angle-left Psicanalista e escritor Contardo Calligaris realiza palestra durante Mundo Unifor 2019

Psicanalista e escritor Contardo Calligaris realiza palestra durante Mundo Unifor 2019

Considerado um dos maiores pensadores em atividade, Calligaris convida o público cearense a refletir sobre temas oportunos da contemporaneidade


Contardo Calligaris é colunista do jornal Folha de São Paulo. Foto: Reprodução.
Contardo Calligaris é colunista do jornal Folha de São Paulo. Foto: Reprodução.

O psicanalista e escritor italiano Contardo Calligaris é uma das atrações confirmadas do Mundo Unifor 2019. Colunista do jornal Folha de São Paulo, Calligaris apresentará a palestra “Talvez não tenha oposição entre vida ética e vida estética. Talvez a melhor ética (ou a única possível) não consista em seguir grandes princípios ou merecer algum paraíso, mas em ‘fazer bonito’”. O encontro acontecerá no dia 19 de outubro, a partir das 10 horas, no Teatro Celina Queiroz.

Por que você não pode faltar

Defensor da ideia de que mais importante do que uma vida feliz é uma vida interessante, Contardo Calligaris é um dos maiores pensadores da contemporaneidade. Italiano radicado no Brasil, o autor nasceu em Milão no ano de 1948. Graduou-se em Letras e Epistemologia Genética na Suíça, fez doutorado em Semiologia, em Paris, e em Psicologia Clínica na Universidade de Provença. Teve como mestres importantes nomes, como Roland Barthes e Lacan. 

Para além da experiência em consultórios, Calligaris carrega vivências como professor de Antropologia, na Universidade da Califórnia em Berkeley, e de Estudos Culturais, na New School of New York. Considerado um dos pensadores mais influentes em atividade, o italiano também é doutor em Semiologia e foi membro da Escola Freudiana de Paris. 

Dono de um estilo único de escrita, Calligaris reflete, em suas obras, sobre o conceito de felicidade  atrelado ao consumo desenfreado. O olhar crítico do autor também incide sobre viver o presente e os perigos da idealização nos diferentes âmbitos da vida. 

“É certamente um ícone da contemporaneidade, trazendo à tona reflexões importantes sobre a vida e a obrigatoriedade da felicidade, da beleza. É um nome que contribui para que a universidade possa refletir diante desse momento de incertezas e mudanças de grande impacto”, analisa Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciência da Comunicação e Gestão da Unifor.

Sobre o Mundo Unifor

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos. 

A programação inclui palestras com personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer. 

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

Serviço

Contardo Calligaris no Mundo Unifor 2019
Data:
19/10/19
Horário: 10 horas
Local: Teatro Celina Queiroz, na Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Entrada gratuita