null Fantasia e circo estão em releitura de Peter Pan que estreia em breve

Fantasia e circo estão em releitura de Peter Pan que estreia em breve

A peça do Grupo Mirante de Teatro Unifor entra em cartaz no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza


Espetáculo inicia temporada nas férias trazendo magia para todas as idades (Foto: Lucas Plutarcho)
Espetáculo inicia temporada nas férias trazendo magia para todas as idades (Foto: Lucas Plutarcho)

Julho é mês de férias para a garotada e não poderia faltar um espetáculo para divertir os pequenos e, por que não?, os graúdos também. O enredo e os personagens já são conhecidos por todos, independentemente da idade: o menino que não quer crescer, o pirata desfalcado da mão direita, a fadinha, os Garotos Perdidos, Wendy e a ilha, povoada de criaturas ímpares e conhecida de todos como a Terra do Nunca. No dia 9 de julho de 2022, o Grupo Mirante de Teatro Unifor estreia Peter Pan, com direção de Hertenha Glauce. A peça será encenada no Teatro Celina Queiroz, na Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Wendy é a filha mais velha dos Darling e tem os irmãos João e Miguel. Certa noite, povoada de “sonhos” de um menino um tanto quanto diferente e especial, Wendy é convidada por ele a deixar o confortável lar e enveredar-se pelo Céu, a voar, em direção à Terra do Nunca, uma ilha especial comumente visitada, em sonhos, por crianças. Ela e os irmãos mais novos, ensinados a voar por Peter, chegam àquele local distante e descobrem um universo de seres magníficos, formidáveis. Wendy passa, então, a ser a “mãe” dos Garotos Perdidos.

O contraponto de Peter Pan é um pirata, o temível Capitão Gancho, que comanda uma trupe a bordo do seu temido e sombrio navio, tendo sempre ao seu lado, o fiel escudeiro, Smi, que é, ao mesmo tempo, a inocência e a sabedoria do Capitão. Gancho perdeu uma parte do braço direito em uma luta de espadas contra Peter. Gancho nutre, em uma visão imediatista, um ódio irracional em relação ao menino. Contudo, a natureza de tal sentimento é, na verdade, de caráter intelectual: ele não consegue compreender, por mais que se esforce, o sorriso soturno e o olhar maroto de seu desafeto. Juntos, Wendy, Peter Pan, Sininho, João e Miguel passam por muitas aventuras e desventuras.

O principal diferencial da encenação do Grupo Mirante de Teatro Unifor é a viagem pelo universo do circo, trazendo elementos como a acrobacia aérea, a figura do palhaço, mas também o universo das brincadeiras infantis, nas pracinhas do bairro. “Quanto ao texto, é óbvio que James Barrie impregnou sua obra com a fé. Vê-se a fé em toda a parte. É ela, aliás, que provoca no leitor a vontade de acreditar na natureza de toda essa fantástica história. Você tem fé? Mesmo? Então saberá que a Terra do Nunca existe. Ela surge quando nos encontramos naquele estágio de sono leve, logo antes do despertar, em que estamos sonados em condição de sonhar, mas alertas para que não se perca a hora do trabalho. O jovem Peter Pan, que nunca envelhece e que jamais cresce. Mas é preciso acreditar. Você tem fé?”, indaga Hertenha Glauce.

Ficha técnica

  • Texto: James Barrie
  • Adaptação: Rafael Martins e Aldo Marcozzi, Grupo Mirante de Teatro Unifor
  • Direção e produção: Hertenha Glauce
  • Elenco: Alexsandro de Abreu, Ildo Mota, Maria Helena Papaléo, Jotacílio Martins, Bruno Ponte, Ivan Lourinho e Duda Benício
  • Trilha sonora: Hertenha Glauce, Wilson Freire e Marcus Vinícius Cardoso
  • Figurinos e adereços: Yuri Yamamoto
  • Cenografia: Hertenha Glauce e Elva Bessa
  • Iluminação: Luís Biano
  • Execução da Sininho: Gédson
  • Manipuladora da Sininho: Duda Benício
  • Operador de Luz: Daniel Franco
  • Operador de som: Francisco Carlos de Oliveira (Toty)

Serviço

Peter Pan
Estreia: 9 de julho de 2022
Demais sessões: dias 10, 16, 17, 23 e 24 de julho de 2022 (sábados e domingos)
Horário: 17h
Local: Teatro Celina Queiroz, campus da Unifor
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Mais informações: (85) 3477.3363 | www.unifor.br/teatro