes, através da biblioteca, disponibiliza para os pesquisadores, funcionários, comunidade acadêmica e os diversos visitantes conhecerem, compreenderem a importância do acervo parcial da escritora cearense 

Biblioteca Acervos Especiais 

O acervo, localizado no 1ª piso da Reitoria da Unifor, conta com cerca de 9 mil volumes, entre livros e algumas coleções raras nacionais e internacionais sobre Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias e Direito, entre outros temas. Nele, o público tem acesso gratuito a um acervo composto por livros doados à Universidade de Fortaleza por diversos colecionadores, além de outros adquiridos para compor as salas especiais. 

De “Don Quixote de la Mancha”, ilustrado por Salvador Dalí, às obras doadas por Thomaz Pompeu Gomes de Matos, que remontam à história de Fortaleza. Diversos livros ocupam as prateleiras do acervo e marcam a vida de alunos e ex-alunos da graduação da Unifor. 

Espaço Cultural Unifor

O Espaço Cultural Unifor se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.

Inaugurado em 1988, o espaço já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas.

Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Serviços

Espaço Cultural Unifor
| De terças às sextas, de 9h às 19h; e sábados e domingos ,de 10h às 18h | Entrada gratuita | Estacionamento no local 
CONTATO: (85) 3477.3319 / espacocultural@unifor.br

Coleção Rachel de Queiroz
| Biblioteca Central da Unifor (1º Piso) | De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h; e sábados de 8h às 13h. Visitas em grupo mediante agendamento | Acesso gratuito | Estacionamento no local
CONTATO: (85) 3477.3169

Biblioteca Acervos Especiais
| De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 18h | Aos sábados mediante agendamento | Acesso gratuito 
CONTATO: (85) 3477-3823 / 
acervosespeciais@unifor.br