angle-left Egressa da Unifor aborda em livro a infância para além das fronteiras territoriais

Sex, 17 Agosto 2018 10:19

Egressa da Unifor aborda em livro a infância para além das fronteiras territoriais

A autora reside no Oriente Médio há onze anos e lança seu primeiro livro no próximo sábado, em Fortaleza


Wiana Aguiar é formada em Turismo pela Unifor e mora há 11 anos em Dubai com as filhas Pietra e Carla. Ela lança livro neste sábado em Fortaleza (Foto: DIvulgação)
Wiana Aguiar é formada em Turismo pela Unifor e mora há 11 anos em Dubai com as filhas Pietra e Carla. Ela lança livro neste sábado em Fortaleza (Foto: DIvulgação)

No próximo sábado, 18 de agosto, Wiana Aguiar lança "Pepa & Keca - Quem viu rimas por aí?" (AME Editorinha), em Fortaleza, na Ler Livraria do Shopping Viasul, a partir das 17h. O livro marca a estreia na literatura de Wiana Aguiar, produtora de conteúdos web que há 11 anos vive em Dubai.

Esse caminho de volta à cidade onde morou por seis anos e se formou em Turismo na Unifor, é também uma reconexão com suas raízes, com sua formação, com a construção do seu pensamento, próprio de alguém cuja imaginação sempre viajou para além das fronteiras.

"Pepa & Keca – Quem viu rimas por aí?" nasceu das experiências que Wiana passou a ter no seu dia a dia como mãe. As filhas Pietra e Carla, de 11 e 6 anos, respectivamente, são sua inspiração para as rimas, mas a mãe também estimulou as meninas a desenharem o que liam, fazendo nascer, nas três, o sonho da publicação. Ilustrado por Ana Souza, o livro alimenta o afeto e incentiva a identificação em outros pais e outros filhos.

“A autora e mãe sempre se encontram nesse processo, pois escrevo do que vejo ao meu redor, do que sinto, não tem como separar essa duas. A profissional, sim, fica em paralelo, assistindo”, revela Wiana, para quem a poesia existe, entre outros, para tocar e fazer pensar.

Nesta onda de amor, os leitores do livro ajudam ainda a Campanha Fraternidade sem Fronteiras, já que metade do valor de cada exemplar de Pepa & Keca beneficia a cerca 10 mil crianças africanas órfãs que fazem parte do Projeto. “Um livro feito para crianças ajudando outras crianças”, defende a autora.

Tendo o cotidiano como mote das rimas, que por si só auxiliam no desenvolvimento e aprendizado infantil, o livro traz como temas brincadeiras à moda antiga, quebra de estereótipos de beleza, convivência e respeito aos animais, simplicidade de relações humanas genuinamente importantes e, claro, uma importante interface cultural, já que há sempre um pouco de Brasil na casa dessas inventivas moradoras do Oriente Médio. Para a autora, a beleza do cotidiano que estimula a sua escrita independe da localização geográfica.

Serviço

Lançamento do livro "Pepa & Keca - Quem viu rimas por aí?"
Data: 18 de agosto de 2018
Horário: 17h
Local: Ler Livraria do Shopping Viasul (Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz)

"Pepa & Keca - Quem viu rimas por aí?"
Texto: Wiana Aguiar
Ilustração: Ana Souza
Páginas: 56
Editora: AME Editorinha 
Valor: R$ 30,00