angle-left Graduados em Moda pela Unifor dão dicas para o sucesso profissional

Ter, 26 Março 2019 16:49

Graduados em Moda pela Unifor dão dicas para o sucesso profissional

Lariane Ribeiro, formada em 2015.2 pela Unifor em Design de Moda. Foto: Arquivo Pessoal.
Lariane Ribeiro, formada em 2015.2 pela Unifor em Design de Moda. Foto: Arquivo Pessoal.

Concluir o curso de graduação e conseguir um emprego na área de formação é o sonho de qualquer aluno do ensino superior. No curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza vários são os cases de sucesso o que o torna e referência no mercado de trabalho. 

A coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Farias, afirma que o aluno de graduação de Design de Moda da Unifor deve estar sempre preparado para aproveitar as oportunidades que aparecem e ficar atento aos movimentos do mercado. “Participar das atividades e projetos do curso, participar dos concursos e eventos são estratégias para rechear o portfólio e consequentemente seu currículo”, destaca. 

Um dos grandes diferenciais do curso de Design de Moda é que, ao concluir o 3º semestre, o aluno recebe o certificado de assistente de design de moda, habilitando-o a exercer algumas funções no mercado. “Para além disso, há demanda de empresas de confecções por estagiários nos diversos setores como criação, visual merchandising, conteúdos digitais, estilo, vendas etc. Há ainda projetos desenvolvidos semestralmente pelo curso em parceria com as empresas que é um canal tanto para o desenvolvimento de habilidades dos alunos como também de acesso ao mercado de trabalho”, afirma a coordenadora.

Cases de sucesso

Profissionais da área de Moda, formadas pela Unifor, contam um pouco da experiência no ramo e sobre como seguir uma carreira de sucesso.

A designer de joias Lariane Ribeiro, formada em 2015.2 pela Unifor, revela que durante o curso de Design de Moda foi se descobrindo, mas sabia que este era o segmento em que ela desejava atuar. “Durante o curso, na disciplina Programas Integradores, tive a oportunidade de desenvolver produtos e foi durante este período que desenvolvi acessórios para me encontrar no mundo das joias”, disse Lariane. 

A estudante contou ainda com a ajuda e orientação da professora Angelica, da disciplina Programa Integrador e assim conseguiu ingressar no mercado da moda de joias. “Eu não conhecia ninguém do ramo e as únicas informações que eu tive, na época, foram com a professora. Então, eu tive que ter muita iniciativa e buscar por pessoas que trabalhassem com joias. Foi aí que descobri uma escola de joalheria em São Paulo e no último semestre da graduação resolvi fazer o curso. Durante um mês tive aulas quase todos os dias e, apesar da pressão e correria, pude aprender a fabricar minhas próprias joias”, completou Lariane.

Desde então, Lariane retorna à escola de joalheria para adquirir e aperfeiçoar seu conhecimento. A seguir, cinco dicas para quem deseja ingressar nesse ramo: 

  • Não ter medo de ir atrás de um sonho;
  • Buscar o “sim”, porque o “não” você já tem;
  • Renovar-se sempre que possível, já que a moda sofre mudanças rápidas e constantes;
  • Saiba que o dinheiro que entra no caixa não é o lucro líquido;
  • Tenha uma reserva técnica, você tem que estar preparado para qualquer eventualidade.

Amanda Lima, também egressa do curso de Design de Moda da Unifor, conta que durante o período estudantil teve várias fases de descobertas pessoais e profissionais, já que o ensino sempre abriu muitas portas para explorar os diversos segmentos e nichos do mundo da moda. “Acredito que o mais bacana do curso foram a otimização e a adaptação aos caminhos de atuação no mercado profissional que sempre me  possibilitaram conhecer e explorar às diversas áreas”, comentou Amanda. 

Logo quando ingressou no curso, o desejo de Amanda era trabalhar com criação e desenvolvimento, de peças, mas ao longo do caminho foi descobrindo uma nova paixão na comunicação de moda. Atuou no programa de moda da TV Unifor, participou do Unifor Moda Integra (UMI), ou seja, sempre aliou a formação ao sonho profissional. 

“Após finalizar a graduação, trabalhava em outra área, mas sempre tive um amor pelo mundo da assessoria de marketing de moda. Três meses após estar graduada, ainda não sabia qual rumo seguir na vida profissional, porque diante da crise econômica era complicado abrir meu próprio negócio. Então, fui convidada por uma amiga para fazer a gestão das mídias digitais da marca de moda praia dela. Há dois anos resolvi criar a Like a Trend, uma agência de assessoria de marketing digital, consultoria, branding, voltado apenas para o segmento de moda, com oito meses de existência que contava com oito clientes e hoje tem uma cartela com 13 clientes”, revelou Amanda sobre seu avanço profissional.

Amanda dá dicas para quem deseja seguir carreira de Design de Moda:

  • Sempre buscar se renovar e nunca parar de estudar;
  • Aprender novas tendências e transmitir o marketing do encantamento;
  • Ouvir as dores e desejos dos clientes;
  • Estudar sobre a história da marca e não deixar cair na rotina;
  • Buscar sempre do melhor e, por vezes, fazer renúncias na vida social.

Estude Design de Moda na Unifor

Avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), conquistada no final de 2015, o curso de Design de Moda recebeu a nota 5 que representa, para o Ministério, um curso de excelência, tido como referência pelos demais. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso tem nota 4, com desempenho que mostra a qualidade do ensino.

Entre os fatores analisados pelo MEC durante a avaliação estão a equipe de professores e funcionários, instalações e laboratórios, projeto pedagógico, interlocuções com o mercado e outros cursos da própria Unifor, além da participação intensiva do curso em eventos da cidade e de fora (como o Dragão Fashion Brasil).

O aluno de Design de Moda recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Ao final do terceiro semestre, por exemplo, você pode adquirir certificação como assistente em Design de Moda. 

Informações

Ateliê de Design de Moda
(85) 3477.3376