Ilustração com fundo azul

Esse curso é para quem quer…

...aplicar métodos e técnicas na construção de soluções baseadas em software para os mercados de negócios em geral, comprometidas com a adoção de soluções inovadoras; Estabelecer os ambientes de desenvolvimento e integração de sistemas de software para diferentes plataformas, com garantia da sua qualidade técnica em conformidade com às normas legais e direitos de propriedade; Planejar de forma contínua e autônoma o desenvolvimento pessoal e profissional de forma inovadora, com estímulo a colaboração, criatividade e liderança,  consciente dos aspectos sociais, profissionais, legais, éticos e ambientais.

E planeja...

...atuar na transformação digital neste novo movimento do mundo, as tecnologias digitais têm o potencial de transformar por completo empresas e setores de indústria e a dinâmica da sociedade. É possível afirmar que o mercado de trabalho para a formação de analista de sistemas e desenvolvedor de projetos de software é dinâmico, visto que a empregabilidade para este segmento está aquecido em esfera ascendente como já percebido pelo grande engajamentos dos egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É um curso com o  tempo de formação mais curto, visando a formação de um egresso com especificidade em segmentos do mercado voltado a soluções para dispositivos móveis e web.

Modalidade
EAD

Duração
2 anos e meio

Informações para contato

Coordenação: Profa. Liádina Camargo

  • E-mail de contato: curso.ead@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3479
  • Endereço de contato: NTE | Bloco N | Térreo

POR QUE CURSAR ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EAD NA UNIFOR?

O curso superior em tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFOR tem uma organização didática e tecnológica pautada no conceito de competências, para o qual aplica-se o ensino baseado em problemas, em projetos, em desafios, além de alinhar a teoria à prática os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências em plataformas de tecnologias diversas, e desenvolver a capacidade de tomada de decisão com senso crítico, como também estabelecer boa relação interpessoal visando o trabalho colaborativos, monitorando o seu aprendizado de forma contínua.

O curso está organizado em três eixos de formação que adotam ações interdisciplinares, com vista a integração entre as áreas de conhecimento para a solução de problemas computacionais específicos, desta forma, possibilita o desenvolvimento das competências ao longo do curso relacionando teoria e prática na contextualização dos conteúdos tratados nos Projetos de Ensino e consolidadas por meio dos ciclos de aprendizagem.

Ao final do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você será capaz de elaborar e gerenciar projetos cujas etapas compreendem definição, planejamento, execução, controle e finalização de projetos. Outra habilidade trabalhada é a de realizar projeto logístico e físico de sistemas de informação para empresas públicas e privadas de diferentes portes.

Com a formação adquirida na Unifor, o aluno terá competência para desenvolver soluções nas áreas de informática, tais como redes, suporte, engenharia de software, banco de dados, sistemas distribuídos, sistemas para web e elaboração de relatórios técnicos.

Durante o curso, você aprende a mediar e gerenciar a relação entre os usuários de sistemas de informação e os desenvolvedores de aplicações, com o objetivo de dimensionar corretamente as necessidades do usuário. Da mesma forma, a realizar pesquisa tecnológica com vistas à produção de software de apoio e aplicativos, além de análise, modelagem, projeto e construção do produto.

O currículo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prevê sua capacitação para o trabalho com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na construção de sistemas. A formação permite a você se integrar ao processo de construção de sistemas de software que envolve ainda competências técnicas relacionadas à aplicação de princípios, técnicas e modelos de engenharia de software e especificar arquiteturas de aplicações preconizadas pela engenharia de software.

O aluno também é qualificado para avaliar requisitos do sistema, modelar processos de negócio para o desenvolvimento do projeto e identificar fatores de risco no desenvolvimento de software. Ele também será capaz de aplicar métricas de qualidade de projeto, desenvolver sistemas web para plataformas móveis e multiplataforma, projetar e integrar soluções computacionais e modelar sistemas de banco de dados.

Como competências complementares à formação, o profissional graduado na Unifor tem a habilidade de adotar processos de governança de TI, avaliar criticamente e selecionar ferramentas, metodologias e tecnologias utilizáveis na construção de sistemas, integrar recursos de tecnologia da informação aos negócios das organizações e liderar equipes de desenvolvimento de software.

Como profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas graduado pela Unifor, você poderá a atuar em funções de diversos setores da economia pública e privada, como:

  • Analista de sistemas de informação;
  • Analista de testes de software
  • Desenvolvedor de software para dispositivos móveis e web;
  • Integrador de soluções computacionais para dispositivos móveis e ambiente web;
  • Empreendedor de soluções computacionais;
  • Consultor da área de Tecnologia da Informação.

O aluno egresso da Unifor estará apto, também, a seguir a carreira acadêmica, no desenvolvimento de atividades de pesquisa e pós-graduação.

Como aluno da Unifor, você tem acesso a laboratórios super equipados e atualizados com hardware e software utilizados pelo mercado, além de estar em contato com o ciclo profissionalizante desde o primeiro semestre.

O corpo docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é outro diferencial, tendo em vista que mais de 90% dos professores são mestres e doutores com vasta experiência de mercado.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

TECNOLOGIA DE PONTA

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor

Desde 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem a um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

ATIVIDADES CURRICULARES EAD

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 36 horas

Semestre 1

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Semestre 2

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Semestre 3

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Semestre 4

Semestre 5

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Disciplinas Eletivas

Carga horária: 36 horas

Código: A900

Carga horária: 72 horas

Código: G368

Carga horária: 72 horas

Código: H726

Carga horária: 36 horas

Código: H799

Carga horária: 72 horas

Código: N394

Carga horária: 72 horas

Código: T123

Carga horária: 72 horas

Código: T161

Carga horária: 72 horas

Código: T192

Carga horária: 72 horas

Código: T195

Carga horária: 72 horas

Código: T196

Carga horária: 72 horas

Código: T199

Carga horária: 72 horas

Código: T294

Carga horária: 36 horas

Código: T295

Coordenação

A professora está ligada à área de Tecnol Analise E Des Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-6 e trabalha em regime integral.

Professores

O professor está ligado à área de Ciencia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-1 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Pós-Graduação/Mestrado do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como titular e trabalha em regime integral.

O professor está ligado à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-5 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Eng. de Controle e Automação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-6 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.

O professor está ligado à área de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-5 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Informatica do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Assistente-3 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Engenharia de Produção do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.

A professora está ligada à área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-6 e trabalha em regime integral.

O professor está ligado à área de Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Assistente-3 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Assistente-1 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-6 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Eventos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Especialista, está lotada como Auxiliar-5 e trabalha em regime parcial.

O professor está ligado à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-5 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Engenharia de Telecomunicações do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como Titular e trabalha em regime parcial.

A professora está ligada à área de Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

 

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da Unifor possui uma matriz curricular fechada, com valores fixos mensais.

Fluxo regular: serão ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado

  • Tempo de graduação: 2 anos e meio 
  • Mensalidade: R$ 449,00*

*Valor referente ao ano de 2021.

 

FORMAS DE SELEÇÃO

VESTIBULAR EAD

Faça sua prova sem sair de casa e quando desejar.

Você terá 2 horas para realizar a redação, que ocorrerá 100% online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

INGRESSE COM A NOTA ENEM

Exames aceitos: de 2009 a 2020.

Desempenho mínimo: igual ou superior a 300 pontos.

O candidato não pode ter zerado em nenhuma prova objetiva, nem na redação.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

USE NOTAS DE PROVAS ANTERIORES

Vestibulares da Unifor: de 2017 a 2020.

Se você foi aprovado em processos seletivos anteriores da Universidade de Fortaleza, poderá utilizar sua nota.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Atendimento via chat