angle-left Pela 15ª vez, Universidade é agraciada com selo Instituição Socialmente Responsável

Ter, 5 Novembro 2019 15:38

Pela 15ª vez, Universidade é agraciada com selo Instituição Socialmente Responsável

A certificação é um retrato do compromisso social que a Universidade presta em seus 46 anos de existência


O selo afirma o compromisso da organização com a sociedade a partir de ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento sustentável. Foto: Ares Soares.
O selo afirma o compromisso da organização com a sociedade a partir de ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento sustentável. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza foi contemplada com o "Selo Instituição Socialmente Responsável” pela 15° vez consecutiva. A certificação é conferida pela Associação brasileira de mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), e confirma a participação da Universidade na campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular no ano de 2019.

O selo afirma o compromisso da organização com a sociedade a partir de ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento sustentável. Atuando com o princípio de gerar melhoria de vida aos assistidos, os projetos são dotados de grande representatividade para a comunidade em geral, desenvolvendo atividades distintas e de grande importância em seus cenários de atuação. No Ceará, a Universidade de Fortaleza foi a única Instituição de Ensino Superior (IES) a receber o selo em todas as 15 edições.

A ação existente desde 2005, tem reflexos diretos na sociedade, já que desde o seu início atingiu mais de 15,5 milhões de atendimentos à população em diversas áreas. Ao todo, foram mais de 1.800 instituições que aderiram à Campanha, promovendo mais de 90 mil atividades, entre 2005 e 2018, mostrando que exercem seu papel social.

A Universidade de Fortaleza e a Fundação Edson Queiroz são engajadas em atividades sociais e ambientais desde a sua origem em 1971. Em todos os anos, a instituição realiza diversos projetos que oportunizam o crescimento da sociedade em diversos âmbitos, como exemplo: Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, Núcleo de Atenção Médica Integrada; Escritório de Práticas Jurídicas; Clínicas Odontológicas, Projeto Jovem Voluntário, Projeto Cidadania Ativa, Centro de Formação Profissional, entre outros.

O professor Marcus Mauricius, coordenador da Divisão de Responsabilidade Social da Universidade, comemora o reconhecimento e afirma que é mais uma motivação para todos da instituição “Esse selo é o retrato de tudo que a Universidade de Fortaleza faz em seus 46 anos de existência. Isso porque, já foi fundada nessa vertente socialmente responsável. Ou seja, conseguimos qualificar as pessoas e transformar a sociedade em lugar mais justo, e isso nos motiva a melhorar e aproximar ainda mais a sociedade da academia para que todos tenham a oportunidade de uma vida plena”, afirma Marcus.

E, na Semana de Responsabilidade Social, que aconteceu entre os dias 23 a 28 de setembro não poderia ser diferente. A Universidade realizou inúmeras ações como: Corte de Cabelo Instituto Embelleze; Triagem auditiva em crianças, adultos e idosos; Exames oftalmológicos e doação de óculos para os alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.

Responsabilidade Social na Universidade de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza e a Fundação Edson Queiroz são engajadas em atividades sociais e ambientais desde a sua origem em 1971. Em todos os anos, a instituição realiza diversos projetos que oportunizam o crescimento e desenvolvimento da sociedade em diversos âmbitos, como exemplo: Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, Núcleo de Atenção Médica Integrada; Escritório de Práticas Jurídicas; Clínicas Odontológicas, Projeto Jovem Voluntário, Projeto Cidadania Ativa, Centro de Formação Profissional, Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender e Polo de Produção de Vassouras PET.