angle-left Unifor realiza 8ª edição do projeto Casamento Feliz

Unifor realiza 8ª edição do projeto Casamento Feliz

Ação realiza casamentos coletivos para a população e permite aos estudantes de Direito praticarem o que aprendem em sala de aula sobre tramitações jurídicas


A Universidade garante que os casais possam se casar gratuitamente através do convênio com o Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado. Foto: Ares Soares.
A Universidade garante que os casais possam se casar gratuitamente através do convênio com o Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza promove a 8º edição do projeto Casamento Feliz no dia 7 de dezembro, uma iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor (CCJ) através do Programa Cidadania Ativa que realiza um casamento coletivo para o público geral, em especial, funcionários da Unifor e a comunidade do Dendê.

O evento, que acontece anualmente, será realizado no Altar Votivo da Unifor e celebrado por um Juiz de Direito, professor do Curso de Direito da Unifor, sendo a tramitação do casamento realizado gratuitamente em um cartório de registro civil, com acompanhamento da Universidade.

A ação proporciona aos estudantes do curso de Direito praticarem o que aprendem em sala de aula, além de participarem de momentos ímpares na vida de pessoas que sempre sonharam em realizar o ato matrimonial, estimulando assim a formação humanística destes alunos, como explica o responsável pelo projeto Erick Cysne

“Os alunos do Direito vão participar e realizar palestras sobre as tramitações jurídicas e burocráticas do ato matrimonial, economia e violência doméstica. Eles cuidam de toda a papelada, tem o contato com a lei de registro público, quando os alunos irão compreender o que é isso. No geral, eles irão ter a visão prática de como funciona essa parte”, destaca ele. 

Durante os meses que antecedem o grande dia, são realizadas ações coletivas, que envolvem palestras e cursos com temáticas diversificadas, mas sempre relevantes para a construção da família e união delas. Nestes momentos e no dia do evento, acontece a participação de estudantes do curso de Gestão de Eventos, Estética, Economia e do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). 

A Universidade garante que os casais possam se casar gratuitamente através do convênio com o Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado que garante este feito. E proporciona uma celebração festiva para 500 convidados, tornando o sonho de muitas pessoas ainda mais completo e feliz. 

Sobre o Programa Cidadania Ativa 

Iniciado em 2001, o Programa é responsável pelos projetos sociais do curso de Direito da Universidade de Fortaleza ligado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e constitui-se como uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento de ações voluntárias de responsabilidade social e ambiental em comunidades, e busca, principalmente, a conscientização dos direitos e deveres do cidadão e a prática da cidadania. Além da intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não-governamentais.

Além do Casamento Feliz, o Programa Cidadania Ativa realiza, neste semestre 11 projetos, como: Brincando com livros; O Ambiente Sadio, Resgate Familiar, História e Cidadania, Direitos Civis no exercício da Cidadania, Conhecendo o Poder Judiciário, Quinta Literária, Sistema Penitenciário, Liberdade Assistida e rabalho Cidadão. 

Serviço

VIII Casamento Coletivo
Local: Altar Votivo da Unifor
Data: 07 de dezembro 2019
Horário: 17h às 20h