angle-left Escola de Aplicação Yolanda Queiroz distribui chips com acesso à internet para seus alunos

Sex, 5 Junho 2020 16:05

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz distribui chips com acesso à internet para seus alunos

Ação pretende garantir que os alunos consigam participar das aulas da instituição, que atualmente ocorrem de forma remota


Desde 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz educa crianças gratuitamente, do Infantil IV ao 5º Ano do Ensino Fundamental (Foto: Filipe Pereira)
Desde 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz educa crianças gratuitamente, do Infantil IV ao 5º Ano do Ensino Fundamental (Foto: Filipe Pereira)

Com a pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino precisaram se adaptar à realidade das aulas online. Não foi diferente para a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, que, desde o dia 18 de maio, transpôs parte de seu calendário letivo para a rotina de atividades remotas. De forma a auxiliar seus alunos neste período, a instituição realizou, entre os dias 03 e 05 de junho, a distribuição de chips com acesso à internet.

O objetivo da ação é permitir que os alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz possam ter acesso à internet, podendo consultar a plataforma Positivo On, que auxilia e dá apoio ao Sistema Positivo de Ensino, material didático usado pela escola”, afirma a professora Mônica Galeão, diretora da instituição. Os chips foram custeados pela Fundação Edson Queiroz (FEQ), que mantém a Escola por meio da Divisão de Responsabilidade Social da Universidade de Fortaleza.

Ela esclarece ainda que, devido à pandemia, as aulas da Escola vêm sendo realizadas por meio de grupos em aplicativos de mensagem instantânea. “Todos os dias, os alunos recebem atividades e orientações dos componentes curriculares, tais como português, matemática e ciências, e também dos extracurriculares, como literatura, música, inglês, educação física, informática e artes”.

Para que atendessem a todos de forma a evitar aglomerações, a entrega dos chips ocorreu de forma dividida: no primeiro dia, receberam os alunos do Infantil IV ao 1° ano; no segundo, do 2° e do 3° ano; e no terceiro dia, do 4° e do 5° ano. O evento ocorreu pela manhã, nas dependências da própria Escola. 

Sobre a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação é um projeto vinculado à Vice-Reitoria de Extensão da Unifor. Localizada no próprio campus, ela atualmente recebe 530 crianças, na faixa etária de 4 a 12 anos, e proporciona educação gratuita, além de material escolar, refeições e fardamento. Funcionando em dois turnos, ela contempla do Infantil IV ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Os alunos são filhos de funcionários da Unifor ou de moradores das comunidades circunvizinhas à Universidade. Mais de 20 mil crianças já passaram por lá; anualmente, duas delas são contempladas com a oportunidade de cursar o Ensino Médio em colégios parceiros de ensino privado, tendo sua educação custeada pela FEQ. 

Posteriormente, esses mesmos estudantes participam do processo seletivo para a Unifor, podendo ingressar no Ensino Superior como bolsistas. De acordo com a professora Mônica, a Escola de Aplicação já tem ex-alunos graduados em cursos como Jornalismo, Odontologia e Administração.