Ilustração com fundo azul

Esse curso é para quem quer…

...aplicar métodos e técnicas na construção de soluções baseadas em software para os mercados de negócios em geral, comprometidas com a adoção de soluções inovadoras; Estabelecer os ambientes de desenvolvimento e integração de sistemas de software para diferentes plataformas, com garantia da sua qualidade técnica em conformidade com às normas legais e direitos de propriedade; Planejar de forma contínua e autônoma o desenvolvimento pessoal e profissional de forma inovadora, com estímulo a colaboração, criatividade e liderança,  consciente dos aspectos sociais, profissionais, legais, éticos e ambientais.

E planeja...

...atuar na transformação digital neste novo movimento do mundo, as tecnologias digitais têm o potencial de transformar por completo empresas e setores de indústria e a dinâmica da sociedade. É possível afirmar que o mercado de trabalho para a formação de analista de sistemas e desenvolvedor de projetos de software é dinâmico, visto que a empregabilidade para este segmento está aquecido em esfera ascendente como já percebido pelo grande engajamentos dos egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É um curso com o  tempo de formação mais curto, visando a formação de um egresso com especificidade em segmentos do mercado voltado a soluções para dispositivos móveis e web.

Modalidade
EAD

Duração
2 anos e meio

Informações para contato

Coordenação: Profa. Liádina Camargo

  • E-mail de contato: curso.ead@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3479
  • Endereço de contato: NTE | Bloco N | Térreo

Modalidades

A modalidade presencial é a mais conhecida, é aquela que requer que os estudantes compareçam com maior frequência à instituição de ensino, muitas vezes em uma base diária. As aulas, em sua maioria, ocorrem em espaços físicos determinados, horários e locais pré-estabelecidos.

As atividades - incluindo processos avaliativos - são comumente realizadas em salas de aula ou laboratórios. Essa modalidade tem a vantagem de permitir ao estudante acesso aos diversos espaços e equipamentos do campus e um maior convívio com colegas de turmas e seus professores.

Para unir o melhor das duas modalidades - presencial e EAD - e oportunizar uma maior flexibilidade ao estudante, a Universidade de Fortaleza lançou uma oferta diferenciada: a graduação semipresencial.

Nessa modalidade, permite-se ao estudante reduzir a necessidade de estar presencialmente no campus todos os dias, a partir da oferta de cursos presenciais que incorporam algumas disciplinas EAD a cada semestre, de acordo com especificidades do curso, até o limite máximo permitido de 40% da carga horária total do curso.

Assim, o aluno pode usufruir de todo o espaço físico da instituição, aliando seu aprendizado às inovações tecnológicas e ao melhor do ensino a distância.

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade caracterizada por uma mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem que ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, como um ambiente virtual de aprendizagem, com pessoal qualificado, acompanhamento e avaliação compatíveis, de modo que as atividades educativas possam ser desenvolvidas em lugares e/ou tempos diversos.

Desse modo, o estudante pode realizar grande parte das atividades previstas de modo autodirigido, com apoio de tutoria, ao seu tempo, só necessitando estar no campus para cumprir algumas atividades avaliativas obrigatoriamente presenciais, por determinação legal, ou participar opcionalmente de encontros de presencialidade programada.

POR QUE CURSAR ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EAD NA UNIFOR?

O curso superior em tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFOR tem uma organização didática e tecnológica pautada no conceito de competências, para o qual aplica-se o ensino baseado em problemas, em projetos, em desafios, além de alinhar a teoria à prática os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências em plataformas de tecnologias diversas, e desenvolver a capacidade de tomada de decisão com senso crítico, como também estabelecer boa relação interpessoal visando o trabalho colaborativos, monitorando o seu aprendizado de forma contínua.

O curso está organizado em três eixos de formação que adotam ações interdisciplinares, com vista a integração entre as áreas de conhecimento para a solução de problemas computacionais específicos, desta forma, possibilita o desenvolvimento das competências ao longo do curso relacionando teoria e prática na contextualização dos conteúdos tratados nos Projetos de Ensino e consolidadas por meio dos ciclos de aprendizagem.

Ao final do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você será capaz de elaborar e gerenciar projetos cujas etapas compreendem definição, planejamento, execução, controle e finalização de projetos. Outra habilidade trabalhada é a de realizar projeto logístico e físico de sistemas de informação para empresas públicas e privadas de diferentes portes.

Com a formação adquirida na Unifor, o aluno terá competência para desenvolver soluções nas áreas de informática, tais como redes, suporte, engenharia de software, banco de dados, sistemas distribuídos, sistemas para web e elaboração de relatórios técnicos.

Durante o curso, você aprende a mediar e gerenciar a relação entre os usuários de sistemas de informação e os desenvolvedores de aplicações, com o objetivo de dimensionar corretamente as necessidades do usuário. Da mesma forma, a realizar pesquisa tecnológica com vistas à produção de software de apoio e aplicativos, além de análise, modelagem, projeto e construção do produto.

O currículo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prevê sua capacitação para o trabalho com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na construção de sistemas. A formação permite a você se integrar ao processo de construção de sistemas de software que envolve ainda competências técnicas relacionadas à aplicação de princípios, técnicas e modelos de engenharia de software e especificar arquiteturas de aplicações preconizadas pela engenharia de software.

O aluno também é qualificado para avaliar requisitos do sistema, modelar processos de negócio para o desenvolvimento do projeto e identificar fatores de risco no desenvolvimento de software. Ele também será capaz de aplicar métricas de qualidade de projeto, desenvolver sistemas web para plataformas móveis e multiplataforma, projetar e integrar soluções computacionais e modelar sistemas de banco de dados.

Como competências complementares à formação, o profissional graduado na Unifor tem a habilidade de adotar processos de governança de TI, avaliar criticamente e selecionar ferramentas, metodologias e tecnologias utilizáveis na construção de sistemas, integrar recursos de tecnologia da informação aos negócios das organizações e liderar equipes de desenvolvimento de software.

Como profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas graduado pela Unifor, você poderá a atuar em funções de diversos setores da economia pública e privada, como:

  • Analista de sistemas de informação;
  • Analista de testes de software
  • Desenvolvedor de software para dispositivos móveis e web;
  • Integrador de soluções computacionais para dispositivos móveis e ambiente web;
  • Empreendedor de soluções computacionais;
  • Consultor da área de Tecnologia da Informação.

O aluno egresso da Unifor estará apto, também, a seguir a carreira acadêmica, no desenvolvimento de atividades de pesquisa e pós-graduação.

Como aluno da Unifor, você tem acesso a laboratórios super equipados e atualizados com hardware e software utilizados pelo mercado, além de estar em contato com o ciclo profissionalizante desde o primeiro semestre.

O corpo docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é outro diferencial, tendo em vista que mais de 90% dos professores são mestres e doutores com vasta experiência de mercado.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Morgana Ramos Albuquerque

Optei pelo curso EAD da Unifor porque traz a flexibilidade de horário que eu preciso, além da qualidade de ensino, que é incomparável.

Morgana Ramos Albuquerque - aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Daniel Kilzer - aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Buscando em diversas instituições de ensino superior, tive a grata surpresa de ver que a Unifor abria seu curso de ADS pela primeira vez em EaD. Foi a combinação perfeita de praticidade do EaD e qualidade de ensino da Unifor.

Daniel Kilzer - aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

 

 

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

TECNOLOGIA DE PONTA

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor

Desde 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem a um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, seguindo normas rigorosas de biossegurança e determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

 

 

ATIVIDADES CURRICULARES EAD

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 36 horas

Semestre 1

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Semestre 2

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Semestre 3

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 36 horas

Semestre 4

Semestre 5

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Carga horária: 72 horas

Disciplinas Eletivas

Carga horária: 36 horas

Código: A900

Carga horária: 72 horas

Código: G368

Carga horária: 72 horas

Código: H726

Carga horária: 36 horas

Código: H799

Carga horária: 72 horas

Código: N394

Carga horária: 72 horas

Código: T123

Carga horária: 72 horas

Código: T161

Carga horária: 72 horas

Código: T192

Carga horária: 72 horas

Código: T195

Carga horária: 72 horas

Código: T196

Carga horária: 72 horas

Código: T199

Carga horária: 72 horas

Código: T294

Carga horária: 36 horas

Código: T295

Coordenação

A professora está ligada à área de Tecnol Analise E Des Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-6 e trabalha em regime integral.

Professores

O professor está ligado à área de Ciencia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-1 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Pós-Graduação/Mestrado do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como titular e trabalha em regime integral.

O professor está ligado à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-5 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Eng. de Controle e Automação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-6 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.

O professor está ligado à área de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-5 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Informatica do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Assistente-3 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Engenharia de Produção do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.

A professora está ligada à área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-6 e trabalha em regime integral.

O professor está ligado à área de Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Assistente-3 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Assistente-1 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-6 e trabalha em regime horista.

A professora está ligada à área de Eventos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Especialista, está lotada como Auxiliar-5 e trabalha em regime parcial.

O professor está ligado à área de Informática do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-5 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Engenharia de Telecomunicações do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como Titular e trabalha em regime parcial.

A professora está ligada à área de Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

O professor está ligado à área de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime horista.

 

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da Unifor possui uma matriz curricular fechada, com valores fixos mensais.

Fluxo regular: serão ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado

  • Tempo de graduação: 2 anos e meio 
  • Mensalidade: R$ 449,00*

*Valor referente ao ano de 2021.

 

FORMAS DE SELEÇÃO

VESTIBULAR EAD

Faça sua prova sem sair de casa e quando desejar.

Você terá 2 horas para realizar a redação, que ocorrerá 100% online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

INGRESSE COM A NOTA ENEM

Exames aceitos: de 2009 a 2020.

Desempenho mínimo: igual ou superior a 300 pontos.

O candidato não pode ter zerado em nenhuma prova objetiva, nem na redação.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

USE NOTAS DE PROVAS ANTERIORES

Vestibulares da Unifor: de 2017 a 2020.

Se você foi aprovado em processos seletivos anteriores da Universidade de Fortaleza, poderá utilizar sua nota.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO