angle-left Pesquisa em parceria com a Unifor apresenta impacto do Turismo de Eventos na economia do Estado

Qua, 10 Abril 2019 10:58

Pesquisa em parceria com a Unifor apresenta impacto do Turismo de Eventos na economia do Estado

Pesquisa elaborada pela Fecomércio-CE, Unifor e Visite Ceará será apresentada na terça-feira, 09 de abril, na sede da Fecomércio-CE


A pesquisa tem como objetivo apresentar o impacto do turismo de eventos no Ceará. Foto: Júnior Panela.
A pesquisa tem como objetivo apresentar o impacto do turismo de eventos no Ceará. Foto: Júnior Panela.

Não há dúvidas sobre a importância do mercado de eventos no Brasil. O setor tem crescido consideravelmente e é fonte para o desenvolvimento de negócios, empregos e renda. De acordo com dados da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), as atividades turísticas no Estado registraram de 2006 a 2017 um aumento de mais de 60%. Para mostrar o desenvolvimento do Ceará neste cenário, três instituições reconhecidas pelo trabalho e ações em prol do turismo, a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio – CE), a Universidade de Fortaleza e o Visite Ceará/FC&VB - responsável em atrair eventos e avanços para o turismo, apresentam o resultado da Pesquisa de Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza 2018.

O resultado foi apresentado no último dia 9 de abril, na sede da Fecomércio-CE. A pesquisa tem como objetivo apresentar o impacto do turismo de eventos no Ceará. “Este estudo analisou o impacto econômico dos eventos realizados em Fortaleza através do gasto per capita, os serviços turísticos e a infraestrutura”, explica a presidente do Visite Ceará/FC&VB, Ivana Bezerra Rangel.

Parceira da pesquisa e uma referência educacional do País, a Unifor comemora a pesquisa e frisa que é uma oportunidade para preparar melhor os alunos e futuros profissionais do mercado. “A pesquisa é de extrema importância para o setor e para a academia, pois além de nos mostrar o impacto na economia local, os alunos do curso de eventos da Unifor puderam participar do processo da pesquisa e conhecer a relevância econômica do setor de eventos”, afirma Milena Auip, coordenadora da Graduação Tecnológica em Eventos da Unifor.

O presidente do Fecomércio-CE, Maurício Filizola ressaltou que as pesquisas são peças fundamentais para entender melhor o fluxo dentro do segmento de turismo. Para a realização da Pesquisa de Dimensionamento Econômico do Turismo de Eventos em 2018 foi necessária a parceria entre os órgãos. “A Fecomércio, por meio do IPDC em parceria com Unifor e o Visite Ceará, realizaram uma pesquisa de extrema importância para o segmento do turismo, mapeando a qualificação e o destino dos gastos dos turistas no nosso Estado. Com certeza, a partir desses dados, muitas decisões estratégicas poderão ser tomadas pelas empresas e instituições para fortalecer, cada vez mais, esse grande segmento que é o turismo de eventos, com a relevância que tem hoje no Brasil e no nosso Ceará”.

Recortes da pesquisa

A aplicação da pesquisa foi realizada no período de abril a novembro de 2018 com uma amostra total de 3.308 entrevistados em 26 eventos com total de 23.712 participantes. Ao todo, serão apresentados e discutidos 12 itens como a Origem dos Turistas, a Escolaridade, Renda Familiar, Característica do Grupo, Organização da Viagem, Permanência no Ceará, Meios de Hospedagem, entre outros.

O professor Chico Alberto, Coordenador do Bacharelado em Economia da Unifor, reforça que os eventos estão influindo diretamente no Ceará. “A pesquisa é de relevância pra economia do estado do Ceará à medida que contribui com o setor de eventos com a informação inédita sobre o impacto da atividade de eventos de negócios no Produto Interno Bruto do Estado”, completa Chico Alberto.

A diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, Danielle Coimbra, celebra a iniciativa. "Trabalhos desta natureza, desenvolvidos em parceria com atores e segmentos importantes da sociedade em diferentes esferas, materializam o nosso papel enquanto universidade, agregando valor ao processo de formação dos nossos estudantes e contribuindo com a geração de novos conhecimentos e insights para fomentar o desenvolvimento do nosso Estado”, complementa.

Ivana Bezerra Rangel celebra os resultados de 2018 e afirma que o trabalho que vem sendo desenvolvido no Ceará é fundamental para o crescimento do Estado. “Acredito que esses resultados refletem no trabalho que vem sendo feito. Estamos confiantes no potencial do Ceará para atrair eventos cada vez mais significativos e com efeito multiplicador na cadeia produtiva gerando emprego e renda”, finaliza a presidente do Visite Ceará.