angle-left Fisioterapia da Unifor alia teoria em sala de aula a prática em unidades hospitalares de ponta

Sex, 19 Outubro 2018 10:42

Fisioterapia da Unifor alia teoria em sala de aula a prática em unidades hospitalares de ponta

Por meio de parceria com o HGF, o aluno tem contato com técnicas de alta complexidade


A coordenação do curso de Fisioterapia da Unifor é formada pelos professores Ticiane Mesquita, Leila Maria, Luciana Mota, Mayron Oliveira e Riany Sena. (Foto: Unifor).
A coordenação do curso de Fisioterapia da Unifor é formada pelos professores Ticiane Mesquita, Leila Maria, Luciana Mota, Mayron Oliveira e Riany Sena. (Foto: Unifor).

Os cursos de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) inovam a cada oportunidade de integração com seus alunos, o que tem tornado a instituição um modelo de primazia em aperfeiçoamento perante o ensino superior na capital. O curso de Bacharelado em Fisioterapia se renova a cada semestre, possuindo 4 estrelas no Guia do Estudante (Editora Abril) em 2017 e nota 4 em conceito de curso pelo Ministério da Educação (MEC).

A Fisioterapia da Unifor dispõe de professores conceituados e aptos as inclusões e renovações que a profissão exige, parcerias multifuncionais com instituições renomadas e diversas modernizações nos laboratórios da Universidade, inserindo os seus profissionais cada vez mais preparados no mercado de trabalho.

Segundo o professor Mayron Oliveira, coordenador do curso, a Fisioterapia está presente na Unifor desde sua fundação, sendo o primeiro curso de Fisioterapia do estado do Ceará e até hoje considerado o melhor curso na cidade. A partir das normas do ministério da educação, o curso possui a duração de cinco anos (10 semestres), e os alunos têm contato com a parte prática desde o início do curso, onde realizam visitas às instituições parceiras e atividades práticas nos laboratórios.

O curso de Fisioterapia da Unifor preconiza desde cedo a inserção do aluno na prática. Nos primeiros semestres, os alunos realizam atividades nos laboratórios do curso, que possuem equipamentos de ponta e conseguem simular fielmente a realidade que encontrarão na vida real, sempre sob a supervisão de um professor qualificado. Na metade do curso, o aluno já tem disciplinas práticas voltadas para o atendimento de pacientes, na nossa clínica-escola, Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), e nas instituições parceiras da Unifor. “Dessa forma, o aluno tem a possibilidade de aplicar todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula e laboratórios e incrementar sua vivência com o atendimento à população”, declara Mayron.

Além do NAMI, os futuros fisioterapeutas têm o privilégio de participar de programas no Hospital Geral de Fortaleza, que os acolhe de maneira diferenciada, propiciando a vivência e prática dos mesmos em experiências determinadas por especialistas do hospital, antes mesmo do mercado de trabalho.

De acordo com o professor Mayron, os alunos do curso têm a possibilidade de realizar a parte prática da disciplina no próprio hospital e também o estágio supervisionado, ambas com supervisão direta do professor e com atendimentos aos pacientes e, assim, colocar em prática tudo que aprenderam. “O HGF é de extrema importância para o curso, pois possibilita vivência ímpar na vida dos alunos. O contato com as patologias e com os pacientes os faz enxergar a real importância da fisioterapia e como devem se portar no ambiente hospitalar, além de colocarem em prática tudo o que aprenderam a aperfeiçoar as técnicas”, ressalta.

Segundo ele, a participação dos alunos da Unifor em ambiente de hospitalar os faz vivenciar a equipe multiprofissional, preparando-o da melhor maneira possível para o processo seletivo nas residências e concursos públicos.

Para a fisioterapeuta Rejane Ferreira, uma das especialistas do HGF, a parceria com a Unifor permite que os estagiários aprimorem seus conhecimentos teóricos aprendidos dentro das salas de aula com a prática adquirida durante o período de estágio. O HGF é um hospital terciário de referência em assistência de alta complexidade e é um dos principais centros de formação. Hoje, o HGF é o maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias e prestando assistência em tratamentos clínicos especializados, dentre outros. Como unidade hospitalar de ensino, o HGF também está inserido na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), na Rede Nacional de Pesquisas Clínicas (RNPC) e na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). “O Hospital Geral de Fortaleza destaca-se na área do ensino e consolida-se como maior centro formador de profissionais com alto grau de qualificação, motivo de realização exitosa institucional não apenas para o hospital, mas para todo o Estado”, avalia a fisioterapeuta.

Para além da sala de aula

Os maiores privilegiados desse convênio são os alunos, que aliam teoria à prática em um ambiente propício as experiências diversas. É assim com Betina Santos, ex-aluna do curso de fisioterapia da Unifor e hoje fisioterapeuta e residente em terapia intensiva no HGF, que avalia o curso como um diferencial na vida de cada concludente, ressaltando sua estrutura com laboratórios altamente equipados e suas simulações de casos clínicos, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades práticas e vivências do aluno, além de um currículo integrado que insere o aluno no cenário da prática, desde o início do curso, por meio de visitas a unidades hospitalares como o HGF.

Betina ressalta que a Unifor proporciona ainda docentes altamente qualificados que moderam uma teoria que envolve grupo de problematização com estudos de casos e metodologias ativas, levando o aluno a ser corresponsável de seu aprendizado, desenvolvendo senso crítico e ético. “As oportunidades que o curso oferece são diversas, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, como Programas de Monitorias e iniciação Científica que ofertam bolsas, Ligas Acadêmicas e Grupos de Estudos/Pesquisas, além de participações em eventos como congressos nacionais e internacionais, com apresentações de trabalhos científicos e publicações em revistas científicas, entre outras.

“Com essas oportunidades que a Unifor me proporcionou, consegui uma formação com êxito, passando em primeiro lugar no Programa de Residência Multiprofissional de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Uma sensação de que todo esforço e dedicação nos cinco anos desse curso incrível valeram a pena. Ao mesmo tempo, o medo da nova jornada que estava para se iniciar foi amenizado pelos incríveis mestres que tive durante minha formação e que têm minha eterna gratidão”, confessa Betina.

Com isso, o trabalho da Unifor torna a instituição uma das mais conceituadas e célebres do país, conquistando a partir de sua excelência em ensino e aprendizagem o renome merecido entre os profissionais e instituições parceiras, com a utilização de métodos cada vez mais avançados. “É gratificante quando você cuida de um paciente extremamente crítico e ele obtém alta hospitalar sem limitação física, onde dias depois volta para o hospital para agradecer a toda equipe e reconhecer o trabalho da fisioterapia. Nessas horas eu agradeço a Deus por ter colocado na minha vida a profissão que honrarei para todo sempre. Assim sendo, deixo meu agradecimento à Unifor e ao curso de fisioterapia por todas as oportunidades alcançadas e aos professores e amigos de profissão que fizeram parte da minha formação pessoal e profissional. Agradeço ainda a equipe do HGF que me acolheu de braços abertos me proporcionando a melhor especialização que eu poderia ter”, conclui Betina.