angle-left Lives do Conhecimento: obra de Portinari é o centro da próxima conversa virtual

Lives do Conhecimento: obra de Portinari é o centro da próxima conversa virtual

Filho do renomado artista plástico é o convidado da transmissão, que tem “A paixão segundo Portinari” como tema


João Candido Portinari, filho único do renomado artista, é o convidado de mais uma edição do projeto
João Candido Portinari, filho único do renomado artista, é o convidado de mais uma edição do projeto "Lives do Conhecimento" (Foto: Davi Maia)

Na próxima terça-feira (09), às 16h, o projeto “Lives do Conhecimento”, realizado pela Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, trará uma conversa carregada de história, arte e emoção sobre um dos maiores pintores brasileiros - Candido Portinari. “A paixão segundo Portinari” é o tema do encontro virtual, que será transmitido nas redes sociais da Universidade e receberá como convidado João Candido Portinari, filho único do renomado artista. 

Mediado pela professora Adriana Helena, que é gestora do Espaço Cultural Unifor, o momento irá revisitar algumas obras do artista plástico, que possui mais de 5 mil pinturas, desenhos e gravuras em seu nome. Destes itens, 29 telas fazem parte da Coleção Fundação Edson Queiroz, tornando Portinari um dos nomes de maior destaque no acervo artístico da instituição. Algumas obras são “Menina com Fita” (1939), “Mulher e Crianças” (1940), “Homem com Chapéu” (circa 1945), “Mulher Chorando” (1955) e “Espantalho” (1959).

Nascido em 1903, no povoado de Brodowski, em São Paulo, Candido Portinari é reconhecido como um dos principais pintores de seu tempo. Demonstrando talento para as artes desde criança, chegou a cursar Belas-Artes no Rio de Janeiro e mudar-se temporariamente para Paris. A partir de 1931, quando volta para o Brasil, foca sua arte no retrato da cultura nacional - das belezas naturais e simplicidade camponesa à pobreza e dor de um povo marcado pela desigualdade social. Nos anos 1950, criou os painéis “Guerra e Paz” (1952-1956) para a sede da Organização das Nações Unidas. Faleceu em fevereiro de 1962, devido à intoxicação por tintas.

João Candido Portinari, por sua vez, é o único descendente do pintor. Matemático, escritor e doutor em Engenharia de Telecomunicações, fundou, em 1979, o Projeto Portinari - iniciativa voltada para o resgate e disponibilização ao público (por meio do levantamento, organização, pesquisa e digitalização) da ampla obra de Portinari, antes dispersa em domínios particulares. 

Lives do Conhecimento 

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Unifor estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Serviço
“Lives do Conhecimento”
Tema: “A paixão segundo Portinari”.
Convidado: João Candido Portinari.
Dia 09 de junho de 2020, terça-feira, às 16h.
Transmissão pelas redes sociais da Unifor (@uniforcomunica, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET).
Aberto ao público.