Arquitetura e Urbanismo NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO DO MEC
★★★★★

Jovens elaboram projeto arquitetônico

Esse curso é para quem quer...

… a melhor formação em Arquitetura e Urbanismo de Fortaleza, e trabalhar com criação, projeto, planejamento e construção de espaços nas escalas da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo. Atuar na área de planejamento urbano e regional, na arquitetura de interiores, na arquitetura paisagística, no patrimônio histórico e cultural. 

e deseja...

… atuar nos campos de trabalho de maneira reflexiva, ética, solidária e cidadã; como investigador, planejador e agente modificador do meio.

Período
Manhã | Tarde

Duração
5 anos

Vagas
150

Informações para contato

Coordenação: Profa. Camila Bandeira Cavalcante

Por que cursar Arquitetura e Urbanismo na Unifor?

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor se destaca por diversos aspectos que contribuem para a formação completa e diferenciada de seus alunos. Com nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação é reconhecida por sua organização didático-pedagógica, corpo docente de excelência e infraestrutura completa e moderna.

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O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Alemanha ALEMANHA
Argentina ARGENTINA
Bolívia BOLÍVIA
Bulgária BULGÁRIA
Chile CHILE
China CHINA
Colômbia COLÔMBIA
Coreia do Sul COREIA DO SUL
Espanha ESPANHA
Estados Unidos EUA
França FRANÇA
Holanda HOLANDA
Itália ITÁLIA
México MÉXICO
Peru PERU
Portugal PORTUGAL
República Tcheca REPÚBLICA TCHECA
Suíça SUÍÇA

* Esta lista está sujeita a alterações conforme critérios institucionais de cada universidade parceira.

Seu diploma em Arquitetura e Urbanismo pela Unifor vai além das fronteiras do Brasil. Com a Acreditação Arcu-Sul, reconhecida pelos países do Mercosul e associados (como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru), você pode atuar profissionalmente em até 8 nações da América do Sul sem burocracia adicional. Esse selo de qualidade atesta que o curso atende a padrões regionais de excelência, colocando você em vantagem em um mercado cada vez mais integrado e competitivo.

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O curso vai além da formação técnica: ele forma arquitetos-cidadãos. Através de um currículo integrado — que conecta história, teoria, tecnologia e projeto — e atividades extensionistas contínuas, os alunos desenvolvem senso crítico, empatia e consciência social.

O objetivo é formar profissionais que entendam a cidade como um organismo vivo, atuando não apenas no mercado privado, mas também em políticas públicas, habitação social e sustentabilidade urbana. É uma formação que sensibiliza, transforma e prepara para os grandes desafios do século XXI.

O curso forma profissionais sensíveis às desigualdades urbanas, preparados para atuar em contextos de vulnerabilidade e engajados na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e justas. Ao unir excelência técnica, inovação, responsabilidade social e internacionalização, a Unifor oferece uma formação única no Brasil: completa, humana e profundamente transformadora. Aqui, você não só aprende a projetar edifícios — você aprende a projetar o futuro das cidades.

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O curso é ministrado por um time de professores que são, ao mesmo tempo, arquitetos atuantes, pesquisadores, engenheiros e extensionistas. Eles trazem para a sala de aula a experiência do mercado, a profundidade da pesquisa e o compromisso com a transformação social. Muitos coordenam projetos no NEP, atuam em políticas públicas ou lideram iniciativas de inovação urbana — garantindo que o ensino esteja sempre conectado com as demandas reais da profissão e da sociedade.

A Unifor oferece uma infraestrutura completa para desenvolver projetos com alta precisão e inovação. Os alunos contam com ateliês de projeto equipados com tecnologia de ponta, além de laboratórios especializados como o de Prototipagem e Inovação (LIP), com impressão 3D e modelagem digital; o de Conforto Ambiental, para estudos de iluminação, ventilação e acústica; e o de Instalações Prediais, voltado para sistemas elétricos, hidráulicos e sustentáveis. Tudo isso aliado ao suporte de softwares profissionais e equipe técnica qualificada, garantindo que você domine as ferramentas mais atuais do mercado.

O NEP é o coração da extensão acadêmica e um dos maiores diferenciais do curso. Por meio dele, alunos participam de projetos sociais, estágios e ações de impacto, colaborando com órgãos públicos, comunidades e iniciativas de urbanização.

Mais do que um complemento curricular, o NEP é um laboratório vivo de arquitetura social, onde os estudantes aplicam conhecimento técnico em contextos reais, com supervisão de professores e engajamento comunitário. É aqui que a formação vai além da universidade e se torna agente de transformação.

Guia Campus Unifor

 

Nos ateliês de projeto — espaço central da formação em arquitetura — a Unifor adota um modelo inovador: mais de um professor orienta simultaneamente cada aluno. Essa abordagem enriquece o processo criativo com múltiplas perspectivas, promove debates críticos e permite um acompanhamento mais individualizado. Arquitetos, engenheiros e pesquisadores trabalham juntos, refletindo a natureza multidisciplinar da profissão e preparando o aluno para os desafios reais do mercado, onde a colaboração e a diversidade de olhares são essenciais.

O curso proporciona, dentro das atividades curriculares, viagens pedagógicas que desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes de arquitetura e urbanismo, proporcionando uma vivência prática indispensável para a compreensão de espaços, formas e culturas. Essas experiências ocorrem em diversas oportunidades durante o curso, ampliando a percepção dos alunos, conectando teoria e prática por meio da observação direta de obras arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas.

Além disso, possibilitam a análise crítica de diferentes contextos sociais, históricos e ambientais, enriquecendo o repertório profissional e estimulando o desenvolvimento de soluções projetuais inovadoras. Essas imersões também favorecem o trabalho colaborativo, a troca de ideias e o fortalecimento da visão interdisciplinar, essenciais para a atuação no campo da arquitetura e urbanismo.

A Unifor é a primeira universidade do país a integrar ao currículo a Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) — uma disciplina inédita que transforma a sala de aula em laboratório de transformação urbana. Alunos desenvolvem projetos executivos reais para famílias de baixa renda, diagnosticando necessidades, elaborando soluções técnicas seguras e apresentando orçamentos viáveis. Em parceria com a Secretaria das Cidades e programas como o PAC Favelas, esses projetos têm chance real de serem executados, trazendo dignidade, segurança estrutural e qualidade de vida a quem mais precisa. É arquitetura com propósito, onde o aluno aprende a projetar não apenas espaços, mas futuros mais justos e humanos.

Reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelos principais rankings internacionais e eleita a melhor instituição privada do Norte e Nordeste no prestigiado Ranking Universitário da Folha (RUF), a Universidade de Fortaleza oferece aos seus alunos uma experiência educacional completa, que transcende a sala de aula.

Arquitetura para todos: qualificar moradias para quem mais precisa

Arquitetura para todos: qualificar moradias para quem mais precisa

Ao levar a disciplina de Assessoria Técnica ao currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Universidade de Fortaleza estimula alunos a pensar no propósito social e projetar melhorias habitacionais para quem não pode pagar por serviços arquitetônicos

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O Sistema de Avaliação da Aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

ARQUITETURA E URBANISMO É NA UNIFOR

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ARQUITETURA E URBANISMO É NA UNIFOR

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Semestre 9

Semestre 10

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Disciplinas optativas

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Coordenação

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Professores

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A graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unifor possui uma matriz curricular fechada, com valores fixos mensais.

Fluxo regular: são ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado.

  • Tempo de graduação: 5 anos 
  • Mensalidade: R$ 2.685,00*

*Valor referente ao ano de 2025. Desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. 

 

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