Engenharia Mecânica Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Estudantes manipulam engrenagem mecânica

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Engenharia Mecânica de Fortaleza, e trabalhar nas áreas de materiais, processos de fabricação, projeto mecânico, sistemas fluido-térmicos e produção.

e planeja…

… desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.

Período
Manhã | Noite

Duração
5 anos

Vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Profa. Julietty Barreto Maia de Morais

  • E-mail de contato: mecanica@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3183 | (85) 99839-8397 (WhatsApp)
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Por que cursar Engenharia Mecânica na Unifor?

Na Unifor, você se gradua naquele que é considerado o perfil mais versátil entre os profissionais de engenharia. Como futuro engenheiro mecânico, terá a oportunidade de aprender trabalhar em desenvolvimento de projetos, realizar análises numéricas, criar soluções tecnológicas, novos produtos e otimizar sistemas.

Também vai saber calcular a quantidade necessária de matéria-prima, providenciar moldes das peças a serem fabricadas, criar protótipos, testar os produtos obtidos através de ensaios mecânicos e atestar a conformidade dos resultados através da metrologia.

Na Unifor, a jornada acadêmica não se limita às atividades comuns de uma graduação, ela é uma imersão completa no universo da Engenharia Mecânica, na qual os estudantes são preparados para enfrentar os desafios mais complexos da indústria.

A metodologia de ensino visa a formação de profissionais multifacetados, capazes de contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores e soluções tecnológicas de ponta.

Aqui, você tem uma formação de excelência, com base na interação constante entre teoria e prática. 

A realização de práticas alinhadas com as tendências do mercado de trabalho só é possível a partir de uma estrutura de ponta. Durante a graduação, os estudantes vivenciam laboratórios repletos de tecnologias inovadoras e têm acesso a equipamentos pouco comuns no meio acadêmico, como:

  • Dinamômetro de bancada para testes de motores;
  • Centros de usinagem convencional e por CNC (fresa e torno);
  • Metalografia;
  • Máquinas universais de ensaios; 
  • Pêndulo para ensaios de impacto (charpy & izod), soldagem, microscopia de força atômica, refrigeração (com câmara frigorífica), injetora e extrusora.

Os professores, em sua grande maioria, são mestres e doutores inseridos na pesquisa científica e no mercado profissional. Este é mais um fator a proporcionar ao aluno uma experiência rica dos pontos de vista teórico e prático da profissão.

A Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares e atuar na monitoria com o apoio do Núcleo de Extensão e Práticas - NEP

Além dos seus laboratórios específicos, o curso de Engenharia Mecânica utiliza a estrutura do Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais - NUPEM, onde professores e alunos desenvolvem projetos na área de energia e realizam visitas técnicas a empresas relacionadas às diversas áreas da engenharia mecânica, como fluido/térmica, materiais e processos de fabricação, projeto mecânico e produção.

A formação superior da Unifor também prepara o aluno para o empreendedorismo. A matriz curricular traz disciplinas de legislação, administração, custos, ciências econômicas, entre outras.

Como futuro profissional, o aluno terá a oportunidade de aprender e empreender, trabalhando em desenvolvimento de projetos, realizando análises numéricas, criando soluções tecnológicas, novos produtos e otimizando sistemas.

O egresso terá proximidade com conteúdos que o levem a criar protótipos, testar produtos a partir de ensaios mecânicos; e atestar a conformidade dos resultados por meio da metrologia.

O curso de Engenharia Mecânica oferece diferencial frente às demais universidades por ter Programa de Dupla Titulação, onde o aluno pode cursar parte da graduação no Instituto Politécnico de Bragança – IPB. O curso também se destaca por se equipar com laboratórios de ponta, sendo referência em toda a região Nordeste. 

Saiba mais

O curso de Engenharia Mecânica da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

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