angle-left Conheça a 365Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

Qui, 14 Maio 2020 10:50

Conheça a 365Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

Espaço possibilita que os futuros publicitários se aproximem da realidade vivenciada no mercado de trabalho


Equipe da Lab356 em foto realizada antes da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)
Equipe da Lab356 em foto realizada antes da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

No último mês de março, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, inaugurou sua nova agência experimental de conteúdo: a 365Lab. Gerido pelos professores Cláudio Sena, Jari Vieira e Diego Henrique, o espaço aproxima os alunos do curso ao cotidiano praticado por empresas de comunicação e às suas atividades. 

A proposta do laboratório é preparar, por pelo menos um ano, alunos da graduação em Publicidade e Propaganda para o mercado de trabalho, trazendo oportunidades de crescimento ao gerenciar a comunicação de clientes reais, sendo eles Projetos Sociais ou  Organizações Não-Governamentais. Entre os principais atendidos, estão o IPREDE - Instituto da Primeira Infância; o Grupo Gratidão, que trabalha com ações sociais; o Instituto Ação e Reação; e também a própria Universidade, em casos específicos. 

“Nossa agência júnior é mais uma iniciativa do CCG [Centro de Ciências da Comunicação e Gestão] e do curso de Publicidade que conecta os alunos às ações contemporâneas e às tendências futuras do nosso mercado de trabalho. O 365Lab é um espaço de criatividade, de inovação e de experimentos na área da comunicação”, explica Cláudio Sena, um dos tutores do projeto. 

Da esquerda para a direita: os gestores e professores, Diego Henrique, Cláudio Sena e  Jari Vieira

Atualmente, a agência é composta por três gestores e dezoito estagiários. O trabalho é executado por até oito setores: atendimento, planejamento e criação, direção de arte, redação, produção, comunicação digital, fotografia e audiovisual. A ideia é ampliar a experiência dos estagiários em diversos níveis e funções. 

De acordo com Nathália Xavier, estudante do sexto semestre do curso, a 365Lab proporciona uma experiência de muito aprendizado. “Participar da agência é incrível. Estou perto de concluir a graduação, e poder ampliar meus conhecimentos, aprender muito mais e interagir com clientes de verdade agrega muito para minha bagagem pessoal e profissional antes de entrar no mercado de trabalho. É uma iniciativa genial”, ela conta. 

Mesmo com as circunstâncias de distanciamento social em prevenção à Covid-19, as atividades do laboratório continuam à todo o vapor. Apesar de não fazer parte da proposta do espaço, os estagiários estão exercendo suas funções à distância por meio de home office, de forma a prosseguir com o atendimento aos clientes e, principalmente, com a conquista de novos aprendizados. “Continuamos firmes e fortes nesta quarenta. Acredito que temos tudo para fazer as diferença com mais este projeto-espaço da Universidade de Fortaleza”, declara Cláudio Sena.