angle-left Unifor sedia abertura do evento internacional Mobilize Fortaleza

Unifor sedia abertura do evento internacional Mobilize Fortaleza

Iniciativa anual tem como objetivo discutir questões relativas ao transporte sustentável nas cidades.


Professora Camila Bandeira, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e integrante do comitê organizador da Mobilize Fortaleza (FOto: Filipe Pereira)
Professora Camila Bandeira, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e integrante do comitê organizador da Mobilize Fortaleza (FOto: Filipe Pereira)

A Universidade de Fortaleza sedia, no próximo dia 23 de junho (domingo), parte da programação da Mobilize Fortaleza 2019. O evento internacional, que nesta edição acontece de 24 a 26 de junho na capital cearense, trata sobre transporte sustentável e ocorre em cidades que tenham implementado projetos inovadores em anos anteriores.

Segundo Camila Bandeira Cavalcante, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e integrante do comitê organizador da Mobilize, “Fortaleza foi escolhida como sede do evento após ter ganho o prêmio da iniciativa Mobilize por ter sido uma das cidade que mais se destacou no mundo em ações relativas à mobilidade urbana. É muito importante que a gente reconheça isso, será uma oportunidade muito boa de conhecer experiências internacionais e expor a nossa”.

Na Unifor, a programação é aberta ao público mediante inscrição online, e será realizada no Teatro Celina Queiroz, a partir das 17h15. O objetivo é convidar a comunidade local para a participar do diálogo sobre como as cidades estão recuperando as ruas para as pessoas.

“O evento vai trazer uma série de especialistas do mundo inteiro com o intuito de mostrar o papel das ruas para a acessibilidade e a mobilidade, no sentido de que não devemos priorizar apenas o automóvel, mas também considerar todos os outros modos de mobilidade, principalmente os não-motorizados, como pedestres e ciclistas, além da da rua como espaço de convivência”,  afirma Camila Bandeira.

A conferência conta com a realização do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP), da comissão do Sustainable Transport Award (STA), da Fundação Volvo de Pesquisa e Educação (VREF) e da Prefeitura de Fortaleza.

Programação

  • Abertura: Luiz Saboia (secretário executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza)
  • Moderadora: Clarisse Linke (diretora da ITDP Brazil, do Rio de Janeiro)
  • Gil Penalosa (fundador e chair da 8 80 Cities, de Bogotá, na Colômbia)
  • Carolina Tohá (ex-Prefeita de Santiago, no Chile)
  • Taufiq Balala (membro executivo do Condado para o Departamento de Transporte, Infraestrutura & Obras Públicas, de Mombaça, no Quênia)
  • Shreya Gadepalli (diretora do Sul da Ásia, da ITDP India, em Chennai, na Índia)

Serviço

Abertura - Mobilize Fortaleza 2019
Data: 23 de junho de 2019
Horário: 17h15 às 18h45
Local: Teatro Celina Queiroz 
Aberto ao público