angle-left Profissionais de Eventos atendem às dinâmicas do mercado

Sex, 24 Maio 2019 14:37

Profissionais de Eventos atendem às dinâmicas do mercado

Graduados em Eventos pela Unifor e a professora Milena Auip, ao centro, coordenadora do curso (Foto: Arquivo pessoal)
Graduados em Eventos pela Unifor e a professora Milena Auip, ao centro, coordenadora do curso (Foto: Arquivo pessoal)

Sem sombra de dúvidas, trabalhar com eventos é uma das carreiras mais dinâmicas do mercado. O leque de opções é tão grande que a profissão tem exigido cada vez mais especialização. Mais do que ter um diploma no segmento, o importante é a criação, planejamento e gestão nos resultados. A receita parece simples e igual a de muitas outras profissões, por isso mesmo, os profissionais que trabalham com eventos defendem cada vez mais a especialização para garantir boa produtividade.

Baseado nisso, a graduação em Eventos da Universidade de Fortaleza, busca, a cada nova turma, se renovar e mostrar aos novos alunos o mundo de opções dentro de uma área tão diversificada. Avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), com base na rápida evolução do setor, o curso atualizou sua matriz curricular em 2019 e disponibiliza estrutura de excelência, corpo docente de alto nível e certificação intermediária em assistente em organização de eventos, após a conclusão de dois módulos.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Milena Auip, o setor de eventos está em constante evolução. “Para acompanhar essas mudanças o curso de eventos atualizou sua matriz curricular em 2019, e esta nova matriz está focada em três grandes eixos: Comunicação, Gestão e Inovação, trazendo para o seu egresso flexibilidade e aprendizado centrado nas competências de um profissional de eventos dinâmico e antenado com a evolução do setor”, explica. 

Planejamento de eventos 

Nome, objetivo, justificativa, custos, data, local, orçamento, checklist, pessoas e muitos outros pontos são imprescindíveis para o planejamento, realização e sucesso de um evento. Agrupar estas informações em um arquivo, planilha ou aplicativo com todos os detalhes é o primeiro passo para que o evento aconteça com êxito e o planejamento estratégico é um dos primeiros grandes passos para a produção dele. 

Para encerrar com chave de ouro, a turma 2017.2 do curso de Eventos pôs em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois anos no planejamento e execução da tão esperada festa de formatura. Neste semestre, a “It's On – A Formatura” será o grande dia para eles, que contará com a presença dos formandos, graduados de outros semestres, alunos das comissões de formatura, familiares e amigos dos formandos, parceiros e colaboradores.

João Arnaldo Gonçalves, aluno e coordenador do “It’s On – A Formatura”, disse que o encerramento deste ciclo é uma vitória. “Depois de dois anos na graduação em Eventos este é o momento que a turma se juntou para elaborar o projeto do Programa Integrador (PI) onde surgiu a ideia de fazer a festa da nossa própria formatura. Um evento com a nossa cara, com a nossa identidade, colocamos toda a nossa energia, potencial e somamos a colaboração do coletivo. Depositamos não só os nossos sonhos, mas a capacidade de fazer algo diferente no contexto dos eventos de formatura e tudo que aprendemos durante este tempo na Universidade”, afirma. 

“Planejamos, montamos e executamos este projeto de um jeito diferente, de tudo o que tínhamos feito antes. O It’s On tem uma proposta nova no mercado de eventos sociais, com a finalidade de ser um evento inovador e tecnológico, onde desenvolvemos desde a concepção até sua conclusão, a fim de proporcionar um evento com qualidade, credibilidade e linguagem única”, complementa Arnaldo sobre o evento.

Empresas qualificadas

Durante o planejamento de um evento é necessário seguir alguns parâmetros básicos, a começar pela contratação de boas empresas do ramo. Buscar sempre por profissionais com referência no setor de locação de estruturas, iluminação, cenografia e tecnologia, é o primeiro passo para ter sucesso no evento. “A empresa contará com uma maior tranquilidade durante a realização do seu evento com a participação de uma consultoria especializada, que irá identificar todas as necessidades do evento no sentido de segurança, conforto, estética e bem-estar. No mais, o cliente contará com todo o aparato técnico, tanto de materiais como de profissionais especializados na área”, afirma Elany Costa, atendimento comercial da Montagio Produções/Leddor Locações.

Dicas para planejamento de eventos

  • Definir data, local e público-alvo;

  • Bom planejamento de divulgação;

  • Contratar uma empresa com norral, referências no mercado, profissionais capacitados, responsabilidade sustentável/ambiental e engajamento social;

  • Conhecer bem todos os profissionais antes mesmo de qualquer contratação, ter um contato além do telefone;

  • Checagem dos materiais e recursos que serão utilizados;

  • Bom planejamento de divulgação – garantindo um maior sucesso para o evento;

  • Investir no pós-evento – levantamento de como tudo aconteceu;

  • Realizar pesquisa de satisfação ao finalizar o evento.  

Para quem pensa em não contratar um gerador de energia, é bom rever os conceitos, já que este é um passo essencial na hora de organizar um evento. Os problemas com a falta de energia podem comprometer parcialmente ou completamente o resultado e, na hora de contratar um gerador, certifique-se que ele suprirá a necessidade de todos os setores do evento. 

“Algumas pessoas fecham o serviço garantindo a alimentação apenas do equipamento de som, por exemplo, enquanto a cozinha pode ficar sem funcionamento caso haja queda de energia. É preciso conhecer a quantidade de equipamentos utilizados em seu evento para escolher o gerador que irá suprir todas as necessidades”, destaca Patrick Lima, CEO da CSI Locação de Geradores e Equipamentos.

“Contratar uma empresa atuante no mercado de eventos para organizar todo o cerimonial é de extrema importância para o planejamento, execução e finalização. Pensar em toda a estrutura, equipe de segurança, equipamentos e projetos em 3D e ter uma expertise do cerimonial operacional, resulta numa melhor recepção dos convidados da festa e num staff responsável, bem treinado e equipado para ter sucesso no evento do cliente”, ressalta Bruno Forte, da Fort Eventos.

Eventos é na Unifor

Seja um profissional de Eventos e se qualifique no curso avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Na Unifor o aluno terá acesso à melhor estrutura, com professores mestres e doutores, reconhecidos dentro e fora da universidade. O graduando terá ainda um currículo atualizado por meio de uma graduação de curta duração que é referência no país. 

Desde o início do curso, o aluno atuará na realização de eventos, em uma dinâmica que oportuniza aliar teoria e prática. No mesmo sentido, a Unifor trabalha o desenvolvimento das habilidades empreendedoras do aluno, que também tem a oportunidade de visitar empresas e eventos locais com o objetivo de alargar sua visão sobre o setor.

Mais informações: (85) 3477.3190 https://www.unifor.br/web/graduacao/eventos-graduacao