Engenharia de Produção Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Jovens estudam no laboratório de Engenharia de Produção

Esse curso é para quem quer...

… a melhor formação em Engenharia de Produção de Fortaleza; e projetar, implantar, melhorar e manter os sistemas produtivos com abordagem sistêmica que o capacita a lidar com sistemas integrados de homens, equipamentos e materiais, e não simplesmente com tecnologias ou produtos de forma isolada.

e planeja…

se capacitar para gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade.

Período
Manhã | Noite

Duração
5 anos

Vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Prof. Alexandre Rios

  • E-mail de contato: engproducao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3184
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Por que cursar Engenharia de Produção na Unifor?

Após concluir a graduação, você poderá atuar em diversas organizações produtivas. Entre elas, empresas industriais e de serviços, indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral, além de específicas, como mineração, siderurgia, cimento e química. Vai estar apto ainda a desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, logística e gestão de serviços de apoio a eventos de qualquer natureza.

Como aluno de Engenharia de Produção, você é preparado para integrar a tecnologia à gestão dos recursos físicos, humanos e financeiros necessários à melhoria dos sistemas produtivos de bens e serviços, ao atuar nos mais distintos processos de produção, como modelagem, implantação e manutenção.

Com formação plena no seu planejamento curricular - única no Ceará -, a Unifor proporciona a você capacitação para o mercado de trabalho com base em interesses globais, que exigem a gestão da produtividade e da qualidade nos aspectos de planejamento, controle e custos em atendimento aos setores industriais e de bens e serviços.

Aqui, você estuda em um curso avaliado com conceito máximo (5) pelo MEC e conta com mais de 20 laboratórios, entre eles o laboratório de simulação de processos e outro de desenhos computacionais. Na Engenharia de Produção, se constrói um ambiente integrador de práticas voltadas para os conteúdos básico, profissional e específico. Por ser um curso oferecido nos turnos matinal e noturno, viabiliza o ingresso de profissionais de diversas áreas, diferencial que promove a inserção em programas de estágio desde o início do curso. Você vai ser capacitado a projetar e analisar processos produtivos, o que significa saber ordenar sequências de atividades, fazer pesquisa de campo, ter habilidade para entrevistar pessoas e obter as informações necessárias.

Além das oportunidades no mercado de trabalho, a Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares e atuar na monitoria, tudo com o apoio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas. Além disso, o curso de Engenharia de Produção conta com um corpo docente formado por mestres e doutores inseridos na pesquisa científica e no mercado profissional.

O curso de Engenharia de Produção da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

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