angle-left Setor de restauração e preservação realiza recuperação de obras do acervo da universidade

Sex, 13 Março 2020 16:31

Setor de restauração e preservação realiza recuperação de obras do acervo da universidade

A Universidade de Fortaleza é reconhecida por estar entre as principais instituições de ensino do Brasil e também por possuir alguns dos melhores cursos de graduação do Norte e Nordeste. Todas essas marcas foram atingidas pelo grande investimento e compromisso que a universidade faz constantemente em aprimorar o ensino para seus alunos. Entre esses grandes investimentos está a biblioteca do campus.

A biblioteca da universidade conta com um enorme acervo, físico e digital, chegando a mais de 327 mil obras catalogadas em seu sistema. Porém, com um acervo de grande tamanho, é normal que algumas obras possam chegar danificadas ou com outros problemas. Por isso, a Universidade de Fortaleza conta com uma equipe especializada em restauração e preservação de obras que atua no trabalho de recuperação desses livros.

Restauração e preservação de obras da biblioteca
O processo de restauração de obras é um conjunto de medidas para reverter os danos físicos ou químicos sofridos pelas obras ao longo do tempo. Os danos mais comuns que podem ser notados em livros são: capas danificadas, costuras de livros necessitando de restauração, troca de guardas (primeira página do livro) e também livros úmidos por terem sido molhados por algum motivo.

Algumas das ações a serem realizadas quando a obra chega ao departamento de restauração é a análise e diagnóstico do livro danificado. “O primeiro passo a ser realizado quando a obra chega é a higienização, avaliação e diagnóstico. Em seguida, há a realização da intervenção e dos pequenos reparos e, posteriormente, há a finalização do processo”, explica Luis Gerônimo, um dos componentes da equipe de restauração da universidade.
 
Rogério Guedes também é um dos encarregados por deixar as obras em perfeito estado para o uso posterior dos alunos. Ele explica que há urgências e prioridades em relação a determinadas obras, pois algumas delas podem chegar mais danificadas ao departamento. “As restaurações são realizadas em uma obra por vez, pois assim podemos trabalhar melhor nos livros que chegam mais danificados. O objetivo principal é deixar o volume praticamente igual à obra original”, conta Guedes.

Dicas para preservar os livros
O processo de restauração e preservação dos livros acadêmicos é muito importante para manter o bom estado e qualidade das obras na hora da leitura. Porém, é necessário que os usuários do acervo da biblioteca evitem que alguns problemas aconteçam durante a leitura ou no período de empréstimo dos volumes. A seguir, listamos dicas importantes para manter conservadas as obras do acervo da universidade. Confira:

1.    Evitar o contato de animais domésticos com as obras
2.    Evitar a exposição das obras à poeira
3.    Manter a obra livre do alcance de insetos
4.    Manter o livro em local limpo e seco
5.    Evitar molhar os livros
6.    Evitar dobrar as pontas e folhas 
7.    Evitar deixar a obra aberta por muito tempo

Um dos maiores acervos do Brasil
A Universidade de Fortaleza possui um dos maiores acervos do Brasil, com mais de 327 mil obras físicas e digitais nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, saúde, comunicação e gestão. É composto por livros, teses, dissertações, anais, periódicos, TCC, vídeos analógicos e portal de vídeos digitais. Além do acervo digital e físico, a universidade oferece o acesso a periódicos (revistas e jornais) nacionais e de outras regiões, que podem ser conferidos por toda a comunidade acadêmica da universidade.

Alunos, professores e funcionários podem ter acesso ilimitado à biblioteca da universidade e realizar empréstimos dos livros disponibilizados. Durante a estadia no equipamento, os usuários podem usar o guarda-volumes para deixarem seus pertences pessoais antes de entrar no espaço da biblioteca. Para facilitar a procura de obras, o equipamento dispõe de vários computadores para facilitar a consulta e procura dos livros em versões físicas e digitais.

A biblioteca da Unifor também disponibiliza o livre acesso para pessoas de fora da universidade. Essas pessoas podem utilizar o ambiente da Sala de Estudos Coletiva durante qualquer dia da semana (segunda à sábado), durante o horário de funcionamento do equipamento. Já o espaço interno da biblioteca, com acesso às obras disponibilizadas por ela, pode ser acessado por pessoas de fora da comunidade acadêmica da Unifor aos sábados, quando acontece o Projeto Portas Abertas e que recebe todo o público externo da universidade. 

Serviço
Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza
Horário: 7h às 21h55 (segunda à sexta); 7h30 às 16h25 (sábado)
Local: Campus da Unifor