Engenharia Mecânica Bacharelado

Uma peça mecânica em evidência está em rotação junto às demais.

Esse curso é para quem quer…

… desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica

e planeja…

… trabalhar nas áreas de materiais, processos de fabricação, projeto mecânico, sistemas fluido-térmicos e produção.

Período
Manhã|Noite

Duração
5 anos

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profa. Lúcia Maria Barbosa Oliveira

  • E-mail de contato: mecanica@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3183
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 3

Diferenciais

Na Unifor, você se gradua naquele que é considerado o perfil mais versátil entre os profissionais de engenharia. Como futuro engenheiro mecânico, terá a oportunidade de aprender trabalhar em desenvolvimento de projetos, realizar análises numéricas, criar de soluções tecnológicas, novos produtos e otimizar sistemas. Também vai saber calcular a quantidade necessária de matéria-prima, providenciar moldes das peças a serem fabricadas, criar protótipos, testar os produtos obtidos através de ensaios mecânicos e atestar a conformidade dos resultados através da metrologia.

Aqui, você tem uma formação de excelência, com base na interação constante entre teoria e prática. Além dos seus laboratórios específicos, o curso de Engenharia Mecânica utiliza a estrutura do Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC), onde professores e alunos desenvolvem projetos na área de energia e realizam visitas técnicas a empresas relacionadas às diversas áreas da engenharia mecânica, como fluido/térmica, materiais e processos de fabricação, projeto mecânico e produção.

Como aluno de Engenharia Mecânica, você vai ter à sua disposição um grande número de laboratórios com equipamentos pouco comuns no meio acadêmico. Entre os exemplos, estão o dinamômetro de bancada para testes de motores, centros de usinagem convencional e por CNC (fresa e torno), metalografia, tratamentos térmicos, máquina universal de ensaios, pêndulo para ensaios de impacto (charpy & izod), soldagem, microscopia de força atômica, refrigeração (com câmara frigorífica), injetora e extrusora, entre outros.

Os professores, em sua grande maioria, são mestres e doutores inseridos na pesquisa científica e no mercado profissional. Este é mais um fator a proporcionar ao aluno uma experiência rica dos pontos de vista teórico e prático da profissão.

No curso de Engenharia Mecânica, você estuda no Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC), um avançado espaço de prática e pesquisa na área de combustíveis e aproveitamento de biomassa. Iniciativa pioneira da Unifor em parceria com a Nacional Gás, o núcleo oferece maior embasamento técnico e total apoio científico à utilização do Gás Liquefeito de Petróleo como fonte de energia para a indústria, agroindústria, setor de comércio e serviços e residências.
Com pesquisas realizadas pela equipe de professores e doutores em engenharia térmica, o NTC busca a melhoria da eficiência energética, tendo em vista ser o processo de combustão é o elemento de maior importância à geração/conversão de energia em aplicações práticas, como caldeiras para aquecimento e geração de vapor, fornos e estufas de secagem, entre outras

A Unifor estimula você a enveredar pela pesquisa acadêmica. Desde os primeiros semestres, o aluno é incentivado a elaborar trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, atuar na monitoria com o apoio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas. O curso recebeu a nota 3 (satisfatória) na última avaliação do MEC (2011)

O curso conta ainda com um Microscópio de Força Atômica, equipamento auxiliar na produção científica e no amparo a pesquisas em nível atômico, que permite evidenciar elementos através de instrumentação moderna. É um dos únicos do Nordeste, e além de permitir a visualização das imagens dos átomos, reproduz também seus movimentos com grande precisão, bem como transmite informações sobre a natureza do material, sua homogeneidade e natureza elétrica e magnética.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3