angle-left Física Márcia Barbosa é a próxima convidada do projeto “Lives do Conhecimento”

Física Márcia Barbosa é a próxima convidada do projeto “Lives do Conhecimento”

Evento acontece nesta quarta-feira, 3 de junho, a partir das 17h, com transmissão pelas redes sociais da Universidade de Fortaleza e TV Unifor.


A cientista convidada vai dialogar sobre qual é o futuro que nos espera no novo normal. (Foto: divulgação)
A cientista convidada vai dialogar sobre qual é o futuro que nos espera no novo normal. (Foto: divulgação)

O mundo pós-pandemia será o tema da próxima edição do projeto “Lives do Conhecimento”, realizado pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A convidada desta live, que acontece na quarta-feira (3), será a professora Márcia Barbosa, membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC). O evento será transmitido pelos perfis da Universidade no Facebook, Instagram e pela TV Unifor (canal 181 da NET), a partir de 17h. A mediação será feita pela professora Normanda Morais, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor

“A palestra online vai dialogar sobre qual é o futuro que nos espera no novo normal. O que vem após a pandemia. Basicamente, nós que vamos construí-lo a partir de agora. Vou traçar algumas das possibilidades para a gente conceber esse novo futuro, esse novo normal, baseado em alguns pilares, dentre eles: evidências científicas, equidade, eficiência e empatia. Todas essas coisas serão necessárias para construirmos uma sociedade que resolva as grandes questões que temos hoje no planeta”, antecipa Márcia Barbosa, que é professora de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A cientista convidada é pós-doutora em Física pela Boston University e University of Maryland. É referência dentre as pesquisadoras na sua área de conhecimento, tendo sido mencionada em 2020, pela ONU Mulheres, como uma das sete cientistas que moldam o mundo. Destaca-se por pensar a ciência de uma forma mais interdisciplinar e, sobretudo, o seu papel para a transformação da sociedade. E também pela atuação em políticas que refletem o lugar da mulher na ciência, sempre chamando atenção para as iniquidades de gênero que ainda existem no interior da própria atividade científica. 

“É justamente desse lugar de fala – interdisciplinar e que valoriza o papel social da ciência – que iremos conduzir a live sobre “o mundo pós pandemia”. Creio ser este tema bastante oportuno, dado o grande impacto que o mundo todo vem enfrentando pela imensa crise sanitária, humana e política causada e agravada pelo novo coronavírus”, destaca a professora Normanda Morais, que é doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“Lives do Conhecimento”

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Universidade estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral

Serviço

Márcia Barbosa na “Live do Conhecimento”
Data: 3 de junho (quarta-feira)
Horário: 17h
Transmissão: Perfis da Unifor no Facebook, Instagram e na TV Unifor (canal 181 da NET)
Aberto ao público