Engenharia Mecânica Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Profissionais conversando.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Engenharia Mecânica de Fortaleza, e desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica

e planeja…

… trabalhar nas áreas de materiais, processos de fabricação, projeto mecânico, sistemas fluido-térmicos e produção.

Período
Manhã | Noite

Duração
5 anos

Vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Profa. Lúcia Maria Barbosa Oliveira

  • E-mail de contato: mecanica@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3183
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Por que cursar Engenharia Mecânica na Unifor?

Na Unifor, você se gradua naquele que é considerado o perfil mais versátil entre os profissionais de engenharia. Como futuro engenheiro mecânico, terá a oportunidade de aprender trabalhar em desenvolvimento de projetos, realizar análises numéricas, criar de soluções tecnológicas, novos produtos e otimizar sistemas. Também vai saber calcular a quantidade necessária de matéria-prima, providenciar moldes das peças a serem fabricadas, criar protótipos, testar os produtos obtidos através de ensaios mecânicos e atestar a conformidade dos resultados através da metrologia.

O curso de Engenharia Mecânica da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Aqui, você tem uma formação de excelência, com base na interação constante entre teoria e prática. Além dos seus laboratórios específicos, o curso de Engenharia Mecânica utiliza a estrutura do Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC), onde professores e alunos desenvolvem projetos na área de energia e realizam visitas técnicas a empresas relacionadas às diversas áreas da engenharia mecânica, como fluido/térmica, materiais e processos de fabricação, projeto mecânico e produção.

Como aluno de Engenharia Mecânica, você vai ter à sua disposição um grande número de laboratórios com equipamentos pouco comuns no meio acadêmico. Entre os exemplos, estão o dinamômetro de bancada para testes de motores, centros de usinagem convencional e por CNC (fresa e torno), metalografia, tratamentos térmicos, máquina universal de ensaios, pêndulo para ensaios de impacto (charpy & izod), soldagem, microscopia de força atômica, refrigeração (com câmara frigorífica), injetora e extrusora, entre outros.

Os professores, em sua grande maioria, são mestres e doutores inseridos na pesquisa científica e no mercado profissional. Este é mais um fator a proporcionar ao aluno uma experiência rica dos pontos de vista teórico e prático da profissão.

A Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, atuar na monitoria com o apoio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas. O curso recebeu a nota 3 (satisfatória) na última avaliação do MEC (2011)

O curso conta ainda com um Microscópio de Força Atômica, equipamento auxiliar na produção científica e no amparo a pesquisas em nível atômico, que permite evidenciar elementos através de instrumentação moderna. É um dos únicos do Nordeste, e além de permitir a visualização das imagens dos átomos, reproduz também seus movimentos com grande precisão, bem como transmite informações sobre a natureza do material, sua homogeneidade e natureza elétrica e magnética.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor

Desde 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3