Análise e Desenvolvimento de Sistemas NOTA MÁXIMA NO MEC
★★★★★

Jovem está sentado com notebook à sua frente; ele tem cabelo curto e usa camisa na cor azul

Esse curso é para quem quer…

Aplicar métodos e técnicas na construção de soluções de software inovadoras para diversos mercados, desenvolvendo sistemas para múltiplas plataformas com qualidade técnica, conformidade legal e respeito à propriedade intelectual — tudo com foco em colaboração, criatividade, liderança e consciência ética, social, profissional e ambiental.

e planeja...

Atuar na transformação digital, em um mercado aquecido e em ascensão para analistas de sistemas e desenvolvedores de software. Com formação ágil e voltada para web e dispositivos móveis, o curso prepara profissionais altamente empregáveis, como demonstra o forte engajamento e inserção dos egressos no setor.

Modalidade
EAD

Duração
2,5 anos

Provas
Presenciais*

*Realizadas duas vezes por semestre no Campus da Unifor, conforme Decreto nº 12.456.

Informações para contato

Coordenação: Profa. Dra. Rafaela Ponte Lisboa

Informações para contato

Coordenação EAD

POR QUE CURSAR ADS NA EAD UNIFOR?

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da Unifor alcançou a nota 5 — a máxima — na avaliação do Ministério da Educação (MEC), com destaque nas dimensões de organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Esse reconhecimento atesta a excelência acadêmica e a qualidade do ensino ofertado, garantindo aos estudantes uma formação sólida e alinhada aos mais altos padrões nacionais.

+ Saiba mais

O curso é estruturado em três eixos interdisciplinares, com metodologias ativas baseadas em problemas, desafios e projetos reais. Essa abordagem conecta teoria e prática desde o início, capacitando o aluno a elaborar soluções tecnológicas completas — do planejamento à execução — com senso crítico, colaboração e autonomia no aprendizado contínuo.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Alemanha ALEMANHA
Angola ANGOLA
Argentina ARGENTINA
Áustria ÁUSTRIA
Bélgica BÉLGICA
Bolívia BOLÍVIA
Chile CHILE
China CHINA
Colômbia COLÔMBIA
Coreia do Sul COREIA DO SUL
Costa Rica COSTA RICA
Espanha ESPANHA
Estados Unidos EUA
França FRANÇA
Holanda HOLANDA
Israel ISRAEL
Itália ITÁLIA
Malásia MALÁSIA
México MÉXICO
Peru PERU
Porto Rico PORTO RICO
Portugal PORTUGAL
Suíça SUÍÇA
Tailândia TAILÂNDIA

* Esta lista está sujeita a alterações conforme critérios institucionais de cada universidade parceira.

Mais de 90% dos professores são mestres e doutores com sólida atuação profissional no setor de tecnologia. Essa sinergia entre academia e mercado assegura um ensino atualizado, com uso de ferramentas e metodologias reais, desde o primeiro semestre.

Disciplinas como Requisitos e Modelagem de Sistemas, Arquitetura de Sistemas e Teste de Sistemas formam profissionais capazes de desenvolver softwares eficientes, seguros e escaláveis, seguindo boas práticas, padrões internacionais e metodologias ágeis amplamente demandadas pelo setor.

Projetos desenvolvidos no Vortex frequentemente abordam desafios reais em saúde, educação e meio ambiente — como sistemas de diagnóstico por IA, reabilitação pulmonar e lixeiras inteligentes — permitindo que os alunos contribuam com soluções inovadoras que geram valor para a sociedade, empresas e governo.

+ Vortex: surpreenda-se com o nosso laboratório de inovação tecnológica 

O Vortex é um laboratório de inovação tecnológica que integra o Parque Tecnlógico da Unifor (TEC Unifor), onde alunos desenvolvem projetos reais com empresas, órgãos públicos e pesquisadores, aplicando conhecimentos em Inteligência Artificial, Realidade Virtual, IoT, jogos digitais e muito mais. Integrando estudantes de diversas áreas — como tecnologia, design e saúde —, o Vortex promove aprendizado multidisciplinar, desenvolvimento de soft e hard skills e inserção acelerada no mercado de trabalho.

Alunos da Unifor têm acesso gratuito a cursos e certificações de gigantes da tecnologia como AWS, Oracle, SAP e Huawei, em áreas como cloud computing, machine learning, segurança da informação e programação. O Vortex também participa de competições internacionais, com chances de representar o Brasil em torneios globais.

O currículo prepara o egresso para atuar em múltiplas frentes da TI — como desenvolvedor web/mobile, analista de testes, consultor de TI e empreendedor — com competências em governança, integração de sistemas, modelagem de banco de dados e liderança de equipes. A disciplina “Experiência Empreendedora” reforça a postura inovadora e a capacidade de criar negócios na área de tecnologia.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EAD Unifor é acessível, organizado e amigável, com conteúdos exclusivos, laboratórios virtuais e recursos interativos que facilitam a navegação e o engajamento. A plataforma é atualizada continuamente com base no feedback dos alunos.

Além disso, a modalidade EAD da Unifor combina autonomia de horários com rigor acadêmico, permitindo que o aluno concilie estudos, trabalho e vida pessoal sem abrir mão de uma formação de referência. O modelo é ideal para quem busca crescimento profissional com credibilidade e suporte institucional completo.

Alunos da EAD têm pleno acesso à estrutura do campus, incluindo Biblioteca, Parque Desportivo, Central de Carreiras e Egressos, além de eventos, oficinas e encontros presenciais. Essa integração garante uma experiência acadêmica completa, conectando o estudante à comunidade universitária e ao ecossistema de inovação da instituição.

+ Saiba mais

Reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelos principais rankings internacionais e eleita a melhor instituição privada do Norte e Nordeste no prestigiado Ranking Universitário da Folha (RUF), a Universidade de Fortaleza oferece aos seus alunos uma experiência educacional completa, que transcende a sala de aula.

ADS

ADS da EAD Unifor é nota máxima no MEC

Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências em plataformas de tecnologias diversas.

Saiba mais
Victor Lima - Aluno ADS EAD

Sempre que pesquisava, a Unifor estava no topo de qualidade entre as universidades e quando descobri que poderia cursar na modalidade EaD, nem pensei duas vezes.

Victor Lima - Aluno ADS EAD

Morgana Ramos Albuquerque

Optei pelo curso EAD da Unifor porque traz a flexibilidade de horário que eu preciso, além da qualidade de ensino, que é incomparável.

Morgana Ramos Albuquerque - Aluna ADS EAD

Daniel Kilzer - aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Buscando em diversas instituições de ensino superior, tive a grata surpresa de ver que a Unifor abria seu curso de ADS pela primeira vez em EaD. Foi a combinação perfeita de praticidade do EaD e qualidade de ensino da Unifor.

Daniel Kilzer - Aluno ADS EAD

Saiba mais

A graduação EaD da Unifor é reconhecida pelo MEC?

Sim! Nossa instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui a nota máxima de reconhecimento - 5 estrelas, em todos os cursos avaliados. Vale ressaltar que o diploma EaD tem a mesma validade do diploma de uma formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em concursos públicos e busca de emprego.

Qual é a diferença entre uma graduação EaD e uma presencial?

A principal diferença é que a graduação EaD permite uma maior flexibilidade de horários e local de estudo, precisando estar presente na Universidade apenas em momentos específicos. Já a Graduação presencial exige a presença física do aluno em sala de aula diariamente.

Como são feitas as avaliações na EaD na Unifor?

A avaliação ocorre de maneira processual e mediante atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atividades finais realizadas de forma presencial. Os alunos devem comparecer ao polo presencial para realizar as provas, mediante agendamento prévio, duas vezes por semestre.

É possível ter contato com professores, tutores e colegas?

Sim! Os nossos cursos EaD oferecem diferentes formas de interação entre estudantes e professores. Além de outros autores envolvidos no curso, como tutoria e colegas de turma, em encontros virtuais e presenciais.

O diploma EaD tem a mesma validade do presencial?

Sim! Não há diferença entre um diploma de um curso EaD e presencial. Ambos possuem a mesma validade e reconhecimento em território nacional.

Quais são os requisitos técnicos para fazer um curso EaD?

Basta ter um computador com acesso à internet e vontade de aprender. Em geral, os cursos EaD oferecem tutoriais para ajudar nessa jornada, além de dispor de laboratório presenciais e aulas síncronas para você realizar sua graduação EaD.

Quais são as vantagens da EaD?

Além da flexibilidade de horários, você pode estudar no local de sua preferência e da sua disponibilidade, organizando os horários de estudo mais convenientes. O importante é organizar um horário diariamente e criar o hábito de estudo.

Como faço para tirar minhas dúvidas sobre o conteúdo?

Temos professores e tutores, com os quais você pode tirar dúvidas a qualquer momento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),ou presencialmente, caso você prefira.

ATOS REGULATÓRIOS
BASE LEGAL

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, nos termos da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; com redação dada pelas Leis N° 10.639/2003 de 09/01/2003 e Nº 11.645 de 10/03/2008; e da Resolução CNE/CP Nº 01 de 17 de junho de 2004.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – conforme disposto na Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, no Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002 e no Parecer CNE/CP Nº 14 de 06 de junho de 2012, o qual originou a Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012.

Condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme disposto na CF/88, art. 205, 206 e 208; na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N° 10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.248/2003.

Disciplina de Libras – Decreto nº 5.626/2005.

Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – conforme disposto na Lei N° 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

Titulação do corpo docente – Art. 66 da Lei 6.394, de 20 de dezembro de 1996.

Núcleo Docente Estruturante (NDE) – Resolução CONAES Nº 1 de 17/06/2010, portarias institucionais.

Atividades Complementares - Resolução Nº 28/2002, de 20 de agosto de 2020, estabelece normas para Atividades Complementares nos cursos de graduação.

Diretrizes Curriculares - Resolução CNE/CES Nº 04, publicada no DOU, seção 1 de 19/07/2005, p. 06, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração e dá outras providências.

Diretrizes Curriculares - Resolução CNE/CES Nº 438 de 10 de julho de 2020, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração.

Regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação – Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

Carga horária mínima (horas) - Resolução CNE/CES Nº 8/2007, de 31 de janeiro de 2007, dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

Tempo de Integralização – Resolução CNE/CES Nº 02/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial), Resolução CNE/CES Nº 04/2009 (Área da Saúde, Bacharelado, presencial), Resolução CNE/CP 2/2002 (Licenciaturas).

Informações Acadêmicas – Portaria Normativa Nº 40 de 12/12/2007, alterada pela Portaria Normativa MEC nº 23 de 01/12/2010, publicada em 29/12/2010.

Oferta de Cursos na modalidade a distância na Educação Superior – Decreto Presidencial Nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (Regulamenta o art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional).

Sistema de Avaliação – Resolução do CEPE Nº 13, de 26 de fevereiro de 2021 estabelece o sistema de avaliação da aprendizagem discente dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância (Graduação EAD), da Universidade de Fortaleza. 

Resolução CEPE 44/2022 que estabelece o sistema de avaliação da aprendizagem discente dos Cursos de Graduação EaD:

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da Unifor possui uma matriz curricular fechada, com valores fixos mensais.

Fluxo regular: serão ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado.

  • Tempo de graduação: 2 anos e meio 
  • Mensalidade: R$ 328,20 (mensalidade já com aplicação de bolsa de 40%)*

*Valor referente ao ano de 2025 (valor base: R$ 547,00).