Engenharia de Produção Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Dois profissionais manipulam os fios de uma máquina.

Esse curso é para quem quer...

… a melhor formação em Engenharia de Produção de Fortaleza; e projetar, implantar, melhorar e manter os sistemas produtivos com abordagem sistêmica que o capacita a lidar com sistemas integrados de homens, equipamentos e materiais, e não simplesmente com tecnologias ou produtos de forma isolada.

e planeja…

se capacitar para gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade

Período
Manhã | Noite

Duração
5 anos

Vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Prof. Lucia Barbosa

  • E-mail de contato: engproducao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3184
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 3

Por que cursar Engenharia de Produção na Unifor?

Após concluir a graduação, você poderá atuar em diversas organizações produtivas. Entre elas, empresas industriais e de serviços, indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral, além de específicas, como mineração, siderurgia, cimento e química. Vai estar apto ainda a desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, logística e gestão de serviços de apoio a eventos de qualquer natureza.

Como aluno de Engenharia de Produção, você é preparado para integrar a tecnologia à gestão dos recursos físicos, humanos e financeiros necessários à melhoria dos sistemas produtivos de bens e serviços, ao atuar nos mais distintos processos de produção, como modelagem, implantação e manutenção.

Com formação plena no seu planejamento curricular - única no Ceará -, a Unifor proporciona a você capacitação para o mercado de trabalho com base em interesses globais, que exigem a gestão da produtividade e da qualidade nos aspectos de planejamento, controle e custos em atendimento aos setores industriais e de bens e serviços.

Aqui, você estuda em um curso avaliado com conceito máximo (5) pelo MEC e conta com mais de 20 laboratórios, entre eles o laboratório de simulação de processos e outro de desenhos computacionais. Na Engenharia de Produção, se constrói um ambiente integrador de práticas voltadas para os conteúdos básico, profissional e específico. Por ser um curso oferecido nos turnos matinal e noturno, viabiliza o ingresso de profissionais de diversas áreas, diferencial que promove a inserção em programas de estágio desde o início do curso. Você vai ser capacitado a projetar e analisar processos produtivos, o que significa saber ordenar sequências de atividades, fazer pesquisa de campo, ter habilidade para entrevistar pessoas e obter as informações necessárias.

Além das oportunidades no mercado de trabalho, a Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares e atuar na monitoria, tudo com o apoio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas. Além disso, o curso de Engenharia de Produção conta com um corpo docente formado por mestres e doutores inseridos na pesquisa científica e no mercado profissional.

O Ranking Universitário da Folha, avaliação anual do jornal Folha de S. Paulo que inclui todas as universidades ativas do país, nos avaliou sobre aspectos de Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação.

Segundo esse Ranking, o curso de Engenharia de Produção da Unifor é o 1º lugar geral do Ceará, incluindo 3 universidades públicas e 18 privadas.

Já no cenário nacional, no qual existem 601 cursos de Engenharia de Produção (incluindo públicas e privadas), estamos em 20º lugar e, considerando somente as privadas, em 7º lugar (de um total de 526).

Saiba, também, que a empregabilidade do seu curso é superior a 95%, conforme pesquisa com os egressos dos últimos três anos.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3